SELEÇÃO HOLANDESA

Conheça a grande sensação do FC Groningen, Thijmen Blokzijl

Thijmen Blokzijl

Há três meses ele nunca havia jogado um minuto no time profissional, mas agora é impossível imaginar o time titular do FC Groningen sem ele. Como um talento tão especial quanto Tijmen Blokzijl surgiu no Noordlease Stadion?

Era maio de 2021 quando um novo nome apareceu nos relacionados para o jogo do FC Groningen, completamente desconhecido do mundo. Thijmen Blokzijl, nascido em 25 de fevereiro de 2005. Como recompensa pelo seu forte desenvolvimento nas categorias de base do FC Groningen, Thijmen Blokzijl recebeu uma oportunidade no elenco profissional. Ele foi incluído no time do então treinador, Danny Buijs.

A promoção de Dennis van der Ree ao cargo de treinador do FC Groningen foi fundamental para Thijmen Blokzijl receber as oportunidades que precisava no time titular para conquistar seu espaço na equipe principal do FC Groningen. Sob o comando de Dennis van der Ree, Thijmen Blokzijl tem sido titular desde o início. Ele já jogou dez partidas na Eredivisie.

Na verdade, é impressionante que Thijmen Blokzijl só tenha sua chance sob o comando de Dennis van der Ree. No começo dessa temporada, o jovem zagueiro já era uma das estrelas da seleção holandesa na Eurocopa Sub17. Entre os talentos principalmente de Ajax, Feyenoord e PSV, o zagueiro nascido e criado em Groningen foi um ponto forte no sistema defensivo holandês da equipe chegou na final do torneio e perdeu para a França.

Depois desse torneio, Thijmen Blokzijl voltou a ficar jogando apenas nas categorias de base do FC Groningen. Frank Wormuth nunca havia utilizado Thijmen Blokzijl. Apenas uma vez o ex-treinador colocou Thijmen Blokzijl nos relacionados para uma partida. Após a demissão de treinador alemão, tudo mudou para Thijmen Blokzijl.

Thijmen Blokzijl fez sua estreia oficial pelo FC Groningen como titular no dia 8 de janeiro, no jogo fora de casa contra o SBV Excelsior. A sua utilização no time titular para esse duelo contra os Kralingers, parecia ter tido origem a alta quantidade de atletas lesionados, porém, uma semana depois, diante do Feyenoord, ele voltou a ser titular. Nas semanas seguintes, ficou cada vez mais claro que Dennis van der Ree estava gostando do desempenho do jovem zagueiro das categorias de base do clube. Thijmen Blokzijl conseguiu colocar Mike te Wierik no banco de reservas. Ao lado de Radinio Balker, Tijmen Blokzijl forma a nova dupla de zagueiros do FC Groningen.

Uma das suas principais qualidades é em duelos individuais. O Feyenoord teve muita dificuldade de penetrar na defesa do FC Groningen. Tijmen Blokzijl e Radinio Balker foram fundamentais para organizar a defesa do Exército Verde-e-Branco diante do Stadionclub. Quando o Feyenoord conseguia passar pela primeira linha de defesa do FC Groningen, esparrava nas boas atuações de Tijmen Blokzijl e Radinio Balker.

Tijmen Blokzijl é muito forte quando ele é atacado através de bola no chão ou meio altura. Devido a sua velocidade, ele consegue interceptar passes com muita facilidade.

Os erros de Tijmen Blokzijl são poucos, como foi o caso quando o FC Groningen visitou o SC Heerenveen. Amin Sarr conseguiu fazer um drible de corpo e deixou Tijmen Blokzijl completamente abatido na jogada. Além dessas qualidades que mencionamos, ele também se destaca bastante quando a bola está sob seu domínio e ele precisa sair jogando. Em praticamente todos os momentos, ele mostrou muita calma e tranquilidade para encontrar sempre os melhores espaços e desafogar as pressões que os adversários estavam exercendo na defesa do FC Groningen.

Um ponto fraco em que a comissão técnica do FC Groningen precisará trabalhar em Tijmen Blokzijl, são as jogadas aéreas. Devido a ter um físico menos forte, ele acaba sendo abatido facilmente nas bolas que são levantadas na grande área do FC Groningen e Radinio Balker precisa está atento para cobrir seu companheiro de defesa.

No entanto, seu talento é indiscutível. O que chama a atenção é que Tijmen Blokzijl se destaca tanto dentro quanto fora de campo. Algumas semanas atrás, ele foi eleito o melhor jogador em campo contra o FC Emmen, e quando foi entrevista, ele deixou bem claro que não estava nada feliz com o prêmio, afinal de contas, o que vale é o resultado da equipe.

“Isso é muito bom, mostra que estou me desenvolvendo bem. Mas nada disso importante, nós precisamos vencer” disse Tijmen Blokzijl.

Para ele, esses meses estão sendo muito bons individualmente falando, afinal de contas, ele começou a ganhar espaço no time titular e está jogando muito bem. Por outro lado, o clube em que ele torce e serve desde muito jovem, está passando por sérios problemas.

“Para mim isso é lindo, é um sonho jogar pelo FC Groningen. Mas não está acontecendo da forma que eu esperava. É por isso que por vezes parece muito complicado expressar minha alegria por essas oportunidades que o nosso treinador vem me dando. Estou muito feliz com isso, mas não me sinto feliz por completo, devido a situação do clube” disse Tijmen Blokzijl.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *