No Kras Stadion, em Volendam, no oeste da Holanda, o FC Volendam recebeu a visita do AZ Alkmaar e saiu na frente com Xavier Mbuyamba, mas após a expulsão de Gaetano Oristanio, os Het Andere Oranje não aguentaram a pressão do AZ Alkmaar e Jens Odgaard empatou a partida nos minutos finais.
Essa foi a 23ª partida entre os dois clubes, com seis vitórias para o FC Volendam, nove vitórias do AZ Alkmaar e oito empates. Em 30 de outubro do ano passado, as duas equipes tinham se encontrado pela última vez e com gols de Tijjani Reijnders e Jens Odgaard, os Cheeseheads ganharam por 2 a 1.
🟠 Com o empate, o FC Volendam chegou aos 17 pontos e abriu dois pontos de vantagem para o FC Emmen, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. A equipe de Wim Jonk só voltará a zona de rebaixamento nesta rodada, em casa de vitória do FC Emmen diante do Vitesse. O próximo compromisso dos Kannibals será contra o FC Twente. Como o clube já foi eliminado da Copa da Holanda, não terá jogo no meio desta semana.
🧀 Já o AZ Alkmaar perdeu pela segunda rodada consecutiva a chance de assumir a liderança da Eredivisie. A equipe de Alkmaar chegou aos 41 pontos, um ponto a menos que o Feyenoord. A equipe de Roterdã jogará amanhã, contra o PSV. Enquanto o FC Volendam não terá jogo pela Copa da Holanda, o AZ Alkmaar terá que receber em casa o FC Utrecht pelas quartas de finais da Copa da Holanda e em caso de vitória, os Cheeseheads estarão na semifinal.
🟠 Wim Jonk repetiu a escalação da partida passada quando os Het Andere Oranje ganharam do FC Groningen por 3 a 2.
📋 FC Volendam: Filip Stanković, Brian Plat, Damon Mirani, Derry Murkin, Carel Eiting, Gaetano Oristanio, Florent Sanchez, Calvin Twigt, Robert Mühren, Josh Flint e Xavier Mbuyamba.
🧀 Pelo lado dos Cheeseheads, Pascal Jansen fez duas mudanças. Wouter Goes e Myron van Brederode voltaram ao time titular nas vagas de Maxim Dekker e Djordje Mihailovic. Pascal Jansen não contou com Riechedly Bazoer, Sam Beukema, Maxim Dekker e Dani de Wit para o duelo deste sábado. Além disso, Bruno Martins Indi, Zinho Vanheusden e Sem Westerveld seguem lesionados e se recuperando.
📋 AZ Alkmaar: Mathew Ryan, Yukinari Sugawara, Pantelis Hatzidiakos, Milos Kerkez, Tijjani Reijnders, Jens Odgaard, Jordy Clasie, Vangelis Pavlidis, Jesper Karlsson, Myron van Brederode e Wouter Goes.
🟠 1×0: Aos 62 minutos, Carel Eiting cobrou falta da esquerda. A bola encontrou a cabeça de Xavier Mbuyamba que finalizou e estufou as redes de Mathew Ryan para colocar os Het Andere Oranje em vantagem no Kras Stadion. Esse foi o segundo gol dele com a camisa do FC Volendam nesta temporada. O primeiro tinha sido em 14 de janeiro, quando o FC Volendam venceu o RKC Waalwijk por 2 a 1.
🟥 🟠 EXPULSO! Aos 75 minutos, Gaetano Oristanio entrou forte em Jordy Clasie. Inicialmente o árbitro da partida deu apenas cartão amarelo, mas após o VAR ser acionado, ele viu o vídeo da jogada e mostrou cartão vermelho para o camisa 10 do FC Volendam.
🧀 1×1: Com um jogador a menos em campo, o FC Volendam recuou completamente para tentar segurar a vitória nos minutos que faltavam, mas em uma falha de domínio da defesa, o AZ Alkmaar empatou a partida. Em cobrança de escanteio aso 83 minutos, a defesa dos Volendammers cortou de cabeça, mas na sequência, Yukinari Sugawara cruzou para a grande área, a defesa do FC Volendam cortou mal e o corte se tornou um passe para Jens Odgaard dominar com a perna direita e finalizar com a esquerda para empatar a partida e marcar seu décimo gol com a camisa dos Alkmaarders nesta temporada. Na Eredivisie, ele ainda não tinha marcado este ano e o último gol dele tinha sido na 12ª rodada, justamente contra o FC Volendam, mas em Alkmaar.