SELEÇÃO HOLANDESA

Por qual motivo Dušan Tadić dificilmente é colocado no banco do Ajax?

Dušan Tadić

Durante várias temporadas, Dušan Tadić sempre foi peça fundamental no time titular do AFC Ajax, mas durante essa temporada, muitas críticas foram direcionadas ao atacante. Mas existe três boas razões pelas quais ele continua sendo titular na equipe de Amsterdã e dificilmente é substituído durante as partidas.

Uma das principais perguntas que está na cabeça de todos em Amsterdã é por qual motivo Dušan Tadić fica em campo durante os noventa minutos. Em um momento em que Alfred Schreuder se mexe praticamente todas as posições, Dušan Tadić é a única peça constante no time titular do comandante. O atacante e capitão sérvio foi titular em todos os jogos do Ajax na Eredivisie e foi substituído em apenas cinco jogos. Apenas no jogo contra o PSV, ele ficou no banco de reservas.

Isso parece estranho. Dušan Tadić está realizando sua temporada menos produtiva no Ajax. O atacante de 34 anos marcou apenas três gols. Um desses três gols foi de pênalti. Essa quantidade de gols marcados é muito abaixo do que se espera para um atacante de um clube tão importante da Holanda. Ele tem a mesma quantidade de gols que Lorenzo Lucca, Johan Bakayoko, Patrik Wålemark e Myron van Brederode.

Além disso, Dušan Tadić é o jogador que mais vezes perdeu a posse de bola durante as partidas.

Confira na tabela a abaixo, os cinco jogadores que mais perderam a bola durante essa temporada da Eredivisie.

JOGADORQUANTIDADE
Dušan Tadić (AFC Ajax)366
Gijs Smal (FC Twente)330
Maximilian Wittek (Vitesse)315
Derry Murkin (FC Volendam)313
Thom Haye (SC Heerenveen)294

Dušan Tadić não é o jogador tipo de jogador que ajuda tanto na marcação quanto nas construções das jogadas. No entanto, ele tem um valor muito especial em três outros aspectos do jogo que o credencie para continuar na equipe titular.

1 – MELHOR GARÇOM DA EREDIVISIE

Dušan Tadić está no caminho para bater o recorde de todos os tempos da Eredivisie. Quem detém essa marca é Luciano Narsingh que deu vinte passes para gols. Isso aconteceu na temporada 2011/12, quando ele atuava pelo SC Heerenveen. Estamos na metade da temporada e Dušan Tadić está com dez passes para gols. Apenas Cody Gakpo que já deixou a Holanda, tem mais passes que Dušan Tadić.

Nesta temporada, Dušan Tadić já criou 73 oportunidades de gols com o Ajax. Se a maioria dessas chances não tivessem sido desperdiçadas, Dušan Tadić já estaria com números absurdos.

JOGADORCHANCES CRIADAS
Dušan Tadić (AFC Ajax)73
Cody Gakpo (PSV Eindhoven)59
Orkun Kökçü (Feyenoord)44
Maximilian Wittek (Vitesse)41
Tijjani Reijnders (AZ Alkmaar)38

A imagem acima é outra forma de mostrar o valor de Dušan Tadić na equipe. Além de estar envolvido em cinquenta oportunidades de gols, ele estar envolvido em 47 situações de ataque que acabam em finalizações de outros jogadores.

O gol do empate contra o Feyenoord é um exemplo claro disso. Dušan Tadić cruza para Steven Bergwijn com a perna esquerda. O final da jogada, acaba com Davy Klaassen colocando a bola para as redes dos Rotterdammers.

2 – ATACANTE MAIS JOGÁVEL

O Ajax está lutando para construir as jogadas. Nas partidas contra o Feyenoord e FC Twente, o time de Amsterdã saiu com a menor quantidade de passes trocados. As razões para isso são bem claras, afinal de contas, com laterais com pouca habilidade com a bola no pé e a mudança constante no meio de campo, para encontrar uma formação que funcione da melhor forma possível.

Como diria Josep Guardiola: “É impossível jogar bem sem a bola passar pelo meio de campo. Se a bola passar pelo meio de campo, os atacantes conseguiram chegar na grande área de frente para o goleiro. Se a bola vier de lado, eles terão que lutar contra um zagueiro que estará nas suas costas”

O duelo com o FC Twente mostra bastante isso. Calvin Bassey toca dezesseis vezes para Dušan Tadić. Em 90% desses passes, Dušan Tadić teve que recebeu de costas para o defensor do FC Twente, dificultando a sequência da jogada. Embora nem todos os momentos Dušan Tadić consiga sair dessa situação, chama a atenção a frequência com que ele consegue tocar e sair jogando sempre em direção ao gol do adversário.

A mesma coisa aconteceu com Dušan Tadić contra o Feyenoord. Tanto na esquerda quanto na direita, ele recebe passes na linha lateral do campo. Dušan Tadić consegue ajudar o Ajax nessas situações. Ambos contra o FC Twente e Feyenoord, ele é o único jogador do Ajax que encontrou dez vezes um companheiro de equipe para seguir com a posse da bola. No jogo contra o NEC Nijmegen, Dušan Tadić deu 33 passes no último terço do campo, pelo menos quinze a mais do que qualquer outro companheiro de equipe.

Dušan Tadić é a rota de fuga ideal para o Ajax devido à falta de opções no meio de campo. Enquanto o problema no restante da equipe não for resolvido, o capitão sérvio parece ser o elo indispensável. Ninguém no ataque do Ajax consegue segurar a bola com tanta frequência quanto Dušan Tadić.

3 – JOGADOR COM MELHOR PREPARO

Desde sua chegada no Ajax em 2018, Dušan Tadić participou de todas as 144 partidas da Eredivisie do Ajax. Ele é um verdadeiro modelo de profissional, ele é o jogador mais bem preparado fisicamente da equipe do Ajax. Ao contrário de Francisco Conceição que recentemente conseguiu completar noventa minutos contra o NEC Nijmegen pela primeira vez na Eredivisie.

Uma vantagem extra de Dušan Tadić é que ele é confiável no desempenho de suas tarefas defensivas. No Ajax, pontas desempenham um papel importante na pressão. Além de fazer essa função, ele é o jogador que organiza essa pressão dentro de campo.

Organizar a pressão é uma terceira razão pela qual Erik ten Hag não tiram Dušan Tadić do time titular. Mesmo numa má fase em que marca pouco e perde a bola muitas vezes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *