SELEÇÃO HOLANDESA

Henk Fraser agride Amin Younes e é demitido do FC Utrecht

Henk Fraser

Nesta quarta-feira, o FC Utrecht anunciou a demissão de Henk Fraser. No treinamento do último sábado, Henk Fraser agrediu fisicamente o atacante alemão, Amin Younes e a diretoria do clube entendeu que era hora de retirar o comandante do cargo.

“Isso nunca aconteceu comigo como treinador. Não combina comigo e não combina com o clube. Eu danifiquei a imagem do clube e a minha também. É por isso que fiz a escolhar de deixar o cargo de treinador do FC Utrecht. Não me reconheço em minhas ações e gostaria de pedir desculpas a todos os envolvidos” disse Henk Fraser.

O diretor geral do FC Utrecht, Thijs van Es explica o lado do clube. “No FC Utrecht, como em qualquer empresa, certas normas e valores se aplicam. Por vezes, no calor da emoção desportiva, procuram-se os limites. Neste caso, Henk Fraser apresentou um comportamento que excedeu todos os limites estabelecidos em nosso clube. Diante disso, concordamos de imediato que seria o melhor para todos, a saída dele do nosso clube” disse o dirigente.

O QUE REALMENTE ACONTECEU?

Na manhã do último sábado, a jornal holandês “AD”, teria vazado a informação de que Henk Fraser estaria sendo suspenso do cargo de treinador do FC Utrecht. Pouco tempo depois, outro jornal da Holanda também confirmou a informação, o “VI”.

No treinamento de sábado, houve um jogo de onze contra onze e um jogador teria sofrido uma falta. O árbitro daquele treinamento, era Urby Emanuelson, e ele recusou a marcar falta no lance. Amin Younes não concordou com a decisão e foi buscar satisfação com Urby Emanuelson.

Em seguida, o atacante alemão recebe um empurrão nas costas. Quando ele se vira, Henk Fraser agarra o atleta pelo pescoço. Após isso, Amin Younes deixa o campo de treinamento imediatamente, junto com um colega.

Apesar dessa situação, Henk Fraser foi para a Espanha, com o elenco e Amin Younes ficou na Holanda. Esse caso não agradou à administração do clube. Depois de sábado, houve várias conversas sobre o futuro de Henk Fraser. Especialmente entre o principal acionista do clube, Frans van Seumeren e a diretoria.

Grande parte do elenco ficou do lado de Amin Younes. Isso tornou a situação ainda mais insustentável para Henk Fraser. Um comunicado de imprensa foi divulgado nesta quarta-feira.

DESEMPENHO NO FC UTRECHT

O desempenho do trabalho de Henk Fraser vem sendo discutido internamente há algum tempo. Henk Fraser foi apresentado no começo dessa temporada. Frans van Seumeren declarou no passado, que Henk Fraser seria o treinador dos sonhos para comandar o FC Utrecht. Todas as vezes em que os Utregs tentavam fechar com Henk Fraser, algo acontecia. Após sua saída do Sparta Rotterdam, tudo ficou mais fácil e finalmente os Utregs conseguiram contratar o comandante. O grande objetivo com a chegada de Henk Fraser era ganhar a Copa da Holanda ou uma vaga em competições europeias.

Henk Fraser queria implementar o 3-5-2 da seleção holandesa no FC Utrecht. O elenco foi montado para que isso acontecesse. Mas mesmo antes do fechamento da primeira janela de transferências, ficou claro que esse plano não teria muito sucesso no Stadion Galgenwaard.

O FC Utrecht estava jogando de forma muito conservadora e parte do elenco não estava concordando com essa abordagem. Em parte, por insistência dos jogadores, o time voltou a jogar com uma linha de quatro defensores. Além disso, mais dois atacantes foram contratados, foi o caso de Amin Younes e Naoki Maeda.

O FC Utrecht jogou tudo menos um futebol atraente. O fato de os resultados terem melhorados, deveu-se principalmente à qualidade individual dos atletas. Ofensivamente, jogadores como Bas Dost, Anastasios Douvikas e Sander van de Streek fizeram a diferença. Além disso, o goleiro Vasilis Barkas e Taylor Booth se mostrara de grande valor.

Henk Fraser continuou martelando e tentando voltar ao esquema com três zagueiros. Se os resultados melhorassem, o desempenho viria naturalmente, em sua opinião. No entanto, sua posição já estava sendo discutida no início da temporada. Depois de derrotas para o AZ Alkmaar (2×1) e PSV Eindhoven (6×1), iniciou-se uma crise. Se Henk Fraser não tivesse vencido o Sparta Rotterdam em 23 de outubro, sua passagem pelo Stadion Galgenwaard já poderia ter sido encerrada. O nome de Dick Advocaat já começava a ganhar força dentro da diretoria do clube.

Mas os Utregs venceram os Gladiadores Alvirrubros e posteriormente o SC Heerenveen, FC Groningen e o FC Volendam. Colocou uma bela série de vitórias no papel. O FC Utrecht é o sétimo colocado, com apenas três pontos de desvantagem para o quinto colocado, FC Twente.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *