SELEÇÃO HOLANDESA

A vida de Andries Noppert nunca mais será a mesma

Andries Noppert

Com os olhos lacrimejados, Andries Noppert olhou para a noite árabe. Tinha sido uma noite louca em Doha e Andries Noppert parecia não entender totalmente o que tinha acontecido. A espetacular recuperação de Wout Weghorst, a disputa de pênaltis, o clima tenso, a arbitragem confusa e mais de 88 mil torcedores no estádio. Foi uma noite difícil não só para o goleiro do SC Heerenveen, mas também para todo o plantel holandês.

Andries Noppert surpreendeu, como havia feito por semanas, como o estranho jogador na Copa do Mundo. De repeten, ele se referiu à doença grave de Louis van Gaal. O próprio Andries Noppert perdeu vários membros da família por causa do câncer.

“Todos nós sabemos sobre sua doença, isso é terrível demais. Nós queríamos fazer algo para Louis van Gaal. Isso foi uma das nossas principais motivações durante toda a Copa do Mundo. Sua última Copa do Mundo, seu último emprego. Para mim é muito especial que o treinador da nossa seleção tenha acreditado no meu trabalho, porque como goleiro, é fundamental a confiança. Já sonhei com isso antes. Mas esse sonho estava muito longe. Na verdade, não existia possibilidade alguma. Eu fico me perguntando quantos treinadores teriam feito isso que Louis van Gaal fez por mim” disse Andries Noppert.

ATMOSFERA EXPLOSIVA

A forma como a Holanda deixou a Copa do Mundo servirá de base para a reconstrução nos próximos anos. Com a atmosfera explosiva em campo com diversos enredos. A seleção holandesa foi preparada para o temperamento que está no DNA da Argentina. Mas não sobre o aborrecimento e a raiva que apreciam ter se acumulado em Lionel Messi e seus amigos na preparação para as quartas de final. O atacante argentino ficou incomodado com as declarações de Louis van Gaal, em particular nos dias que antecederam o duelo. Principalmente o comentário de que a Holanda levaria vantagem em uma possível disputa de pênaltis, por causa da longa e muita comentada preparação para essa situação. Na imprensa argentina isso foi atiçado e ampliado, com citações em que Louis van Gaal teria dito que a Argentina não teria chance se a partida fosse para os pênaltis. Suas rixas com jogadores argentinos ao longo dos anos – de Juan Riquelme no FC Barcelona a Ángel Di María no Manchester United – também foram utilizadas para motivar ainda mais os argentinos. Antes mesmo da bola rolar em Doha, o sangue argentino estava fervendo.

Andries Noppert teve uma participação significativa nisso. Porque suas declarações também chagaram aos ouvidos argentinos.

“O que devo fazer isso com isso?” respondeu Andries Noppert ao ser questionado se gostaria de trocar sua camisa pela do Lionel Messi após o jogo.

Alem disso, Andries Noppert expressou a convicção de que também poderia defender uma cobrança de Lionel Messi. Na imprensa argentina, essas declarações foram interpretadas como desrespeito e ampliadas para: “Eu paro cada bola do Lionel Messi”.

O goleiro da Argentina, Emiliano Martínez, presenteou o seu capitão com aquela citação distorcida no hotel dos jogadores, um dia antes das quartas de final.

“Eu disse a Lionel Messi que eles estavam o incitando. E ele me disse que faria dois gols no jogo de hoje. E realmente ele fez, ele sempre cumpre aquilo que fala” disse Emiliano Martínez após a partida.

GOLEIRO CULTO

Sua maneira desinibida de falar e agir deu a Andries Noppert um status de jogador culto na Holanda.

“Não penso nas coisas que digo. Muitas vezes isso não é bom, mas é a verdade” disse Andries Noppert na metade da Copa do Mundo.

É uma atitude incomum no mundo agitado do futebol de primeira linha, que lhe rendeu muitos elogios. Não só do público em geral da Holanda, mas também internamente de outros jogadores da Holanda.

“Ele é um homem de bom coração” disse Virgil van Dijk.

“Ele não é um jogador padrão. Todos gostam demais de Andries Noppert” disse Davy Klaassen.

Durante uma tarde de entrevista no hotel dos jogadores em Doha, Louis van Gaal veio visitar Andries Noppert. Aproximou-se da mesa e pôs a mão esquerda no ombro. O goleiro frísio olhou para o lado por um momento, dirigiu exatamente duas palavras a Louis van Gaal: “Ei, treinador”.

Naquela tarde, Andries Noppert contou muito sobre suas experiências na seleção holandesa. A conversa com os jornalistas passou por todos os assuntos. Enquanto o tom das entrevistas com os outros jogadores da Holanda era sempre no tom mais sério, Andries Noppert regularmente soltava boas risadas. Por exemplo, durante uma conversa sobre suas tatuagens. Eu a amo, diz em seu antebraço. “É para a minha esposa”, explicou. Depois que um jornalista comentou que ele poderia ir em qualquer direção com aquele texto de amor, Andries Noppert brincou: “Sim, isso já foi pensado, mas isso não vai acontecer.”

Andries Noppert também contou como foi informado que seria o goleiro titular da Holanda na Copa do Mundo. O primeiro sinal veio durante um torneio de treinamento no completo da Universidade do Catar. Isso foi dois dias depois de chegar ao Catar, quatro dias antes da primeira partida da fase de grupos, contra Senegal.

“De repente, eu estava sentado com os jogadores que utilizavam os coletes. Mas às vezes isso acontece no seu próprio clube, então há um rodízio. Eu usei isso como um sinal de que Louis van Gaal pensaria em me utilizar como titular. Eu vim para a Copa do Mundo com a ideia de que ficaria muito feliz em apenas participar do elenco” disse Andries Noppert.

Até que foi chamado no final da noite pelo treinador de goleiro, Frans Hoek.

“Ele me disse: Acho que você sabe por qual motivo estamos aqui agora, não é?” Eu achei que Frans Hoek queria conversar comigo sobre os pênaltis, pois já fazíamos isso há algum tempo. Mas ele disse que Louis van Gaal queria que eu fosse o goleiro da Holanda. Claro que isso foi fantástico. Eu não perguntei o motivo. Não, isso não me interessa. É sobre jogar e parar os chutes dos adversários. Depois dessa conversa, eu liguei imediatamente para minha esposa e depois para os meus pais” comentou Andries Noppert.

Na última sexta-feira, todo o sonho no Catar finalizou. Durante meses, a Holanda se preparou para uma possível disputa de pênaltis. O ex-treinador de vôlei, Peter Murphy foi levado para Zeist para compartilhar suas ideias, estudos científicos foram discutidos, a psicologia de influenciar os cobradores de pênaltis foi amplamente debitada. Tudo não deu em nada na hora que o momento chegou.

“Você tem que fazer algo que combina com você. Eu vou decidir isso no momento. O que vier à mente eu farei. Você tem que tentar distrair o batedor, tem que entrar na cabeça dele. Estou convencido disso” disse Andries Noppert anteriormente no Catar.

Ele realmente tentou fazer com que Lionel Messi perdesse a concentração. Na cobrança de pênalti, no tempo regulamentar, ficando um pouco perto da bola, curvados para a frente, até que suas cabeças quase se tocassem. Pouco antes disso, Frenkie de Jong rapidamente sussurrou algo para ele.

“Frenkie de Jong disse que eu precisava esperar até o último minuto para escolher em qual lado eu iria. O problema é que ele tem tanta qualidade que ele pode chutar em qualquer lado, sem fazer muito esforço. Esperei muito tempo, mas em algum momento é necessário tomar a decisão. Então você tem que fazer uma escolha. E então, às vezes, você chegar tarde demais. Nós esperávamos que ele chutasse pelo meio, mas para a direita” disse Andries Noppert.

Eles se enfrentaram novamente na série de pênaltis, depois que Virgil van Dijk errou o primeiro pênalti holandês. Mais uma vez, Andries Noppert tentou desequilibrar Lionel Messi. A bola passou perto da marca do pênalti e o goleiro holandês foi até lá, batendo palmas com raiva. Ele se abaixou, deu um leve empurrão na bola com a mão direita e caminhou em direção à linha do gol. Lionel Messi, por sua vez, manteve-se calmo. Com toda a tranquilidade possível, ele colocou a bola na marca da cal e ficou pronto, aguardando a autorização da arbitragem. Desta vez, Andries Noppert escolheu um canto, errado novamente. Três chutes da Argentina foram seguidos no canto direito e uma falha de Enzo Fernández. A Copa do Mundo da Holanda estava encerrada.

Bem depois da meia-noite, Andries Noppert olhou para trás na noite quente em Doha. Também na forma como tentou influenciar os batedores argentinos.

“Você tem que tentar fazer alguma coisa, fazer o que pode. O goleiro da Argentina também fez isso e isso lhe ajudou. Infelizmente para mim não. Essa Copa do Mundo poderia ter sido muito melhor. Eu estava convencido de que poderíamos ganhar nas cobranças de pênaltis. Todos no grupo sentiram isso” falou Andries Noppert.

Embora Andries Noppert não tenha conseguido ajudar a Holanda nas cobranças de pênaltis contra a Argentina, ele pode olhar para trás em um bom torneio. Apesar da pouca experiência, mostrou-se estável e sobretudo, nas oitavas de final, frente aos Estados Unidos, o goleiro do SC Heerenveen fez uma defesa que manteve o placar em branco, quando o jogo ainda estava no 0 a 0.

“Eu gostei muito. Estou muito orgulhoso da equipe. Acho que ninguém teria acreditado nisso. Nós fomos buscar o resultado quando estávamos perdendo por 2 a 0. O primeiro tempo, não fomos bens, mas voltamos com tudo na segunda parte. Estou muito orgulhoso e grato por poder estar na Copa do Mundo. Este foi um presente para mim. Que eu tentei administrar da melhor forma que pude. Se você analisar de onde eu venho na minha carreira, jamais pensaria que eu poderia estar aqui. Eles confiaram em mim, toda a Holanda me apoiou. Essas coisas foram importantes para mim” disse Andries Noppert.

“As pessoas ficavam me dizendo para aproveitar. Foi muito difícil para mim na época. Acho que a ficha só vai cair em alguns meses. Quando eu me sentar em casa e pensar comigo mesmo o que foi que aconteceu. Eu tenho certeza de que se não fosse Louis van Gaal o treinador da seleção holandesa, eu jamais estaria aqui” disse Andries Noppert.

AFC Ajax

É certo que depois desta Copa do Mundo sua vida nunca mais será a mesma. O mundo inteiro agora sabe quem é Andries Noppert. Ele mal havia retornado à Holanda quando o interesse do Ajax começou a ganhar força na imprensa holandesa. A equipe de Amsterdã conta com dois goleiros que possuem idades extremamente avançadas, é o caso de Remko Pasveer com 39 anos e Maarten Stekelenburg com 40 anos. Além disso, Jay Gorter, de 22 anos, ainda não conseguiu ganhar espaço em Amsterdã. Rumores sobre o interesse de clubes da Espanha e Inglaterra também surgiram.

O próprio Andries Noppert não pode falar muito sobre isso, logo após a Copa do Mundo.

“Ainda não pensei em como minha vida mudará agora. Não sei o que acontecerá, apenas sei que o mais importante é manter os pés no chão. Eu tento ser eu mesmo máximo possível. Eu tenho duas semanas de férias, vou aproveitar com a minha família e quando terminar, me reapresentaria ao SC Heerenveen” comentou Andries Noppert.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *