Na semana passada, o SC Heerenveen anunciou o retorno de Pelle van Amersfoort de 26 anos. Com a sua chegada, o clube acrescenta mais um jogador que foi formado no clube e deixou a equipe após um tempo.
O meio-campista voltou ao clube que deixou em 2019 para uma aventura na Polônia, pelo Cracóvia. Antes disso, ele fez parte da equipe dos Heerenveners por quatro temporadas.
Ele não é o primeiro garoto que retorna ao Abe Lenstra Stadion nesta temporada. No início deste ano, o SC Heerenveen anunciou o retorno de Joost van Aken de 28 anos. No começo dessa temporada, o goleiro que atualmente defende a seleção holandesa na Copa do Mundo, Andries Noppert também retornou ao SC Heerenveen. Todos os três jogadores são produtos das categorias de base dos Fries.
O SC Heerenveen há muito tempo se apresenta como um trampolim, desenvolvendo e revendendo jogadores como modelo de negócio. A alta rotatividade dentro do elenco é inerente a essa estratégia. Afinal, as joias são rapidamente vendidas por grandes clubes. Como resultado, criar estabilidade e reconhecimento dentro do elenco provou ser um desafio para vários jogadores.
Como Joost van Aken, Andries Noppert e Pelle van Amersfoort, o SC Heerenveen já atraiu três jogadores que conhecem bem o clube. Mas será que esse tipo de contratação virou um alvo da diretoria do SC Heerenveen?
“De forma alguma. O que estava na mesa é que estávamos procurando um jogador com as características de Pelle van Amersfoort e quando soubemos que ele estava disponível para retornar ao nosso clube, imediatamente abrimos negociações. Se um jogador como Pelle van Amersfoort, que conhece bem o nosso clube, estiver disponível no mercado, é evidente que iremos atrás” disse Ferry de Haan.
Ferry de Haan percebe que o retorno de jogadores como Joost van Aken, Andries Noppert e Pelle van Amersfoort está desencadeando algo entre os torcedores.
“Isso representa algo a mais para os torcedores. Ao mesmo tempo, também digo que todos voltaram ao nosso clube porque demonstraram qualidade. Se trouxermos de volta um jogador que não está indo bem, é claro que os nossos torcedores também acabarão com a alegria rapidamente. Se você olhar para essa temporada, a atmosfera entre torcida e time mudou. Essa interação é em parte o resultado do fato de que existem jogadores em campo com o DNA do nosso clube, mas não me refiro apenas a Joost van Aken, Andries Noppert e Pelle van Amersfoort. Veja Milan van Ewijk e Sven van Beek. Eles não são jogadores com grandes currículos, mas são exatamente eles que trouxeram um novo gás ao nosso time e os torcedores percebem isso” disse Ferry de Haan.