SELEÇÃO HOLANDESA

KNVB divulga pré-convocação da Holanda para Copa do Mundo com Xavi Simons e Sven Botman

Seleção da Holanda

Nesta sexta-feira, a KNVB divulgou a pré-convocação da Holanda para a Copa do Mundo no Catar. A lista conta com 39 jogadores e deverá ser enxuta para 26 convocados. Louis van Gaal terá que enviar a convocação final com os 26 jogadores até 11 de novembro para a FIFA.

Vale lembrar que a Holanda está no grupo com as seleções de Senegal, Equador e a dona da casa, o Catar. O primeiro jogo da seleção holandesa na Copa do Mundo será contra Senegal na segunda-feira, 21 de novembro. Quatro dias depois, será a vez de enfrentar a seleção do Equador. A Laranja finalizará a fase de grupos contra o Catar, na terça-feira, 29 de novembro.

Confira agora, a nossa análise sobre as chances de cada jogador de ser chamado para defender a seleção holandesa na Copa do Mundo no Catar.

🥊 Goleiros: Jasper Cillessen (NEC Nijmegen), Remko Pasveer (Ajax), Mark Flekken (SC Freiburg), Justin Bijlow (Feyenoord) e Andries Noppert (SC Heerenveen).

Jasper Cillessen

A posição de goleiro é uma das principais dúvidas de Louis van Gaal para a Copa do Mundo. Não conseguimos cravar nenhum jogador destes na lista final, mas arriscaremos dizer que Remko Pasveer, Justin Bijlow e Jasper Cillessen deverão ser os convocados finais para o torneio mundial.

Outro ponto que gera dúvidas para Louis van Gaal na posição de goleiro é que não existe nenhum arqueiro hoje na Holanda que seja um grande pegador de pênaltis. Na última Copa do Mundo que a Holanda disputou, em 2014 no Brasil, Louis van Gaal contava com Tim Krul que inclusive foi peça fundamental para a classificação da Holanda nos pênaltis para a semifinal do torneio no Brasil. Ao entrar no lugar de Jasper Cillessen, ele tinha a única missão de garantir que a Costa Rica não tivesse sucesso nas penalidades contra a Holanda.

Justin Bijlow

Para essa Copa do Mundo, Louis van Gaal já disse que não levará o goleiro do Norwich City da Inglaterra. Na última convocação da Holanda, Tim Krul não esteve entre os convocados, mas foi chamado por Louis van Gaal para realizar sessões de treinamentos de penalidades e ele se recusou a ir até a Holanda para essa atividade, alegando que teria outros compromissos. Diante disso, Louis van Gaal entendeu que deveria cortar qualquer possibilidade de levar Tim Krul para a Copa do Mundo no Catar.

Louis van Gaal também cogita a possibilidade de levar quatro goleiros, então Mark Flekken estaria brigando pela última vaga com Andries Noppert do SC Heerenveen, mas acreditamos que Mark Flekken estaria com maior vantagem, afinal de contas, já foi até mesmo testado por Louis van Gaal em compromissos da seleção holandesa.

Andries Noppert foi chamado por último e não teve nenhuma oportunidade de estrear com a camisa da seleção holandesa.

Marco Bizot, Tim Krul e Maarten Stekelenburg

Jasper Cillessen foi o goleiro de Louis van Gaal na Copa do Mundo de 2014 no Brasil e tem a confiança do treinador holandês. Muitos na Holanda apostam que Jasper Cillessen seja titular da seleção holandesa na Copa do Mundo. Vale ressaltar que Jasper Cillessen optou por retornar para a Holanda, assinar com o NEC Nijmegen, para ganhar ritmo de jogo e ter mais chances de continuar vivo por uma das vagas para o torneio.

Justin Bijlow sofreu com muitas lesões ao longo desse período em que Louis van Gaal é o treinador da seleção holandesa, mas é tido como um dos principais goleiros dessa nova geração holandesa e também demonstrou muita qualidade quando acionado. Caso ele consiga se manter em forma e longe de lesões, acreditamos que ele deverá ser um dos goleiros da Holanda na Copa do Mundo.

Remko Pasveer

Na Eurocopa de 2020 que foi disputado em 2021, a Holanda era comandada por Maarten Stekelenburg, atualmente goleiro reserva no Ajax. O goleiro perdeu espaço no clube de Amsterdã para Remko Pasveer, após uma lesão que lhe tirou da última temporada. Diante disso, é um nome que nem mesmo foi convocado na era Louis van Gaal.

Outro goleiro que vinha sendo chamados nas últimas convocações da seleção holandesa, mas não foi chamado por Louis van Gaal, é o antigo arqueiro do AZ Alkmaar, Marco Bizot. Atualmente na França, defendendo o Stade Brestois, o goleiro não conseguiu se destacar na França a ponto de chamar a atenção de Louis van Gaal.

🌪 Laterais: Denzel Dumfries (Internazionale), Jeremie Frimpong (Bayer 04 Leverkusen), Devyne Rensch (Ajax), Daley Blind (Ajax), Tyrell Malacia (Manchester United) e Mitchel Bakker (Bayer 04 Leverkusen).

Nas laterais, apenas Denzel Dumfries e Daley Blind devem ter um lugar garantido entre os 26 convocados, afinal de contas, eles foram titulares em boa parte dos jogos em que Louis van Gaal foi o comandante da seleção holandesa.

Jeremie Frimpong é um dos jogadores em que não conseguiu se mostrar, pois quando foi convocado, acabou sendo cortado da relação final, devido a lesões. Jeremie Frimpong é um dos principais jogadores da Bundesliga e muitas pessoas na Holanda acreditam que ele deveria ir para a Copa do Mundo com a seleção holandesa. É importante ressaltar que a seleção de Gana quer contar com Jeremie Frimpong e está realizando ações para tentar convencer o defensor a deixar a Holanda e defender Gana.

Devyne Rensch ganhou mais espaço no Ajax e atualmente é o lateral direito da equipe de Amsterdã e isso deve dar uma vantagem para o jovem defensor ser convocado para a disputa do torneio.

Tyrell Malacia foi um dos pedidos de Erik ten Hag assim que ele chegou no Manchester United e até que o ex-jogador do Feyenoord ganhou espaço no clube britânico, mas nos últimos meses, caiu de rendimento e Luke Shaw voltou a ser o lateral esquerdo titular. Com esse cenário, é muito provável que ele perca alguns pontos com Louis van Gaal.

Por outro lado, Owen Wijndal que até recebeu oportunidades com Louis van Gaal, não teve fôlego para chegar com condições de brigar por uma vaga. O lateral que atualmente defende o Ajax, se lesionou e retornou aos gramados recentemente e com isso, perdeu espaço na relação de Louis van Gaal.

Lutsharel Geertruida também foi outro lateral que ficou de fora da pré-convocação. O defensor do Feyenoord é um dos pilares do sistema defensivo da equipe de Roterdã e possui um rendimento muito acima da média. Na Holanda, não aceitaram muito bem a ausência do defensor do Feyenoord. Além disso, outro jogador que já vestiu a camisa do Feyenoord, mas não apareceu na pré-convocação, é do lateral direito do AS Roma, Rick Karsdorp.

🗿 Zagueiros: Virgil van Dijk (Liverpool), Jurriën Timber (Ajax), Nathan Aké (Manchester City), Matthijs de Ligt (Bayern de Munique), Stefan de Vrij (Internazionale), Sven Botman (Newcastle), Pascal Struijk (Leeds United) e Micky van de Ven (Wolfsburg).

Virgil van Dijk

Enquanto Louis van Gaal sofre com poucas opções de alto nível na posição de goleiro, o treinador holandês sorrir quando olha para seus zagueiros, afinal de contas, a Holanda goza de uma geração de excelentes defensores, tanto experientes quanto novos zagueiros, como é o caso de Virgil van Dijk, capitão e é um dos quais cravamos que estará na Copa da Holanda vestindo a camisa da Holanda.

Stefan de Vrij é outro grande zagueiro que atua na Internazionale da Itália a algumas temporadas e sempre em altíssimo nível, sendo destaque da equipe italiana. Matthijs de Ligt é um dos jovens talentos na defesa e após um começo extraordinário com o Ajax, ele foi vendido para a Juventus e nesta temporada, está no Bayern de Munique. Matthijs de Ligt está conseguindo se adaptar bem na Alemanha e cresce a cada temporada que passa.

Matthijs de Ligt

Sven Botman já era tido como uma grande promessa, quando ele deixou a Holanda e rumou para o futebol francês, onde assinou com o LOSC Lille, ele ganhou muito destaque. Nesta temporada, ele foi vendido ao Newcastle e já é um dos grandes destaques da Premier League.

Nathan Aké no Manchester City conseguiu conquistar muito espaço nesta temporada com Josep Guardiola e está sendo titular com maior frequência. Nas últimas convocações, Nathan Aké foi até mesmo titular, formando trio de zagueiros com Jurriën Timber e Virgil van Dijk.

Stefan de Vrij

Jurriën Timber é mais um defensor formado nas categorias de base do Ajax e titular absoluto em Amsterdã com a camisa dos Godenzonen. Louis van Gaal já demonstrou em diversos momentos sua admiração por Jurriën Timber e acredita que ele será o futuro da seleção holandesa.

Pascal Struijk e Micky van de Ven dificilmente deverão ter alguma chance de aparecer na convocação final, até porque não foram convocados para nenhum jogo sob o comando de Louis van Gaal, mas por estarem jogando em alto nível em seus clubes, eles foram mencionados pelo treinador holandês que precisa ter opções, caso algum nome se lesione. Dito isto, acreditamos que Virgil van Dijk, Stefan de Vrij, Matthijs de Ligt, Jurriën Timber e Nathan Aké deverão ser convocados. A grande dúvida fica em torno do nome de Sven Botman.

🧠/🚧 Meio-Campistas: Frenkie de Jong (FC Barcelona), Teun Koopmeiners (Atalanta), Davy Klaassen (Ajax), Marten de Roon (Atalanta), Steven Berghuis (Ajax), Ryan Gravenberch (Bayern de Munique), Kenneth Taylor (Ajax), Guus Til (PSV), Xavi Simons (PSV) e Jordy Clasie (AZ Alkmaar).

Frenkie de Jong

Frenkie de Jong é o cérebro do meio de campo da seleção holandesa. O volante do FC Barcelona não conseguiu ainda se firmar com Xavi no FC Barcelona, mas é indiscutível uma peça fundamental no funcionamento da seleção holandesa. Ele participou de quase que todos os jogos da Holanda enquanto Louis van Gaal foi o treinador. O meio-campista ex-Ajax, só não entrou em campo, quando esteve lesionado ou suspenso. Frente a esse cenário, cravamos que ele será um dos 26 convocados. Além dele, também acreditamos que Teun Koopmeiners, Davy Klaassen, Marten de Roon e Steven Berghuis já tenham suas vagas garantidas.

As dúvidas ficam em cima de jogadores como Ryan Gravenberch que após deixar o Ajax ao final da última temporada, assinou com o Bayern de Munique e ainda não conseguiu se firmar no time alemão. Na última convocação de Louis van Gaal, Ryan Gravenberch acabou nem aparecendo na lista e foi disponibilizado para disputar um amistoso com a seleção holandesa Sub21.

Teun Koopmeiners

Kenneth Taylor foi chamado por Louis van Gaal na última convocação e teria impressionado o comandante holandês. Kenneth Taylor é titular indiscutível no Ajax de Alfred Schreuder. Nos jogos contra a Polônia e Bélgica, Kenneth Taylor entrou no decorrer da partida e conseguiu mostrar sua qualidade e acreditamos que ele deverá aparecer na lista final.

Jordy Clasie foi um dos convocados de Louis van Gaal na Copa do Mundo de 2014. Ainda muito jovem e defendendo o Feyenoord, Louis van Gaal confiou em Jordy Clasie para levá-lo ao Brasil e tentar ajudar a Holanda a fazer uma boa campanha na competição. Neste ano, Jordy Clasie está muito mais maduro e experiente, atualmente capitão do AZ Alkmaar, ele parece ter se reencontrando com o bom futebol no AFAS Stadion (casa do AZ Alkmaar) e continua criando dúvidas na cabeça de Louis van Gaal.

Xavi Simons

No PSV, surge um dos nomes mais aclamados do futebol holandês neste momento, é do jovem de apenas 19 anos, Xavi Simons. Após não renovar com o Paris Saint-Germain e optar por assinar com o PSV, Xavi Simons queria retornar ao seu país para ter mais oportunidades de jogo e até o momento, a escolha pelo PSV parece ter sido a mais acertada possível. Ele já ganhou espaço no time titular de Ruud van Nistelrooij e o comandante não cogita nem mesmo tirá-lo. Xavi Simons já é tido como um dos principais nomes dos Boeren até aqui, ao lado de Cody Gakpo. A grande maioria da opinião pública pede a convocação de Xavi Simons. Nos últimos jogos da Holanda, Louis van Gaal não chamou o jovem talento do PSV para os jogos contra a Polônia e Bélgica, mas ele foi chamado para defender a seleção holandesa Sub21. A expectativa é que Xavi Simons seja levado para o Catar.

Guus Til foi lembrado na pré-convocação, mas dificilmente terá uma chance na convocação final. Ele optou por trocar o Feyenoord ao PSV para essa temporada e não conseguiu até aqui, render o mesmo que ele rendeu sob o comando de Arne Slot no Feyenoord, na temporada passada e diante disso, deve perder pontos na lista final de Louis van Gaal.

🎯/💨 Atacantes: Memphis Depay (FC Barcelona), Steven Bergwijn (Ajax), Noa Lang (Club Brugge), Wout Weghorst (Beşiktaş JK), Vincent Janssen (Royal Antwerp), Arnaut Danjuma Groeneveld (Villarreal), Luuk de Jong (PSV) e Brian Brobbey (Ajax).

No sistema ofensivo, apenas dois jogadores têm seus nomes garantidos na Copa do Mundo, estamos falando de Memphis Depay e Steven Bergwijn. A dupla de atacantes é titular com frequência no ataque de Louis van Gaal, principalmente após a mudança de esquema da seleção holandesa onde o time atua com apenas dois atacantes.

No mais, todos os outros jogadores correm para garantir uma vaga na Copa do Mundo. Os centroavantes Wout Weghorst e Vincent Janssen parecem ter uma boa chance de aparecer na Copa do Mundo com a seleção holandesa. Wout Weghorst atualmente na Turquia, deixou a Inglaterra, após seu time ser rebaixado para a segunda divisão inglesa e foi emprestado ao Beşiktaş JK. Na Turquia, ele vem se destacando e sendo titular na equipe turca. Vincent Janssen estava esquecido no México, mas Louis van Gaal olhou para o centroavante que atuou no AZ Alkmaar e deu uma nova oportunidade para o centroavante na seleção holandesa, após isso, Vincent Janssen optou por retornar para a Europa e assinou com o Royal Antwerp, equipe comandada por Mark van Bommel e dirigida por Marc Overmars.

Na Bélgica ainda temos outro atacante que poderá pintar na Copa do Mundo com a Holanda, estamos falando de Noa Lang. O ex-atacante do Ajax é um dos destaques do Club Brugge, mas retornou recentemente de um período de lesão e está buscando se recuperar o mais rápido possível para se viabilizar para a Copa do Mundo.

Indo para a Holanda, Luuk de Jong do PSV e Brian Brobbey são dois jogadores que também brigam por uma vaga. Acreditamos que Brian Brobbey esteja muito atrás na briga. Luuk de Jong retornou nesta semana de lesão, então teria que correr contra o tempo para se preparar fisicamente e tecnicamente para brigar forte por uma das vagas.

Por último, não menos importante, Arnaut Danjuma Groeneveld é outro atacante que chama atenção, mas que retornou de lesão recentemente. O atacante do Villarreal da Espanha, é um dos principais nomes do Submarino Amarelo e vem se preparando para garantir uma vaga na Copa do Mundo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *