Neste domingo, a UEFA realizou o sorteio das Eliminatórias para Eurocopa de 2024 na Alemanha. A seleção holandesa terá a França como um dos adversários em seu grupo B.
As eliminatórias para a Eurocopa, marcará o retorno de Ronald Koeman para a seleção holandesa. O treinador terá que colocar a Holanda em uma das duas vagas diretas para a Eurocopa, em um grupo que contará com a Irlanda, Grécia e Gibraltar, além da França.
Pela primeira vez, a Holanda e França farão parte de um grupo de Eliminatórias para a Eurocopa. Em outros dois momentos, as duas seleções fizeram parte de um mesmo grupo das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2018 e 1982.
Vale lembrar que a Holanda foi cabeça de chave nesse sorteio, isso porque o clube terminou como líder do seu grupo da UEFA Nations League e isso lhe rendeu uma posição privilegiada no sorteio das eliminatórias para a Eurocopa.
A Holanda voltará a se reencontrar com a Irlanda, adversário que complicou a vida da Laranja nas Eliminatórias para Copa do Mundo de 2002. Naquela ocasião, a Holanda perdeu os dois jogos, tanto fora quanto dentro de casa, e ambos pelo mesmo placar de 1 a 0.
A Grécia também é uma seleção que conhece bem a Holanda, afinal de contas, em três Eurocopas, essas duas seleções se encontraram. Isso aconteceu na Eurocopa de 1980, 1988 e 1992.
A primeira rodada das Eliminatórias para Eurocopa será disputada em 23 de março de 2023. Todas as partidas das eliminatórias serão disputadas em cinco datas FIFA que ocorrerão entre março e o final de novembro de 2023.
Histórico contra essas seleções
🇳🇱 Holanda 11 – 13 França 🇫🇷 (04 empates)
No confronto direto contra os franceses, a Holanda leva uma leve desvantagem. A França tem duas vitórias a mais do que a Laranja. O último duelo entre holandeses e franceses, terminou com vitória da Holanda por 2 a 0, pela UEFA Nations League 2018/19, partida disputada em novembro de 2018. Naquele momento, a equipe era comandada por Ronald Koeman.
O grande tabu que segue de pé nesse duelo entre holandeses e franceses, é que a Holanda não consegue vencer a França jogando na casa dos franceses, desde janeiro de 1936. Naquele momento, a Holanda venceu o jogo por 6 a 1, em partida amistosa.
Por outro lado, a França venceu mais recentemente a Holanda, jogando na casa dos holandeses e isso aconteceu em outubro de 2016. O jogo terminou com vitória soada da França por 1 a 0. O duelo foi jogado na Johan Cruijff ArenA, em Amsterdã. Aquela partida era válida pelas Eliminatórias para Copa do Mundo de 2018.
🇳🇱 Holanda 9 – 7 Irlanda 🇮🇪 (04 empates)
Esse é um duelo no qual a Holanda possui vantagem. O último duelo entre as duas seleções aconteceu em maio de 2016 e foi apenas um amistoso disputado em Dublin, no Aviva Stadium. Naquela ocasião, a Holanda era comandada por Danny Blind, atual auxiliar técnico de Louis van Gaal na seleção holandesa. Luuk de Jong foi o responsável por marcar o gol do empate, aos 85 minutos.
O último jogo disputado na Holanda, terminou com vitória da Irlanda por 1 a 0. A última vez em que a Holanda venceu a Irlanda, jogando dentro de casa, foi em junho de 1996.
🇳🇱 Holanda 7 – 1 Grécia 🇬🇷 (01 empate)
Esse é mais um duelo no qual a Holanda leva vantagem histórica. Apenas uma vez, a Holanda perdeu para os gregos e isso aconteceu em 2016, quando a equipe também era comandada por Danny Blind. Em amistoso disputado no Philips Stadion, estádio do PSV, a Holanda perdeu por 2 a 1. Georginio Wijnaldum marcou o gol da Holanda, mas Kostas Mitroglou e Giannis Gianniotas, fizeram os dois gols da Grécia na partida.
Mas analisando a história do confronto, a Grécia é um adversário que a Holanda consegue somar vitórias. A última vitória da Holanda em cima da Grécia aconteceu em abril de 2004.
🇳🇱 Holanda 2 – 0 Gibraltar 🇬🇮
Gibraltar é a seleção contra quem a Holanda menos enfrentou. Foram apenas dois encontros e nos dois jogos, terminou com vitória holandesa sob o comando de Louis van Gaal. A seleção de Gibraltar esteve no grupo da Holanda das Eliminatórias para Copa do Mundo desse ano, no Catar.
Vale ressaltar que os dois duelos terminaram com vitórias tranquilas da Holanda e sem a seleção holandesa sofrer gol.