No Noordlease Stadion, em Groninga, no norte da Holanda, o FC Groningen recebeu a visita do AZ Alkmaar e não foi uma das melhores visitas, afinal de contas, os comandados de Pascal Jansen venceram o duelo por 4 a 1, com gols de Jesper Karlsson, Dani de Wit, Milos Kerkez e Mayckel Lahdo. O grande destaque até aqui do FC Groningen, é o centroavante norte-americano, Ricardo Pepi que deixou sua marca novamente.
Esse foi jogo de número 77 entre as duas equipes, com vinte e uma vitórias do FC Groningen contra trinta e cinco do AZ Alkmaar e vinte e um empates. O último jogo disputado no Noordlease Stadion entre os dois clubes, terminou com vitória do Exército Verde-e-Branco por 2 a 0, e foi em novembro do ano passado. Já a última partida, foi em dezembro do ano passado, no AFAS Stadion, e terminou com vitória do AZ Alkmaar.
🟢 Após a derrota para o Sparta Rotterdam na rodada passada, o FC Groningen precisava vencer de qualquer forma dentro de casa, mas pela frente teria o AZ Alkmaar e a missão não era nada fácil para os comandados de Frank Wormuth. A derrota fez o FC Groningen continuar na décima segunda colocação com oito pontos. O próximo jogo dos Groningers será contra o RKC Waalwijk, dentro de casa, na próxima sexta-feira.
🟢⚪ Esse começo de temporada, mesmo não sendo dos melhores, já é melhor do que a temporada passada, quando sob o comando de Danny Buijs, a equipe tinha seis pontos após oito jogos disputados. Nas últimas sete temporadas, apenas na temporada 2020/21 o clube do norte da Holanda conseguiu somar dez ou mais pontos nas oito primeiras rodadas da Eredivisie.
🧀 Após vencer o Ajax pelo De Topper, em Alkmaar, o AZ Alkmaar chegava para o duelo contra o FC Groningen com a moral elevadíssima e sabia que uma vitória poderia lhe colocar ainda mais na briga pelo título da Eredivisie. A vitória fez o AZ Alkmaar assumir a liderança da competição, saindo da terceira para a primeira colocação e chegando aos vinte pontos somados. O próximo jogo dos Alkmaarders será contra o Apollon Limassol do Chipre, pela terceira rodada da fase de grupos da UEFA Europa Conference League 2022/23.
🔴⚪ O AZ Alkmaar precisou esperar onze temporadas para voltar a liderar a Eredivisie após as oito primeiros rodadas da competição. A última vez em que isso aconteceu foi na temporada 2011/12, quando naquele momento, a equipe era comandada por Gertjan Verbeek. Também foi naquela temporada, em que os Cheeseheads conseguiram pela última vez, após oito rodadas, alcançar a barreira dos vinte ou mais pontos somados.
🟢 Frank Wormuth fez três mudanças na equipe titular. Neraysho Kasanwirjo, Florian Krüger e Ragnar Oratmangoen entraram nas vagas de Marin Šverko, Mike te Wierik e Paulos Abraham. Além disso, essa partida foi especial para Liam van Gelderen que passou pelas categorias de base do AZ Alkmaar.
📋 FC Groningen: Michael Verrips, Radinio Balker, Isak Määttä, Liam van Gelderen, Neraysho Kasanwirjo, Joey Pelupessy, Laros Duarte, Tomáš Suslov, Ricardo Pepi, Florian Krüger e Ragnar Oratmangoen.
🧀 Pascal Jansen também fez três alterações no time. Maxim Dekker, Jesper Karlsson e Myron van Brederode entraram nas vagas de Bruno Martins Indi, Jens Odgaard e Mees de Wit.
📋 AZ Alkmaar: Hobie Verhulst, Yukinari Sugawara, Pantelis Hatzidiakos, Milos Kerkez, Maxim Dekker, Sam Beukema, Tijjani Reijnders, Jordy Clasie, Dani de Wit, Jesper Karlsson e Myron van Brederode.
⚽ Gols
🧀 0x1: Com menos de quatro minutos de bola rolando, o AZ Alkmaar já abria o placar no Noordlease Stadion. O sistema ofensivo dos Cheeseheads começou a pressionar a defesa do FC Groningen que tentou sair jogando com toques desde a defesa. Michael Verrips tentou tocar para Radinio Balker, mas o passe saiu errado e parou nos pés de Jordy Clasie. O volante e capitão do AZ Alkmaar, tocou para Tijjani Reijnders que de primeira tocou para Jesper Karlsson que estava jogando como falso nove. O atacante sueco dominou e girou finalizando. Michael Verrips deu rebote, mas a bola estava praticamente nos pés de Neraysho Kasanwirjo, mas o defensor não esperava a chegada rápida de Dani de Wit que de carrinho colocou a bola no fundo das redes do Exército Verde-e-Branco.
🧀 0x2: Aos 19 minutos, o AZ Alkmaar chegou ao segundo gol. Joey Pelupessy tocou para Laros Duarte. O meio-campista estava sendo pressionado por Tijjani Reijnders que roubou a bola na ponta direita e partiu até a linha de fundo para cruzar rasteiro para Jesper Karlsson finalizar rasteiro no canto de Michael Verrips.
🟢 1×2: Aos 42 minutos, um belíssimo lançamento de Neraysho Kasanwirjo para Ricardo Pepi. O centroavante norte-americano ganhou na velocidade de Maxim Dekker e no corpo de Sam Beukema. Mesmo no chão, dentro da grande área, ele girou caído e finalizou no alto da meta defendida por Hobie Verhulst, para diminuir a desvantagem do Exército Verde-e-Branco.
🧀 1×3: Aos 61 minutos, em rápido contra-ataque, o AZ Alkmaar pegou o sistema defensivo do FC Groningen totalmente desorganizado. Tijjani Reijnders recebeu a bola de Riechedly Bazoer. O jovem volante carregou até depois do meio de campo e tocou para entre a marcação de Neraysho Kasanwirjo e Damil Dankerlui para Milos Kerkez. O lateral húngaro saiu na cara de Michael Verrips e tocou na saída do goleiro holandês para aumentar a vantagem dos Cheeseheads.
🧀 1×4: Aos 85 minutos, o AZ Alkmaar sacramentou a vitória. Hobie Verhulst chutou a bola em direção ao meio de campo e ela encontrou a perna direita de Peer Koopmeiners. Com um lindo domínio, o irmão do de Teun Koopmeiners, ex-volante do AZ Alkmaar, tocou para Mayckel Lahdo que entrou na grande área e tocou na saída de Michael Verrips.