Conheça os adversários do Ajax no Grupo D da Champions League

 Conheça os adversários do Ajax no Grupo D da Champions League

Na próxima quarta-feira, o Ajax começará sua caminhada na fase de grupos da UEFA Champions League 2020/21. A equipe comandada por Erik ten Hag terá duro desafios pela frente, afinal de contas, caiu em um grupo com Liverpool FC e Atalanta Bergamo, além do FC Midtjylland.

O que esperar dos adversários do Ajax? Quem deverá ser um dos maiores problemas?

A seguir, vamos analisar os três clubes que compõe o Grupo D da UEFA Champions League ao lado do Ajax.

Legenda:

  • 🦁 Favorito a passar
  • 🐯 Briga com o Ajax
  • 🦓 Se passar é zebra

Liverpool FC

Nosso Palpite: 🦁

O grande favorito para passar em primeiro no grupo, os Reds chegam como a equipe a ser batida. Os comandados de Jürgen Klopp possuem todas as ferramentas para avançar de fase em primeiro lugar sem se complicar.

Na última temporada da UEFA Champions League, o clube inglês foi eliminado pelo Atlético de Madrid nas oitavas de final da competição. Eles chegam como os campeões da Premier League.

😎 O Cara: Mohamed Salah

O atacante egípcio de 28 anos é um dos grandes nomes do atual elenco do clube. Ele consegue encontrar e produzir espaços onde ninguém mais consegue.

É um dos pilares ofensivos da equipe de Jürgen Klopp. Com ele em campo, toda e qualquer defesa precisa se preocupar bastante.

🚨 Olho Nele: Sadio Mané

Além de Mohamed Salah, o Liverpool FC conta com Sadio Mané. O atacante africano chegou ao clube em 2016 depois de uma belíssima temporada com a camisa do Southampton.

Ao lado de Mohamed Salah e Roberto Firmino, eles formam um dos trios ofensivos mais mortais do mundo.

👨‍🏫 O Treinador: Jürgen Klopp

Em 2015, o Liverpool FC vinha de fracassos após fracassos, não se encontrava em campo, até que Jürgen Klopp desembarcou na Inglaterra para assinar com os Reds.

Ele foi o grande responsável por fazer o Liverpool FC voltar a brigar forte contra os outros grandes clubes do futebol europeu.

Se antes da chegada de Jürgen Klopp ninguém tinha mais medo do Liverpool FC, após sua chegada, todos querem correr de um grupo com eles.

🇳🇱 Quem são os holandeses?

🔘 Virgil van Dijk

Um dos principais jogadores holandeses em atividade, Virgil van Dijk é o pilar do sistema defensivo do Liverpool FC, mas uma lesão lhe tirou praticamente da temporada e dificilmente ele conseguirá entrar em ação nessa edição da UEFA Champions League.

🔘 Georginio Wijnaldum

Não é titular absoluto, mas ainda é muito útil no esquema de jogo do Liverpool FC.

Muito se fala que essa poderá ser a última temporada dele na Inglaterra, afinal de contas, Ronald Koeman já demonstrou forte interesse em levar o jogador para a Espanha.

🔘 Sepp van den Berg

Em julho de 2019, ele deixou o PEC Zwolle por 1 milhão e 900 mil euros. Com 18 anos, Sepp van den Berg chega como aposta para o futuro da equipe.

Possui poucas oportunidades no time principal, mas está inscrito entre os jogadores que podem tentar ajudar o Liverpool FC nessa nova caminhada na UEFA Champions League.

🇧🇷 Quem são os brasileiros?

🔘 Fabinho

Com 26 anos, Fabinho saiu muito cedo do Brasil. Não chegou a jogar no time principal do Fluminense, logo foi negociado com o Rio Ave FC de Portugal por 500 mil euros.

De Portugal, ele foi para a Espanha e depois para a França onde se destacou com o AS Mônaco e chamou a atenção do Liverpool FC que pagou 45 milhões de euros para contratar o defensor em 2018.

🔘 Alisson

No Brasil, Alisson só jogou no Internacional, mas foi um jogador extremamente importante na equipe gaúcha. Em 2016 a AS Roma pagou 8 milhões de euros para tirá-lo do Brasil.

Com um desempenho fora da curva, ele foi visto com bons olhos pelo Liverpool FC que resolveu paga 62 milhões de euros para contratá-lo.

Hoje, Alisson é titular absoluto na equipe de Jürgen Klopp, mas por causa de uma lesão, ele vem perdendo esse começo de temporada.

🔘 Roberto Firmino

Natural de Alagoas, Roberto Firmino defendeu o Figueirense (SC) e Tombense (MG) antes de partir para a Alemanha e assinar com o 1899 Hoffenheim.

Na Alemanha, ele passou quatro anos antes de assinar com o Liverpool FC em 2015. O clube inglês teve que pagar cerca de 45 milhões de euros para tirá-lo do 1899 Hoffenheim.

🧐 Jogou na Holanda

🔘 Konstantinos Tsimikas

No começo da temporada 2017/18, Konstantinos Tsimikas foi emprestado ao Willem II e passou apenas uma temporada defendendo os Tricolores de Tilburg.

Ele pertencia ao Olympiacos Pireu da Grécia e foi negociado a 13 milhões de euros com o Liverpool FC em agosto desse ano.

📖 História do Clube:

O Liverpool foi criado a partir de uma cisão interna no Everton, em 1892. Presidente do clube, John Houlding também era dono de Anfield, onde os Toffees jogavam. Contudo, uma briga com a diretoria levou os outros dirigentes a transferirem os alviazuis ao Goodison Park. Para ocupar o seu estádio, Houlding fundou o Liverpool, basicamente formado por jogadores escoceses. A nova agremiação logo ganhou o campeonato regional e se juntou à Football League em 1893/94. (Fonte: Trivela)

Atalanta Bergamo

Nosso Palpite: 🐯

O grande concorrente do Ajax por uma vaga no mata-mata da UEFA Champions League. A Atalanta Bergamo chega para mais uma edição da maior competição de clubes do mundo com um elenco forte e que possui totais condições de briga ponto a ponto com os holandeses para avançar de fase.

Na última temporada, a Atalanta Bergamo ficou muito próximo de chegar na semifinal da UEFA Champions League, mas acabou perdendo para o PSG da França.

Eles se tornaram a equipe que ao lado do Red Bull Leipzig mostraram um futebol muito ofensivo, principalmente contra os clubes milionários.

Todos aguardam por uma Atalanta Bergamo novamente muito ofensiva e que chegue para brigar por uma vaga com um futebol que encante a Europa novamente.

😎 O Cara: Papu Gómez

O argentino de 32 anos está na Atalanta Bergamo desde 2014 quando deixou o Metalist da Ucrânia e assinou com os italianos por um pouco mais de 4 milhões de euros.

Na temporada passada, ele foi o líder de assistências na equipe, com 18 passes para gols. O clube conta com sua criatividade dentro de campo para encontrar espaços nas defesas adversárias e colocar os atacantes da equipe na cara do gol.

🚨 Olho Nele: Josip Iličič

O atacante esloveno de 32 anos está no futebol italiano desde 2010, mas defendendo as cores da Atalanta Bergamo, ele está desde 2017 quando deixou a Fiorentina e partiu rumo a Bergamo.

Na temporada passada, Josip Iličič fez 34 partidas com a camisa dos La Dea e marcou 21 gols. É a esperança de gols do clube para essa temporada.

A dupla Josip Iličič e Papu Gómez fez muitas feridas nas defesas dos adversários na temporada passada.

👨‍🏫 O Treinador: Gian Piero Gasperini

No clube desde 2016 e com contrato até o final da temporada 2021/22, Gian Piero Gasperini é o cara que articula tudo nos Gli Orobici.

Na Atalanta Bergamo, Gian Piero Gasperini vem fazendo um dos seus maiores trabalhos. Ele ainda não possui títulos em sua carreira como treinador e tentará buscar isso com os Nerazzurri.

🇳🇱 Quem são os holandeses?

🔘 Marten de Roon

Com 29 anos, o holandês ex-Sparta Rotterdam, Feyenoord e SC Heerenveen chegou a Atalanta Bergamo em 2017 e vive um dos melhores momentos da sua carreira com a camisa do clube italiano.

O seu desempenho no clube italiano lhe rendeu convocações para a seleção holandesa quando Ronald Koeman era o treinador e atualmente, com Frank De Boer, o volante vem ganhando espaço também.

🔘 Sam Lammers

Chegou nessa temporada a Atalanta Bergamo e é uma das joias do clube para o futuro. A equipe possui um elenco com uma idade avançada e Sam Lammers chega para dar uma oxigenada nesse elenco.

Vindo do PSV, ele não conseguiu se tornar o titular absoluto pelo clube de Eindhoven, muito por causa de uma lesão que lhe tirou da temporada passada.

Quando ele estava muito próximo de se firmar na equipe titular, a Atalanta Bergamo veio com tudo para tirá-lo da Holanda.

🔘 Hans Hateboer

O lateral direito também da seleção holandesa, chegou na Atalanta Bergamo em 2017. A equipe italiana pagou cerca de 1 milhão de euros para levar o defensor para a Itália.

Com 26 anos, Hans Hateboer atua praticamente como um ponta pela direita e gosta de pisar com frequência na grande área adversária.

🇧🇷 Quem são os brasileiros?

🔘 Rafael Tolói

O defensor de 30 anos deixou o Brasil em 2015, com 25 anos. No Brasil, ele defendeu o Goiás e o São Paulo. Na Europa, além de defender a Atalanta Bergamo, ele também vestiu a camisa da AS Roma por seis meses antes de assinar em definitivo com os La Dea.

Atualmente ele é titular na equipe de Gian Piero Gasperini.

🧐 Jogou na Holanda

🔘 Robin Gosens

O alemão de 26 anos defendeu três clubes na Holanda, o Vitesse, o FC Dordrecht e por último, o Heracles Almelo.

Em 2017, ele deixou a Holanda e foi contratado em definitivo pela Atalanta Bergamo.

O Heracles Almelo recebeu apenas 900 mil euros para liberar o jogador.

FC Midtjylland

Nosso Palpite: 🦓

Um dos clubes mais frágeis do grupo. O FC Midtjylland da Dinamarca é o que chamamos de uma possível zebra. Lógico que a equipe não chegou do nada na fase de grupos. Será sua primeira participação em uma fase de grupos da UEFA Champions League.

Os dinamarqueses querem surpreender e quem sabe até beliscar uma terceira colocação e garantir uma vaga no mata-mata da UEFA Europe League.

O clube foi fundado em 1999 e é um dos times mais novos nessa edição da UEFA Champions League.

😎 O Cara: Pione Sisto

Com 25 anos e nascido em Kampala na Uganda, Pione Sisto é um dos grandes nomes do atual elenco do clube dinamarquês. Ele retorna ao FC Midtjylland após quatro anos longe, mais precisamente na Espanha defendendo as cores do Celta de Vigo.

Ele deixou a equipe em 2016 por 6 milhões de euros. Era tido como uma das grandes promessas do clube e o Celta de Vigo não perdeu a oportunidade.

Mesmo jovem, ele não conseguiu se firmar de fato no clube espanhol e acabou sendo vendido de volta por 2 milhões e meio ao FC Midtjylland.

Na Dinamarca, parece que nesse recomeço, ele está se reencontrando com o seu bom futebol. Nessa temporada, ele já fez oito partidas e marcou dois gols, mas nenhum foi marcado na campanha dos Play-Offs da UEFA Champions League.

🚨 Olho Nele: Erik Sviatchenko

Erik Sviatchenko
Erik Sviatchenko

O zagueiro dinamarquês de 29 anos, retornou ao FC Midtjylland no início da temporada 2018/19. Em 2016, mais precisamente na metade da temporada 2015/16, ele deixou o FC Midtjylland para assinar com o Celtic da Escócia por 2 milhões e meio de euros.

Exatamente dois anos após chegar ao Celtic, Erik Sviatchenko foi emprestado ao FC Midtjylland. No ano de 2018, mais precisamente no começo da temporada 2018/19, o FC Midtjylland resolveu comprar o defensor de volta e pagou um pouco mais de 1 milhão de euros para ter o zagueiro de volta a Dinamarca.

Erik Sviatchenko é a segurança defensiva que Brian Priske busca em sua equipe. Nós podemos dizer que Brian Priske tem em Erik Sviatchenko o seu xerife na defesa.

👨‍🏫 O Treinador: Brian Priske

Brian Priske
Brian Priske

Em julho de 2011, Brian Priske resolveu encerrar sua carreira de jogador profissional, onde defendeu além do próprio FC Midtjylland, clubes como Aalborg (DIN), KRC Genk (BEL), FC Portsmouth (Inglaterra) e o Club Brugge KV (BEL).

Ao encerrar sua carreira, começou um novo desafio em sua vida, agora como treinador profissional. O FC Midtjylland foi o clube que abriu as portas para Brian Priske dar os primeiros passos nessa nova caminhada.

Em julho de 2011 ele começou a trabalhar como auxiliar técnico de Glen Riddersholm (148 Jogos) e posteriormente, Jess Thorup (50 jogos). Apenas em novembro de 2019, o FC Midtjylland resolveu efetivar Brian Priske como o treinador do clube e parece que não estão se arrependendo. Ele foi responsável por levar a equipe ao título dinamarquês e colocar a equipe na principal competição de clube do mundo, a UEFA Champions League.

É com ele que o clube conta para tentar surpreender além do Ajax, a Atalanta Bergamo e o Liverpool FC.

🇳🇱 Quem são os holandeses?

O elenco do FC Midtjylland não conta com nenhum jogador holandês.

🇧🇷 Quem são os brasileiros?

🔘 Evander

Evander
Evander

No clube desde julho do ano passado, Evander é um dos grandes nomes desse atual elenco do FC Midtjylland. No Brasil, Evander foi revelado no Vasco e atuou apenas no clube carioca.

Ele foi vendido ao FC Midtjylland no ano passado por 2 milhões e meio de euros. Antes de assinar em definitivo, Evander já tinha passado uma temporada na Dinamarca emprestado atuando pelo clube.

🔘 Paulinho

Paulinho

Cria da base do Santo André de São Paulo, Paulinho passou por Boa Esporte-MG, São Bento-SP e por final, no Bahia, onde foi visto de perto por olheiros do FC Midtjylland.

O clube comprou o lateral esquerdo brasileiro por 700 mil euros em julho do ano passado.

Atualmente, Paulinho é titular na equipe de Brian Priske.

🔘 Junior Brumado

Junior Brumado

O atacante de 21 anos, é mais uma aposta do clube dinarmaquês para essa temporada. Ele é cria da base do Bahia e foi vendido ao FC Midtjylland por 2 milhões e 250 mil euros em janeiro de 2019.

Nessa temporada, Brumado já fez dois gols em sete jogos. Além de fazer um gol no campeonato nacional, ele também já deixou sua marca na campanha que levou o FC Midtjylland até a fase de grupos da UEFA Champions League.

🧐 Jogou na Holanda

🔘 Mikael Anderson

Mikael Anderson

O islandês de 22 anos atuou na Holanda na temporada 2018/19 quando foi emprestado ao SBV Excelsior de Roterdã.

Em sua passagem na Holanda, Mikael Anderson jogou 18 partidas pelo time principal dos Kralingers e marcou apenas um gol.

Ele esteve no elenco que acabou levando os Rotterdammers ao rebaixamento para a segunda divisão, mais conhecida como Keuken Kampioen Divisie.

🔘 Anders Dreyer

O ponta direita de 22 anos, foi revelado pelo Esbjerg fB da Dinamarca e foi vendido ao Brighton & Hove Albion Football Club em 2018. Na temporada passada, ele foi emprestado ao SC Heerenveen onde jogou 11 partidas na Eredivisie e duas na TOTO KNVB Beker pelo clube da Frísia.

Por causa da pandemia, ele não conseguiu atuar mais jogos com a camisa dos Heerenveners.

🔘 Daniel Höegh

Outro que também defendeu o SC Heerenveen na temporada passada foi o defensor, Daniel Höegh.

O zagueiro chegou ao SC Heerenveen em 2017 vindo do FC Basel da Suíça, mas na temporada passada, seu contrato foi encerrado e ele viajou até a Dinamarca para assinar com FC Midtjylland, onde ficará até o final da próxima temporada.

Com a camias do SC Heerenveen, Daniel Höegh fez 111 jogos e marcou seis gols.

📖 História do Clube

O Midtjylland é um clube recente, surgido em 1999. A equipe nasceu a partir da fusão do Ikast FS e do Herning Fremad, na intenção de impulsionar o futebol nas duas cidades da Jutlândia. Foram dez anos de processo até que a união se concluísse, fomentada pelo proprietário de uma carpintaria e por um revendedor de automóveis. Um ano depois, os rubro-negros já alcançavam a elite do Campeonato Dinamarquês em 2000. Já em 2014, outro episódio importante ocorreu com a chegada do empresário inglês Matthew Benham, também proprietário do Brentford. (Fonte: Trivela)

Tarcisio Neri

Confira também

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *