Depois de dez meses, a Holanda U21 voltará a campo. A última partida da equipe de Erwin van de Looi aconteceu em novembro do ano passado, quando bateu a Inglaterra por 2×1 com gols de Kaj Sierhuis e Javairô Dilrosun, em amistoso, disputado no De Vijverberg.
De lá para cá, a pandemia começou a assolar o mundo e o futebol parou. Aos poucos, o futebol vai voltando com mais intensidade, principalmente na Europa.
Essa será a primeira data FIFA, após a parada por causa do coronavírus.
Quando tudo parou, a Holanda deixava seu grupo em primeiro lugar com 12 pontos em 4 partidas, três pontos a mais que o segundo colocado, Portugal.
Vitórias em cima do Chipre (5×1), Noruega (4×2), Gibraltar (6×0) e Portugal (4×2), deixaram a seleção de Erwin van de Looi na liderança do grupo e é em busca disso que os jovens de até 21 anos retornam, buscar manter a liderança para garantir uma vaga na Eurocopa da categoria.
Uma vitória amanhã, deixará a Holanda U21 na liderança isolada do Grupo 7 das Eliminatórias para Eurocopa Sub21.
Mas vale lembrar que a Holanda U21 não terá no banco de reservas seu treinador, Erwin van de Looi, quem comandará a seleção nesses dois jogos será Marcel Groninger, isso porque Erwin van de Looi ajudará Dwight Lodeweges nos dois jogos que fará na seleção principal.
E Marcel Groninger terá cinco desfalques para esse primeiro jogo contra a Bielorrússia, Tahith Chong (Werder Bremen), Deyovaisio Zeefuik, Daishawn Redan e Javairô Dilrosun (Hertha BSC) estão fora, pois, seus clubes exigem o período de isolamento após retornar de Minsk, na Bielorrússia. E nessa quinta-feira, Marcel Groninger soube que também não contará com Cody Gakpo que precisará fazer uma cirurgia dental.
Como armar a equipe?
A última vez que a Holanda U21 entrou em campo teve a seguinte escalação: Kjell Scherpen, Deyovaisio Zeefuik, Owen Wijndal, Rick van Drongelen, Perr Schuurs, Ludovit Reis, Teun Koopmeiners, Dani de Wit, Kaj Sierhuis, Justin Kluivert e Javairô Dilrosun.
Dessa escalação, apenas cinco jogadores poderão atuar amanhã, Dani de Wit, Ludovit Reis, Kaj Sierhuis, Kjell Scherpen e Teun Koopmeiners, ou seja, teremos diversas mudanças na equipe titular da Holanda U21.
E mesmo a Bielorrússia não sendo uma seleção tão forte, historicamente a Holanda tem problemas quando enfrenta os bielorrussos. Até hoje, foram quatro jogos, apenas uma vitória da Holanda contra duas da Bielorrússia e um empate.
A única vitória da Laranja em cima dos bielorrussos aconteceu em 2015, quando no Koning Willem II Stadion com gol de Vincent Janssen, a Holanda venceu por 1×0. Daquela equipe, apenas Nathan Aké conseguiu espaço na seleção principal. Fred Grim era o treinador da Holanda U21.
O jogo será às 13h (horário de Brasília) no Tractor Stadium, em Minsk.