O que a KNVB pode fazer? Com Van Gaal, cada alternativa parece uma segunda opção

 O que a KNVB pode fazer? Com Van Gaal, cada alternativa parece uma segunda opção

Mesmo aposentado há um tempo, Louis van Gaal afirmou nesse final de semana que poderia pensar em retornar ao comando da seleção holandesa, caso fosse perguntado.

Ele não se candidatou abertamente, no máximo responde perguntas sobre esse tema. No entanto, com essa declaração, Louis van Gaal deixa seu espírito pairando em Zeist e ao lado dos dirigentes holandeses, em um momento no qual a KNVB (Koninklijke Nederlandse Voetbalbond) busca um novo treinador.

E isso gera um problema que o diretor da KNVB (Koninklijke Nederlandse Voetbalbond), Eric Gudde terá que administrar. Se ele ignorar Louis van Gaal, ele terá opções melhores no mercado do que o treinador de 69 anos, que em 2014 levou a desacreditada Holanda a um terceiro lugar na Copa do Mundo no Brasil.

O problema que explicar na Holanda que ao invés de oferecer o cargo a Louis van Gaal, a federação buscará nomes como Frank de Boer, Henk ten Cate ou até mesmo efetivar Dwight Lodeweges para comandar a seleção na Eurocopa do próximo ano, não é uma tarefa fácil.

Isso seja bastante justificável internamente, entre os dirigentes da federação, mas publicamente poderá ser um problema que eles terão que contornar.

A KNVB (Koninklijke Nederlandse Voetbalbond) deseja manter a equipe e o “ambiente” que foi construído ao longo desse período que Ronald Koeman esteve no comando da seleção. Virgil van Dijk, atual campeão da seleção, também deixou isso claro.

Todos estão gostando do ambiente leve e tranquilo para trabalhar e ninguém quer perder isso.

A KNVB (Koninklijke Nederlandse Voetbalbond) e os jogadores não querem um treinador que chegue mudando tudo, colocando tudo de pernas para o ar. Caso Louis van Gaal seja escolhido como treinador, ele traria dois novos assistentes técnicos e seu próprio analista de vídeo, o que imediatamente, mudará a forma de jogar da seleção.

Ao mesmo tempo, todos podem pensar: não há escolha mais segura do que Louis van Gaal. Com uma equipe que nunca disputou uma Eurocopa, a experiência de Louis van Gaal seria fundamental para extrair o melhor de todos os jogadores em um torneio tão importante, como a Eurocopa.

Ao deixar a porta aberta para uma possível volta para a seleção, cada alternativa que a KNVB (Koninklijke Nederlandse Voetbalbond) pense, parece ser uma segunda opção.

Louis van Gaal é inteligente e não teria falado que pensaria em retornar para a seleção caso fosse convidado, sem nenhum objetivo. Se a KNVB não oferecer o cargo a Louis van Gaal, qualquer problema na Eurocopa, a responsabilidade cairá em cima do elenco e principalmente de Eric Gudde que optou por outro treinador ao invés de Louis van Gaal.

O treinador que aceitar o cargo, terá a sombra de Louis van Gaal assombrando o seu trabalho.

Confira também

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *