
A casa do Feyenoord, em Roterdã, no oeste da Holanda, foi palco para a final da Copa da Holanda 2024/25 entre AZ Alkmaar e Go Ahead Eagles. Se pelo lado dos Cheeseheads, a equipe não conseguia vencer a seis jogos na Eredivisie, as Águias vinham de três jogos sem vitória no campeonato holandês. Os Alkmaarders saíram na frente com Troy Parrott cobrando pênalti no começo da partida, mas nos minutos finais do jogo, após os Cheeseheads perderam duas grandes chances, o Go Ahead Eagles empatou de pênalti com o seu capitão, Mats Deijl. A partida foi decidida nos pênaltis e não foi um dia feliz para Mayckel Lahdo e Zico Buurmeester que desperdiçaram as cobranças e permitiram com que o Go Ahead Eagles conquistasse seu primeiro grande título em toda sua história.
Esse foi o 52ª jogo entre as duas equipes, com 23 vitórias para o AZ Alkmaar, 17 empates e apenas 12 vitórias para o Go Ahead Eagles. Com a bola rolando, o AZ Alkmaar não perde do Go Ahead Eagles desde 8 de fevereiro de 2014. O último jogo entre eles terminou empatado em 2 a 2, no AFAS Stadion, casa do AZ Alkmaar.
🧀 Com a derrota, o AZ Alkmaar perdeu a chance de garantir antecipadamente uma vaga na UEFA Europa League da próxima temporada. Diante disso, o time de Maarten Martens precisará melhorar na Eredivisie para conseguir uma vaga europeia na próxima temporada. Analisando o cenário de momento, o AZ Alkmaar está dentro da zona de classificação para a Europese Tickets Eredivisie e, por enquanto, jogará contra o FC Twente, SC Heerenveen e Heracles Almelo para conquistar a vaga na UEFA Europa Conference League 2025/26. O próximo compromisso da equipe de Maarten Martens será contra o NAC Breda, em casa.
🦅 Já o Go Ahead Eagles voltará a campo no próximo domingo, quando jogará fora de casa contra o Almere City FC. Com a vaga europeia já conquistada e sem nenhuma chance de ser rebaixado, as Águias agora começam a planejar a próxima temporada.

🧀 AZ Alkmaar: Os Cheeseheads chegavam à final da Copa da Holanda com seis jogos sem vencer na Eredivisie e Maarten Martens segue buscando um time ideal. Diante disso, Maarten Martens fez seis mudanças na equipe titular. Wouter Goes, Seiya Maikuma, David Møller Wolfe, Sven Mijnans, Troy Parrott e Ernest Poku entraram nas vagas de Alexandre Penetra, Denso Kasius, Mees de Wit, Zico Buurmeester, Ibrahim Sadiq e Mexx Meerdink.
🦅 Go Ahead Eagles: Pelo lado das Águias, Paul Simonis conseguiu repetir a escalação do último compromisso da equipe que foi na Eredivisie.

🧀 1×0: Nos primeiros minutos do segundo tempo, Danny Makkelie marcou penalidade máxima para os Cheeseheads. Peer Koopmeiners abriu o jogo com Seiya Maikuma na ponta direita. O defensor japonês cruzou a bola para Troy Parrott. O centroavante ajeitou a bola para a finalização de Ernest Poku. No momento de finalização, Joris Kramer levantou muito a perna a atingiu o atacante do AZ Alkmaar. Inicialmente, Danny Makkelie não marcou nenhuma falta, mas ao ser chamado no VAR e rever o lance no vídeo, o árbitro holandês apontou para a marca da cal. Troy Parrott foi para a primeira tentativa e ao finalizar, Jari De Busser defendeu. Danny Makkelie foi acionado pelo VAR, informando que houve invasão no momento da cobrança de Troy Parrott. Danny Makkelie informou que a cobrança precisaria ser realizada novamente e na segunda oportunidade, Troy Parrott não desperdiçou e colocou os Cheeseheads em vantagem.
🦅 1×1: Nos últimos minutos dos acréscimos, Danny Makkelie marcou um novo pênalti, dessa vez para o Go Ahead Eagles. Em bola levantada na grande área do AZ Alkmaar, Peer Koopmeiners alega que sofreu falta, mas o fato é que a bola bateu em seus braços que estavam esticados. Danny Makkelie não marcou falta em Peer Koopmeiners e confirmou a penalidade para as Águias. Na cobrança, Mats Deijl bateu e converteu em gol, levando a partida para a prorrogação.
🦅 PÊNALTIS! O empate persistiu durante os trinta minutos de prorrogação, então o jogo foi decidido nas cobranças de pênaltis. Pelo lado do AZ Alkmaar, Peer Koopmeiners e Mexx Meerdink converteram, mas Mayckel Lahdo e Zico Buurmeester desperdiçaram. Já pelo lado das Águias, Mats Deijl, Søren Tengstedt, Milan Smit e Julius Dirksen converteram e garantiram o primeiro grande título da história dos Deventenaars.
