O próximo terceiro colocado da Eredivisie deve depositar todas as suas esperanças no sucesso do Athletic Bilbao na UEFA Europa League. Os bascos podem garantir que até mesmo o terceiro colocado da Eredivisie receba uma vaga direta na fase de grupos da UEFA Champions League, embora o Athletic Bilbao não consiga fazer isso sozinho.
Na disputa pelo segundo lugar, que dá direito à classificação direta para a fase de liga da próxima UEFA Champions League, o PSV está a cinco pontos à frente do Feyenoord. No entanto, o Stadionclub ainda poderá evitar ter que disputar a fase preliminar da UEFA Champions League. Há um cenário no qual o Athletic Bilbao desempenha um papel fundamental.
Primeiro, o Athletic Bilbao precisa vencer a UEFA Europa League. Esse é o único clube naquele torneio que provavelmente obterá uma vaga na UEFA Champions League por meio de sua competição nacional. O Athletic Bilbao está na quarta colocação na La Liga e essa posição lhe rende uma vaga direta na fase de liga da UEFA Champions League. Manchester United e Tottenham estão em 14ª e 15ª na Premier League, respectivamente, então podem esquecer a classificação para a Liga dos Campeões via campeonato nacional. O último clube é o FK Bodø/Glimt da Noruega, onde não há vaga direta para a fase de liga da UEFA Champions League.
O clube que conquistar o título da UEFA Europa League, receberá uma vaga já na fase de liga da UEFA Champions League, mas, se o Athletic Bilbao já estiver conquistado essa vaga direta via campeonato nacional, essa vaga passará para o time que tiver acumulado mais pontos no coeficiente da UEFA e ainda não tiver se classificado para a fase de liga da UEFA Champions League. Nesse caso, entra em cena o terceiro colocado da Holanda (PSV ou Feyenoord). Não estamos considerando o FC Utrecht, pois os Utregs possuem poucos pontos na classificação da UEFA.
No entanto, não é o caso de PSV e Feyenoord estarem na frente da fila. Há também clubes que competem caso o Athletic Bilbao vença a UEFA Europa League e consiga uma vaga na UEFA Champions League em sua própria competição. Benfica, FC Porto e Club Brugge estão atualmente acima do PSV e Feyenoord.
Em Portugal, apenas o Benfica consegue ter vantagem sobre os dois clubes da Holanda, mas o clube de Bruno Large está na segunda colocação e empatado em pontos com o Sporting, atual líder da competição. Para a Holanda, o melhor cenário é o Benfica conquistando o título português.
O Club Brugge está atualmente envolvido nos play-offs para conquistar o título do campeonato belga. O Club Brugge está em segundo, um ponto atrás do KRC Genk. Neste caso, o terceiro colocado holandês terá que torcer mais uma vez para que o Club Brugge conquiste o título do campeonato belga e consequentemente uma vaga direta na fase de liga da UEFA Champions League e o KRC Genk termine em segundo.
Em resumo, o que precisa acontecer para que o terceiro colocado da Eredivisie chegue direto na fase de liga da próxima UEFA Champions League?
- Feyenoord ou PSV terminar em terceiro lugar na Eredivisie;
- O campeão da UEFA Europa League se classificar direto para a UEFA Champions League através da sua própria competição nacional;
- Benfica e FC Porto não terminar em segundo no campeonato português;
- O Club Brugge não terminar em segundo na Bélgica