Já se passaram sete anos desde que Paul Bosvelt e Jan Willem van Dop começaram a trabalhar no Go Ahead Eagles. O clube de Deventer havia terminado em décimo sétimo lugar na Eredivisie. Estava claro que as coisas teriam que mudar. Após passar três temporadas na Keuken Kampioen Divisie, o Go Ahead Eagles finalmente conseguiu subir novamente para a Eredivisie. O treinador do clube era o Kees van Wonderen e, nas temporadas seguintes, as Águias conseguiram se estabilizar na elite do futebol holandês. O novo destaque dessa temporada é a chegada do clube na final da Copa da Holanda contra o AZ Alkmaar, na próxima segunda-feira, em Roterdã. Com um orçamento modesto, o Go Ahead Eagles não está apenas brigando por uma vaga entre os cinco primeiros da Eredivisie, o time de Paul Simonis também joga um futebol atraente.
O sucesso se deve em grande parte a Paul Bosvelt, que como gerente técnico foi responsável por montar um elenco e colocar Paul Simonis como treinador. A grande questão é como ele opera e qual é o seu segredo. Como Paul Bosvelt consegue fazer tudo isso com o Go Ahead Eagles?
De todos os integrantes do Go Ahead Eagles, Jan Willem van Dop provavelmente é quem melhor o conhece. O gerente geral trabalha com Paul Bosvelt há sete temporadas e fala com o gerente técnico diariamente.
“Nós temos um relacionamento muito bom. Paul Bosvelt e eu combinamos bem, já provamos isso até agora. Nós sempre apoiamos um ao outro. Se um de nós está com dificuldades, o outro está lá para ajudar. Em todos esses anos em que trabalhei no futebol, isso é realmente algo raro de acontecer. Nosso relacionamento é puro. Nós sabemos o que temos um com o outro” disse Jan Willem van Dop.
Paul Simonis começa a rir quando se lembra do primeiro encontro que teve com Paul Bosvelt. Kees van Wonderen queria levar Paul Simonis com ele para o Go Ahead Eagles como assistente em 2020 e, após uma boa conversa com o treinador, uma segunda reunião aconteceria em Deventer. Não só Kees van Wonderen, mas também Paul Simonis estaria presente. A ideia é que Paul Simonis e outros candidatos a assistentes façam uma apresentação com base em um relatório que receberam.

“Eu estava bem nervoso. Nós tivemos que analisar uma partida. A questão era: suponha que você tenha que assumir o lugar do treinador principal, o que você treinará e onde você quer ver resultados imediatos na semana seguinte?” disse Paul Simonis.
Quando Paul Simonis entra na sala, ele vê uma expressão séria no rosto de Kees van Wonderen.
“Mas Paul Bosvelt fez uma piada depois de dez minutos. Olha, Kees van Wonderen, já se tornou um grande amigo meu, mas durante aquela apresentação foi Paul Bosvelt quem deu um tom mais leve. Graças a ele eu me senti à vontade rapidamente. Kees van Wonderen manteve o tom muito profissional e de uma forma que era necessária, porque era sobre alguma coisa. A sensação depois daquela conversa foi muito boa” disse Paul Simonis.
Naquela época, antes de assinar com o Go Ahead Eagles, Paul Simonis trabalhava no Sparta Rotterdam. Após a entrevista, ele retornou para Roterdã e no caminho, o seu telefone tocou.
“Não tinha quinze minutos que eu tinha deixado o local onde realizamos a entrevista. Paul Bosvelt falou que a minha apresentação foi a melhor e que eles gostariam de me contratar. Ele foi direto ao ponto. Fiquei tão animado, confiante e decidi fazer isso. Por um lado, Paul Bosvelt era muito alegre e relaxado, mas ao mesmo tempo ele era muito forte inteligente e conhecia demais os processos. Percebi que ele deixou espaço para o lado humano e para algumas piadas. Eu gosto disso” disse Paul Simonis.
Como assistente de Kees van Wonderen, Paul Simonis começa a conhecer Paul Bosvelt melhor.
“O que notei sobre ele foi que ele não se importa muito com contratos e regras. Paul Bosvelt olha apenas para o futebol. Observar jogadores e orientar olheiros. Ele é gerente técnico e olheiro-chefe ao mesmo tempo. Esta construção é diferente da maioria dos clubes. Paul Bosvelt pode ficar sentado em frente ao seu computador o dia inteiro, analisando os jogadores. Ele deixa as negociações do contrato com Jan Willem van Dop. Paul Bosvelt só se preocupa com futebol e isso o torna muito especial. Ele está no controle. Há uma reunião toda semana com os olheiros e esses profissionais só aumentam a cada semana” disse Paul Simonis.

Jeffrey Kooistra também estava nesse grupo de olheiros. O ex-jogador do NEC Nijmegen, trabalha como olheiro no Go Ahead Eagles desde 2019 e tem contato semanal com Paul Bosvelt.
“Paul Bosvelt vai direto ao ponto. Ele diz o que pensa. Isso geralmente leva a discussões, mas estas são sempre conduzidas com respeito. Paul Bosvelt gosta de conversar e não se sente importante demais para rever sua opinião. Ele é prático e, além disso, uma pessoa muito agradável. Nós trabalhamos com uma equipe pequena. Cada um está em seu lugar e o quadro geral está correto. Nenhum de nós sofre de ego inflado, mas é legal que Paul Bosvelt sempre deixe claro que não trabalha sozinho. Ele nunca esconde isso, enquanto no futebol é bastante normal que profissionais sejam egoístas nesse ponto” disse Jeffrey Kooistra.
O capitão do Go Ahead Eagles, Mats Deijl descreve Paul Bosvelt como um cara legal, aberto e honesto.
“Eu consigo falar muito bem com ele. Não apenas sobre futebol, claro, mas também sobre outras questões. Ele é um homem muito simpático para se trabalhar e faz seu trabalho de forma fantástica. Acho que às vezes subestimam o quanto ele faz. Paul Bosvelt é realmente um elo muito importante para o nosso sucesso” disse Mats Deijl.
Jan Willem van Dop percebe que a abordagem prática de Paul Bosvelt às vezes provoca alguns olhares estranhos. O gerente geral conhece Paul Bosvelt como ninguém, é claro, mas também entende que ele não tem o caráter mais fácil.
“Paul Bosvelt é uma personalidade aberta, mas algumas pessoas têm dificuldades de compreendê-lo. Às vezes, ele pode se expressar de uma forma que faz você se perguntar: será que ele realmente quis dizer isso? E então ele também faz uma certa careta. Paul Bosvelt também é uma dessas pessoas que gosta de fazer piadas. Se você não o conhece, eu entendo que às vezes você pense: que tipo de homem é esse?” disse Jan Willem van Dop.

Jan Willem van Dop relembra assim uma reunião com todos os clubes da Eredivisie. Um dia antes de todos os gerentes gerais falarem entre si, houve uma plataforma técnica na qual Paul Bosvelt discurou.
“Isso era sobre treinamento de jovens. Eu não estava lá naquele dia, então fiquei curioso sobre o que Paul Bosvelt tinha dito e qual era a opinião do Go Ahead Eagles. Quando perguntei como Paul Bosvelt havia dito isso, a resposta que obtive foi: “Da maneira como conhecemos Paul Bosvelt”. Então já sei o suficiente. Ele não deixa nada ao acaso e declara sua opinião” disse Jan Willem van Dop.
Paul Bosvelt prefere se envolver na busca por novos jogadores. Mapeando jogadores, assistindo filmagens, identificando possíveis reforços.
“Paul Bosvelt está em uma sala nova desde o verão passada, mais perto dos jogadores e da comissão técnica. Recentemente, a equipe tirou um dia de folga na segunda-feira e Paul Bosvelt ficou sentado naquela sala o dia todo assistindo a alguns jogos. Isso é a cara dele. Quando Paul Bosvelt fala sobre um jogador, todos acreditam no que ele diz. Ele sempre tem ideias sobre o futebol, sobre os jogadores, sobre como a equipe de jogar. Às vezes há coisas ali que ninguém tinha pensado ainda. Ele sabe muito sobre futebol. Sua granded força é que ele escolhe os jogadores certos” comentou Jan Willem van Dop.
“Ele vê melhor do que ninguém se, e onde ainda há espaço para melhorias em um jogador. Nesse aspecto eu realmente concordo com Paul Bosvelt. Ele ousa fazer escolhas. Veja Oliver Antman. Suas estatísticas no FC Groningen e no FC Nordsjaelland podem não ter sido ótimas, mas Paul Bosvelt viu algo nele. Pensamos muito sobre o que um jogador pode nos trazer. Ele se encaixa no sistema ou é uma variação dele? O que um jogador pode trazer e ele se encaixa nesse perfil que temos para a posição? E quanto à duração do contrato dos nossos jogadores atuais? E não menos importante: como é a personalidade dele? No Go Ahead Eagles, muitsa vezes, apenas contratamos pessoas boas. Como olheiros, às vezes assistimos a uma sessão de treinamento sem avisar para ver como ele se comporta” falou Jan Willem van Dop.
“Paul Bosvelt ainda gosta mais de ser olheiro. Deixe-o assistindo ao jogo e fazer um elenco. É assim que todos nós trabalhamos juntos. A equipe de olheiros é pequena, mas acho que isso explica em parte seu sucesso. Todos devem poder dar sua opinião, então você não deve trabalhar com uma equipe muito grande. Nas arquibancadas, é claro que às vezes me perguntam o que nos torna tão bem-sucedidos. De certa forma, é apenas uma questão de sorte, mas também podemos fazer o que quisermos em nossa função. Não é como se entregássemos dez notas ao olheiro, que então vai falar com o diretor técnico e aí vemos o que acontece. Nós pulamos a etapa para o diretor, porque Paul Bosvelt tem ambas as funções” comentou Jan Willem van Dop.
Jeffrey Kooistra viu Paul Bosvelt crescer em sua função de gerente técnico ao longo dos anos.

“Ele realmente cresceu com o clube. Seis anos atrás, éramos um clube da Keuken Kampioen Divisie que buscávamos jogadores na terceira divisão da Suécia e veja onde estamos agora. É incrível ver como Paul Bosvelt conseguiu fazer isso” disse Jeffrey Kooistra.
Há alguns receios de que Paul Bosvelt vá embora, mas Jeffrey Kooistra não o vê saindo para outro clube tão cedo.
“Não é algo que se possa esperar que aconteça, e eu sei que isso não acontecerá, mas consigo ver Paul Bosvelt trabalhando em grandes clubes. Ele simplesmente não tem vontade de fazer isso. De certa forma, isso também é típico dele. Paul Bosvelt sabe o que quer e como quer trabalhar” disse Jeffrey Kooistra.
Jan Willem van Dop também não teme a saída de Paul Bosvelt. No início desta temporada, o próprio gerente técnico disse que provavelmente nunca ocuparia essa função em outro clube.
“Aconteceu várias vezes de eu falar com pessoas que pensavam: se alguma coisa acontecer no Feyenoord, Paul Bosvelt vai para lá. Não vejo isso acontecendo tão cedo. O que é bonito e legal nele é que ele quer principalmente se divertir. Ele às vezes diz: “Quando começa a parecer trabalho, aí eu começo a pensar.” Paul Bosvelt adora jogar e não quer se preocupar muito com problemas periféricos.
Jan Willem van Dop também vê desenvolvimentos no campo de dados em Paul Bosvelt.
“Ele está aberto a tudo. Se ele escuta algo interessante, ele quer saber todos os detalhes. Alguns anos atrás, Paul Bosvelt enlouqueceu por causa de empresários que lhe ofereciam todo tipo de jogador pelo WhatsApp. A seu pedido, nós, como clube, criamos um portal no qual o empresário pode enviar um jogador e nesse portal, ele cruza as informações e se o jogador for algo que estamos buscando, gera um alerta. Um jogador oferecido é primeiro verificado por meio de dados e, se uma marca de seleção verde aparecer, ele é discutido na reunião de observação. Oscar Pettersson é alguém que surgiu desse jeito. Já faz três anos que ele estava no nosso radar, mas continuávamos acreditando que em algum momento iria surgir uma oportunidade de contratá-lo. Neste começo de ano foi possível e trouxemos ele para cá” disse Jan Willem van Dop.
Além da busca constante pelos jogadores certos, Paul Bosvelt também é um ótimo colega e chefe, de acordo com Paul Simonis.

“Ele observa criticamente, mas permanece estável e lhe dá confiança. Durante aqueles dois anos com Kees van Wonderen, Paul Simonis não estava em nossas costas. Às vezes, ele vinha até mim para me dar uma dica que eu geralmente poderia usar. Então ele me disse: “Paul Simonis, eu olhei algumas imagens e os meio-campistas são muito altos”. E então ele surgiu com uma possível solução. Ele não julga, mas está sempre dando dicas para nos ajudar a melhorarmos. Achei isso bem legal. Paul Bosvelt sempre diz coisas importantes sobre o futebol” disse Paul Simonis.
Enquanto isso, Paul Bosvelt rapidamente se apega a Paul Simonis. Quando Kees van Wonderen anunciou em 2022 que queria dar um novo passo e eventualmente se transferir para o SC Heerenveen, Paul Bosvelt e Alex Kroes perguntaram ao seu braço direito. Paul Simonis ainda não se considera pronto para isso. Dois anos depois, ele recebe outro telefonema de Deventer. René Hake está prestar a trocar o Go Ahead Eagles pelo Manchester United no meio da pré-temporada.
“Ele disse: podemos conseguir isso ou aquilo, mas com você sabemos o que estamos apostando. Ele imediatamente mostrou calma e confiança e também disse honestamente que passaríamos por momentos complicados. Mas que eu não me preocupasse e que eu tentasse fazer o meu melhor. Paul Bosvelt está sempre ao nosso lado, de forma descontraída. Se ele não gosta de algo, ele diz. Em oito de cada dez casos eu escuto, mas às vezes decido o contrário. Ele não se importa com isso” disse Paul Simonis.
Paul Bosvelt também treina regularmente com os jogadores, diz Mats Deijl.
“Sua porta está sempre aberta. As filas são curtas e é bom que Paul Bosvelt esteja mais presente com os jogadores e comissão técnica. Dessa forma criamos mais conexão dentro do clube. Agora chegamos de manhã, a porta dele está aberta e eu digo bom dia. Pode ser algo pequeno, mas se todos fizerem, você cria senso de comunidade” disse Mats Deijl.
Paul Bosvelt consulta seus olheiros toda semana. Jeffrey Kooistra reconhece a natureza calma que Paul Simonis descreve. Paul Bosvelt nunca entra em pânico. Isso vale para todo o clube, sabia?
“Olha, já temos tido sucesso há alguns anos, mas em termos de orçamento ainda estamos entre os seis piores clubes. Pode muito bem acontecer de terminarmos em décimo quarto. Mesmo assim, permanecemos calmos, com Paul Bosvelt na liderança. Quando um jogador importante sai, ele é o primeiro a dizer: e agora vamos fazer isso com os novatos. No olheiro, ninguém pensa: o que devemos fazer se alguém como Jakob Breum sair? Não, já estamos ansiosos para trazermos novos jogadores”’ disse Jeffrey Kooistra.
Paul Simonis percebeu no início desta temporada que Paul Bosvelt não fica nervoso facilmente. O treinador sente a pressão aumentando, quando o Go Ahead Eagles é eliminado na fase preliminar da UEFA Europa Conference League para o SK Brann e depois perde as duas primeiras partidas na Eredivisie.
“Mas mesmo assim, Paul Bosvelt não ficou chateado. Se vencermos quatro vezes, ele ficará feliz, mas não ficará louco. Paul Bosvelt sempre é ele mesmo. Durante a fase ruim, ele indicou quais jogadores ele iria recorrer. “veja o que você faz com isso”, acrescentou. Ele me ajudou muito durante esse período. Ele é puro, honesto e acessível. E às vezes ele fala demais. Mas é isso que faz dele quem ele é: uma pessoa muito especial. Ele é o Go Ahead Eagles: trabalho duro, comportamento normal” finalizou Paul Simonis.