SELEÇÃO HOLANDESA

A tensão aumenta na seleção de Patrick Kluivert

Patrick Kluivert 2

Após a pesada derrota na Austrália na semana passada, uma vitória contra o Bahrein é fundamental para que Patrick Kluivert e sua equipe continuem com boas chances de continuar sonhando com uma vaga na Copa do Mundo. As tensões estão aumentando muito na Indonésia.

A noite caiu em Jacarta e o Gelora Bung Karno está banhado por luzes de neon quando Patrick Kluivert entra na sala de imprensa. Ele está acostumado a receber bastante atenção da imprensa, depois de sua primeira aparição no Ajax e dos anos seguintes, principalmente no FC Barcelona e na seleção holandesa. Mas ele também está piscando os olhos. O espaço lembra uma sala de cinema, com fileiras de assentos cada vez maiores. Quase todos eles estão ocupados. As luzes das câmeras piscam, os iPhones voam e há até uma salva de palmas.

Cerca de duzentos jornalistas conseguiram obter a liberação para a coletiva. E não será apenas a galeria de imprensa que estará lotada na terça-feira. Os aproximadamente 72 mil ingressos foram todos vendidos. Além dos muitos patrocinadores, relações com associações e VIPs que vêm de todo o país. Milhares de torcedores também são esperados fora do estádio. A Indonésia está em busca de uma vaga para a Copa do Mundo e todo mundo quer estar lá.

“Esta é a melhor partida já disputada neste estádio. Maior do que quando a campeã mundial Argentina visitou o nosso país há dois anos. Nós vamos vivenciar algo incrível nesta terça-feira” disse um dos representantes da federação.

No dia anterior, Erick Thohir visitou o hotel dos jogadores. Ele comeu algo com Patrick Kluivert e seus assistentes e o consultor técnico. O ex-proprietário da Internazionale também conversou com os jogadores no campo de treinamento e inspecionou o estádio. O que se destacou: Erick Thihor literalmente aperta a mão de todos, do treinador ao assistente do gerente de equipamentos. Ele acredita firmemente que a união é a chave para o sucesso.

Duelo carregado

O presidente da federação, que também é um poderoso magnata dos negócios, é o principal responsável pela transformação pela qual a Indonésia vem passando há algum tempo. Cada vez mais jogadores holandeses estão sendo naturalizados, a equipe recentemente se tornou majoritariamente holandesa e o nível de ambição aumentou consideravelmente. Em parte, por esse motivo, foi um grande golpe que a estreia de Patrick Kluivert na semana passada tenha sido prejudicada por uma derrota de 5 a 1 na Austrália. A qualificação direta para a Copa do Mundo de 2026 agora é uma história difícil. O longo caminho por meio de rodadas classificatórias adicionais oferece mais perspectiva. Mas então a Indonésia tem que vencer o Bahrein.

Como se a partida não fosse emocionante o suficiente, há também uma história muito interessante ligada a esse duelo, no último confronto entre as duas seleções. A Indonésia que até então era comandada pelo sul-coreano, Tae-yong Shin, estava ganhando a partida contra o Bahrein por 2 a 1, graças aos gols de Ragnar Oratmangoen e Rafael Struick. Mas o árbitro da partida, Ahmed Al Kaf de Omã, deu seis minutos de acréscimos. Mas esses seis minutos se tornaram nove minutos e naqueles segundos finais, Mohamed Marhoon empatou a partida para o Bahrein. O que se seguiu foi uma tempestade nas redes sociais na Indonésia.

De acordo com a federação do Bahrein, jogadores e dirigentes foram submetidos a tantos abusos e ameaças que reclamaram com a FIFA. Incluindo a solicitação para realizar a partida em um outro local. A FIFA não concordou e a fúria passou. Como resultado, o Bahrein agora está simplesmente se preparando em Jacarta para o duelo que pode decidir a vida das duas seleções no grupo. Além de estarem empatados em pontos com a Indonésia, a diferença de gols entre ambas as equipes também é a mesma. A equipe de Patrick Kluivert está à frente do adversário de amanhã na classificação, graças a mais dois gols marcados.

O Bahrein é conhecido por ser um time fisicamente forte, que busca transições rápidas para o ataque a partir do controle defensivo. No último ranking da FIFA publicado, eles estão bem acima da Indonésia, na 81ª colocação, enquanto a equipe de Patrick Kluivert está na 127ª posição. Três meses atrás, o Bahrein registrou uma grande vitória sobre a Arábia Saudita por 3 a 2. Depois disso, eles venceram a Copa do Golfo Pérsico. Resumindo, Patrick Kluivert terá um grande adversário pela frente. Mas não importa com quem você fale nas ruas em Jacarta, há uma grande confiança na vitória da Indonésia.

Conquiste algo grande

A paixão dos indonésios pelo futebol também foi discutida na coletiva de imprensa com Patrick Kluivert. Ele usa uma pergunta sobre isso para pedir aos torcedores que continuem acreditando e apoiando a seleção.

“Nossos torcedores dão um impulso grande ao nosso time, eles são fundamentais nisso. Nós, como equipe, os jogadores, a comissão técnica, os torcedores, o país inteiro, temos que manter uma ligação. Claro que a derrota contra a Austrália foi um duro golpe, principalmente pela forma como aconteceu. Para os torcedores e para nós também. Mas temos uma mentalidade determinada e estamos confiantes de que podemos conseguir um excelente resultado contra o Bahrein. Nós estamos em forma, treinando bem e confiantes. Sem confiança, não conquistaremos nada. Todos nós sentimos que juntos podemos alcançar algo grandioso” disse Patrick Kluivert.

As tensões vêm aumentando em Jacarta há dias. É visível pela multidão cada vez maior de torcedores dentro e ao redor do hotel dos jogadores e nas acomodações de treinamento. Isso é palpável entre a grande mídia, que espera por uma Copa do Mundo tão fervorosamente quanto qualquer outra pessoa no país. A panela de pressão na Indonésia está quase pegando fogo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *