Se alguém está feliz com o início da preparação, esse alguém é Erwin van de Looi. O treinador do Heracles Almelo chegou ao Heracles Almelo no decorrer da última temporada e agora pode finalmente começar a construir sua equipe. Isso começou na segunda-feira, durante o primeiro treino, que já exigiu muito dos jogadores no tempo quente da Holanda.
Se o primeiro treino é um prenúncio para o restante da temporada, os jogadores do Heracles Almelo ainda terão dificuldades. De acordo com o cronograma, o elenco de Erwin van de Looi entraria no campo de treinamento na segunda-feira, às 17h. Porém, a maioria dos visitantes que chegaram antes disso viram os jogadores já lá. A pleno sol fizeram exercícios físicos, teste de vaivém e jogo com pequenos gols. Eles duraram tanto que a maioria dos visitantes desistiu de assistir depois de um tempo. Quando o elenco do Heracles Almelo deixou o campo, pouco depois das seis e meia, restaram apenas a imprensa e um pequeno grupo de torcedores.
Logicamente, Erwin van de Looi primeiro tomou um grande gole de água ao sair do campo de treinamento. Segundo ele, o primeiro treino pareceu mais longo do que realmente foi.
“Tudo o que fizemos no começo para a viagem de transporte, normalmente fazemos em ambiente fechados. Isso é uma ocorrência diária, mas normalmente ninguém vê. Achamos que seria bom fazer isso ao ar livre com esse tempo” disse Erwin van de Looi.
Os resultados dos testes de vaivém ainda não foram divulgados, mas Erwin van de Looi já viu algumas coisas.
“Às vezes demorava um pouco para se acostumar, mas tudo bem. Os meninos também precisam se acostumar com as formas. Foi bom” disse Erwin van de Looi.
Erwin van de Looi também conseguiu recarregar a bateria durante as férias. Mas não espere um destino exótico do treinador.
“Eu estive em Haia. Eu vivo lá. Na verdade, não estivemos de férias. Cinco dias para Portugal. Fui para visitar meu filho Tom, que assinou recentemente com o Famelicão” comentou Erwin van de Looi.
A bateria está carregada para uma nova temporada no Heracles Almelo. Para Erwin van de Looi é a primeira temporada completa com a equipe de Almelo. Ele chegou mais cedo durante às férias de inverno para substituir John Lammers. Em outras palavras: Erwin van de Looi se tornou o treinador de uma equipe que já tinha um destino praticamente selado.
“Para mim foi a primeira vez que chegou no meio da temporada. Isso levou algum tempo para se acostumar. Para ser sincero, achei difícil. Então você pode dizer: você entrou durante as férias de inverno, então ainda teve tempo. Mas estivemos num campo de treino na Espanha durante cerca de uma semana e depois a Eredivisie retomou. Foi um dia curto e você se concentra principalmente no básico, mas na verdade você quer envolver toda a organização e incluí-la no que você está fazendo” disse Erwin van de Looi.
Erwin van de Looi também gostaria de aprofundar mais os jogadores. Agora é a hora para isso.
“Quero que os jogadores entendam por que fazemos certas coisas. Se você joga todas as semanas como na temporada passada e precisa manter a cabeça acima da água como equipe, isso é difícil. Você tem que vencer e permanecer nisso, mas ao mesmot empo você quer um pouco mais. Você quer desenvolver jogadores e, ao mesmo tempo, tentar sobreviver. Foi uma situação difícil e não conseguimos fazer muito mais do que apenas atuar. Como resultado, às vezes tive a sensação de que estávamos abandonando algumas coisas. Como treinador, isso é obviamente irritante” comentou Erwin van de Looi.
Nas próximas semanas, Erwin van de Looi terá tempo para realmente deixar a sua marca.
“Agora temos mais tempo para explicar aos jogadores e à comissão técnica porque fazemos certas coisas. Todos estão dispostos a fazer o que o treinador diz, mas também se trata de entender por que o queremos. Depois de perceber isso você também lê o jogo e pode tomar suas próprias decisões em campo. Nós gostaríamos de ver isso. Agora pode ser desenvolvido um pouco mais passo a passo. Mas por outro lado: agora estamos com esse grupo, mas alguma coisa vai mudar. Isso ainda está em desenvolvimento. Mas agora podemos estabelecer uma base melhor e, esperançosamente, mais ampla. Isso é importante. Nós tínhamos um plano muito claro na temporada passada, só precisamos aprender a implementá-lo melhor” disse Erwin van de Looi.
Erwin van de Looi tinha um grande grupo à sua disposição na segunda-feira. O diretor de futebol do Heracles Almelo, Nico-Jan Hoogma não ficou parado e já trouxe cinco novos jogadores para Almelo, incluindo uma reformulação na defesa. O lateral direito do Feyenoord, Mimeirhel Benita foi emprestado ao clube de Erwin van de Looi, enquanto Damon Mirani foi contratado a custo zero. Ele deixou o FC Volendam. Os Heraclieden também contrataram Ivan Mesík (zagueiro) e Lorenzo Milani (lateral esquerdo). Além disso, Nico-Jan Hoogma trouxe um quarto goleiro, Robin Mantel do Helmond Sport.
“O elenco é certamente grande, mas poderia ser um pouco maior. Já adicionamos quatro defensores, então é lógico que vocês ainda estejam olhando para outras linhas. Pode parecer que estamos trabalhando na lista de trás para frente, mas isso é mais uma coincidência. Com alguns jogadores conseguimos aproveitar o fato de estarem livres. Às vezes, também há jogadores que são mais difíceis de contratarmos. Então você tem que ser paciente. Às vezes, vários clubes competem ou um jogador ainda não está disponível. Depois tem que chegar dos grandes clubes e esse processo ainda está em pleno andamento” disse Erwin van de Looi.
Afinal, Heracles Almelo não só contratou jogadores, mas também viu outros nomes deixarem o clube. Para a maioria foi uma escolha do clube. Por exemplo, os contratos de Navajo Bakboord, Jetro Willems e Sven Sonnenberg não foram prorrogados e Lasse Wehmeyer foi liberado para assinar com o VVV-Venlo. O Heracles Almelo gostaria apenas de manter Ajdin Hrustic, mas ele é muito caro e voltou para o Hellas Verona. O clube tem mais planos no meio de campo e uma melhoria de qualidade precisará ser feita. Por isso, o Heracles Almelo liberou Marko Vejinović. Apesar do contrato em vigor, a equipe de Almelo não continuou com ele. Marko Vejinović se aposentou do futebol e começou a trabalhar nas categorias de base do Feyenoord.
Por exemplo, a seleção do Heracles Almelo já é bastante grande, mas algo ainda precisa ser feito, principalmente no meio de campo. Esse setor também foi um problema para os Heraclieden na temporada passada. Nico-Jan Hoogma não conseguiu encontrar a peça que faltava no quebra-cabeça durante o verão. Em seguida, veio na pessoa de Hrustic, mas agora ele saiu novamente. Além disso, apenas Brian De Keersmaecker foi convincente. O Heracles Almelo está bem ocupado na frente com Emil Hansson, Mario Engels, Jizz Hornkamp e Bryan Limbombe, entre outros. Para Nico-Jan Hoogma, reforçar ainda é possível.