O AZ Alkmaar já iniciou sua pré-temporada em Wijdewormer. Sob as temperaturas do verão, o elenco deu início aos primeiros trabalhos visando a nova temporada. Intervalos obrigatórios para beber água e jogos de posição intensivos caracterizaram o primeiro dia de trabalho.
“Esta é uma temperatura diferente de quando comecei. O verão está chegando, é bom começar de novo. Este período é interessante para um treinador. Você sabe que tem muitos jovens que querem provar seu valor e em um clube como o AZ Alkmaar, você também sabe que tudo pode acontecer. Quantos aos jovens, os seus pensamentos estão no AZ Alkmaar. Nós veremos como vão as coisas e qual caminho melhor para cada um deles” disse Maarten Martens.
O treinador não espera muitas mudanças neste momento.
“Seja o que possamos imaginar, isso não é nada demais. Todos nós trabalhamos juntos e nos preparamos para o que está por vir. Assim como sempre fazemos no AZ Alkmaar. Esse é o trabalho do diretor de futebol, foco no elenco e na preparação” disse Maarten Martens.
O verão definitivamente começou, mas as férias já acabaram para os jogadores do AZ Alkmaar. No quarto lugar da temporada passada, vimos muitos jovens jogando, passando e correndo furiosamente no campo de treinamento em Wijdewormer. Jogadores experientes como Jordy Clasie, Bruno Martins Indi e Riechedly Bazoer também estiveram presentes.
No AZ Alkmaar, durante a pré-temporada, sempre existem questionamentos de quais jogadores já saíram, quais ainda vão sair e quem serão os reforços. O mesmo acontece agora. Algumas coisas nunca mudam. O AZ Alkmaar é um playground para clubes estrangeiros com dinheiro. Os exemplos são numerosos e ainda estão sendo seguidos. O AZ Alkmaar é simplesmente uma casa de passagem para os jogadores.
Teun Koopmeiners, Sam Beukema, Jesper Karlsson, Milos Kerkez são apenas alguns dos exemplos de jogadores que usaram o AZ Alkmaar como trampolim. Maarten Martens deixar cair o nome de um jogador que atua pela seleção holandesa na Eurocopa: Tijjani Reijnders.
“Ele foi emprestado por um tempo ao RKC Waalwijk. E vejamos onde ele está agora. É assim que as coisas acontecem. Não será assim para todos, mas sempre há oportunidades” comentou Maarten Martens.
Na preparação para o primeiro treino, as notícias vieram em rápida sucessão. Nesse aspecto, a semana de junho foi uma típica semana AZ Alkmaar. Vangelis Pavlidis está a caminho do Benfica, Southampton FC quer Yukinari Sugawara, um jovem talentoso do FC Volendam (Billy van Duijl) foi contratado para reforçar o Jong AZ Alkmaar, Tiago Dantas retornar ao Benfica e parecer estar a caminho de um clube grego e com a geração que venceu recentemente a UEFA Champions League Sub20, novos jovens jogadores pedem passagem na equipe principal do AZ Alkmaar.
Vangelis Pavlidis é a mais recente evidência do fluxo contínuo. O centroavante grego ganhará milhões de euros. A transferência para o Benfica ainda não está finalizada, mas o próprio grego já esteve em Lisboa e optou pela aventura português ao invés do retorno à Alemanha. Yukinari Sugawara proporcionará ainda mais renda e assim Max Huiberts poderá entrar no mercado com a carteira cheia. Além de Vangelis Pavlidis e Yukinari Sugawara, Dani de Wit e o goleiro Mathew Ryan também não retornarão mais. O goleiro australiano sabe que há interesse de clubes da Inglaterra e aos 32 anos, parece optar mais uma vez por um novo desafio.
Enquanto isso, olhos curiosos se concentram nos jovens que estão por vir e nos jogadores que retornam. Quem irá romper em breve? Quem aproveitará aquela que pode ser sua última chance? A última questão diz respeito principalmente aos jogadores que retornaram de empréstimos, como é o caso de Peer Koopmeiners, Zico Buurmeester, Kenzo Goudmijn e Mexx Meerdink.
Peer Koopmeiners e Kenzo Goudmijn provaram ser mais do que dignos de jogar na Eredivisie na temporada passada com a camisa do Almere City FC e SBV Excelsior, respectivamente. Dadas as opções de meio de campo em Alkmaar, esses jogadores deverão receber mais oportunidades nesta temporada. Zico Buurmeester e Mexx Meerdink se machucaram durante o período de empréstimo, mas também aprenderam lições valiosas com as camisas do PEC Zwolle e Vitesse, respectivamente.
Ainda não se sabe se Peer Koopmeiners está pronto para ser titular no AZ Alkmaar.
“Cada jogador tem que fazer sua parte” disse Maarten Martens.
Antes de assumir a vaga deixada por Pascal Jansen, Maarten Martens era quem mantinha contato com os jogadores emprestados.
“Nós achamos que isso era importantes. Esses jogadores foram emprestados com a ideia de que voltariam mais fortes. Prestar atenção é importante. Nós temos que dar a eles a sensação de que estão sendo observados e é isso que devemos fazer. É do interesse deles e do AZ Alkmaar que eles se desenvolvam bem. Peer Koopmeiners é um bom exemplo. Almere City FC foi o passo certo na hora certa. Jogou na Eredivisie durante uma temporada inteira e faz grandes progressos como jogador e como pessoa” comentou Maarten Martens.
Absorver a saída dos jogadores titulares como Vangelis Pavlidis, Yukinari Sugawara, Mathew Ryan e Dani de Wit é a principal preocupação da comissão técnica e diretoria do clube. O AZ Alkmaar tem talento, também na meta e como atacante, mas alguma experiência parece ser desejável. Afinal, as saídas desses jogadores fazem com que a defesa, o meio de campo e ataque caia de qualidade. De qualquer forma, a pré-temporada foi iniciada.