E final começa no domingo a Eurocopa para a Holanda, com um confronto contra a Polônia. Confira um panorama geral de todos os três adversários da Holanda na fase de grupos da Eurocopa.
Robert Lewandowski completará 36 anos em agosto, Piotr Zieliński também está na casa dos trinta anos e o goleiro, Wojciech Szczęsny, que acabou levando seu país à Eurocopa de 2024 ao impedir o gol de Daniel James de País de Gales, também pode ser chamado de veterano. Isto deixa claro que a Polônia precisa urgente de uma renovação. E a nova geração da Polônia já tem alguns nomes como o zagueiro do Arsenal, Jakub Kiwior e do ex-jogador do Feyenoord, Sebastian Szymański.
Mas a grande questão é se esses jovens talentos da Polônia, terão condições de carregar a Polônia na fase de grupos e classificar a equipe para as oitavas de finais da Eurocopa? Principalmente na primeira partida da competição, quando a Polônia jogará contra a Holanda sem seu principal jogador, Robert Lewandowski.
“Antes do FC Barcelona, eu era uma máquina, aqui me tornei mais humano” disse Robert Lewandowski.
Que bom que Robert Lewandowski esteja vivenciando essa evolução no FC Barcelona. Muita coisa deu errado em seu querido clube nos últimos anos. E então uma seca de gols sem precedentes aconteceu ao centroavante que conquistou sete vezes a artilharia da Bundesliga.
O fato de a Polônia também ter passado por momentos complicados nas eliminatórias para a Eurocopa não ajudou o seu humor. Uma derrota por 3 a 2 para a Moldávia, uma derrota por 2 a 0 contra a Albânia. No final tudo deu certo, depois de uma mudança de treinador. A Polônia conquistou a vaga na Eurocopa após bater País de Gales nos pênaltis. O faro de gol também voltou ao centroavante polonês. A Polônia pede aos seus que sua lenda esteja apta a tempo de disputar os dois últimos jogos da fase de grupos.
A Polônia tem uma história muito bonita em Copas do Mundo, com destaques para o terceiro lugar nas competições de 1974 e 1982, mas as coisas não vão bem quando a história é Eurocopa. É significativo que a estreia da Polônia na Eurocopa tenha durado até 2008. Só depois de o número de participantes ter sido aumentado para 24 seleções é que a seleção de Robert Lewandowski se tornou uma equipe com presença quase que garantida na Eurocopa. Mesmo assim, os polacos venceram apenas dois dos catorze jogos da Eurocopa que disputou até hoje.
Confira o elenco da Polônia na Eurocopa
- 🥊 Marcin Bułka – OGC Nice (França)
- 🥊 Łukasz Skorupski – Bologna (Itália)
- 🥊 Wojciech Szczęsny – Juventus (Itália)
- 🚧 Jan Bednarek – Southampton FC (Inglaterra)
- 🚧 Bartosz Bereszyński – Empoli (Itália)
- 🚧 Paweł Dawidowicz – Hellas Verona (Itália)
- 🚧 Jakub Kiwior – Arsenal (Inglaterra)
- 🚧 Tymoteusz Puchacz – FC Kaiserslautern (Alemanha)
- 🚧 Bartosz Salamon – Lech Poznań (Polônia)
- 🚧 Sebastian Walukiewicz – Empoli (Itália)
- 🧠 Przemysław Frankowski – Racing Club de Lens (França)
- 🧠 Kamil Grosicki – Pogoń Szczecin (Polônia)
- 🧠 Jakub Moder – Brighton & Hove Albion (Inglaterra)
- 🧠 Jakub Piotrowski – Ludogorets Razgrad (Bulgária)
- 🧠 Taras Romanczuk – Jagiellonia Białystok (Polônia)
- 🧠 Bartosz Slisz – Atlanta United (Estados Unidos)
- 🧠 Damian Szymański – AEK Atenas (Grécia)
- 🧠 Sebastian Szymański – Fenerbahçe (Turquia)
- 🧠 Michał Skóraś – Club Brugge (Bélgica)
- 🧠 Kacper Urbański – Bologna (Itália)
- 🧠 Nicola Zalewski – AS Roma (Itália)
- 🧠 Piotr Zieliński – Napoli (Itália)
- 🎯 Adam Buksa – Antalyaspor (Turquia)
- 🎯 Robert Lewandowski – FC Barcelona (Espanha)
- 🎯 Bartosz Slisz – Basaksehir (Turquia)
- 🎯 Karol Świderski – Charlotte FC (Estados Unidos)
Tendo em conta a vitória sobre Eslováquia (2×0) e Turquia (6×1), a Áustria também será um adversário complicado para a seleção holandesa. É até considerado intermediário pelas casas de apostas nesta Eurocopa. Ao mesmo tempo, um enorme desafio aguarda Ralf Rangnick. A perda do meio-campista do RB Leipzig, Xaver Schlager, pouco antes da Eurocopa, é dolorosa. Quem ele deveria colocar no centro do meio de campo austríaco? O fato de Florian Grillitsch ser o candidato diz o suficiente sobre a profundidade do elenco. Depois de uma temporada fracassada no Ajax, seu antigo clube o contratou, mas o TSG 1899 Hoffenheim não passa de um time intermediário na Bundesliga.
A Áustria vivia nas nuvens em novembro de 2023. Em um grupo que também tinha Bélgica e Suécia, a equipe de Ralf Rangnick se classificou facilmente para a Eurocopa, após o qual a arquirrival Alemanha foi derrotada por 2 a 0 no derby. Em 18 de dezembro, as coisas começaram a ficar complicadas para a equipe de Ralf Rangnick. David Alaba sofre uma ruptura no ligamento. Em 19 de fevereiro, foi a vez de Sasa Kalajdzic. Em 4 de maio, ruptura do ligamento cruzado de Xaver Schlager. Em 5 de maio, operação no joelho de Alexander Schlager. A seleção holandesa é atormentada por lesões, Ronald Koeman reclamou com razão disso. Mas na verdade é pouco comparado com aquilo com que o seu colega, Ralf Rangnick vive na Áustria. Seu goleiro titular e um importante atacante não estão disponíveis na Alemanha.
Não há outra opção senão extrair o máximo dos jogadores que tem à sua disposição. Marcel Sabitzer, que disputou a final da UEFA Champions League com o Borussia Dortmund, Christoph Baumgartner, o bom e velho Marko Arnautović e Konrad Laimer têm de assumir os papéis de liderança. Este último é agora o capitão e teve um bom ano de estreia no Bayern de Munique. Dedos cruzados para que ele também não se machuque. Konrad Laimer ficou afastado dos gramados durante grande parte das temporadas 2020/21 e 2022/23.
Antes dos amistosos preparatórios para a Eurocopa, Ralf Rangnick tinha 61% de vitórias no comando da Áustria como treinador. Desde a virada do século, nenhum de seus antecessores registrou números tão impressionantes. Ralf Rangnick também revolucionou o estilo de jogo da Áustria. Aquele futebol conservador de Franco Foda acabou. Com Ralf Rangnick no comando, a Áustria busca a vitória.
Confira o elenco da Áustria na Eurocopa
- 🥊 Niklas Hedl – Rapid Vienna (Áustria)
- 🥊 Heinz Lindner – Union Saint-Gilloise (Bélgica)
- 🥊 Patrick Pentz – Bröndby IF (Dinamarca)
- 🚧 Flavius Daniliuc – Red Bull Salzburg (Áustria)
- 🚧 Kevin Danso – Racing Club de Lens (França)
- 🚧 Philipp Lienhart – SC Freiburg (Alemanha)
- 🚧 Phillipp Mwene – 1. FSV Mainz 05 (Alemanha)
- 🚧 Stefan Posch – Bologna (Itália)
- 🚧 Leopold Querfeld – Rapid Vienna (Áustria)
- 🚧 Gernot Trauner – Feyenoord (Holanda)
- 🚧 Max Wöber – Borussia Mönchengladbach (Alemanha)
- 🧠 Christoph Baumgartner – RB Leipzig (Áustria)
- 🧠 Florian Grillitsch – TSG 1899 Hoffenheim (Alemanha)
- 🧠 Marco Grüll – Rapid Vienna (Áustria)
- 🧠 Florian Kainz – 1. FC Köln (Alemanha)
- 🧠 Konrad Laimer – Bayern de Munique (Alemanha)
- 🧠 Alexander Prass – Sturm Graz (Áustria)
- 🧠 Marcel Sabitzer – Borussia Dortmund (Alemanha)
- 🧠 Romano Schmid – Werder Bremen (Alemanha)
- 🧠 Matthias Seidl – Rapid Vienna (Áustria)
- 🧠 Nicolas Seiwald – RB Leipzig (Alemanha)
- 🧠 Patrick Wimmer – Wolfsburg (Alemanha)
- 🎯 Marko Arnautović – Internazionale (Itália)
- 🎯 Maximilian Entrup – TSV Hartberg (Áustria)
- 🎯 Michael Gregoritsch – SC Freiburg (Alemanha)
- 🎯 Andreas Weimann – West Bromwich (Inglaterra)
É uma estatística alucinante. Dos sete atacantes que Didier Deschamps tem à disposição na Eurocopa, quatro alcançaram velocidade máxima superior à de Vinícius Júnior nesta temporada da UEFA Champions League. Estes são Randal Kolo Muani (35KM/H), Kingsley Coman (35KM/H), Marcus Thuram (34KM/H) e Kylian Mbappé (36KM/H). Bradley Barcola igualou a estrela do Real Madrid com 34 KM por Hora e Ousmane Dembélé também não é lento com 34 KM por Hora. É perfeitamente lógico que Didier Deschamps não almeja uma espécie de toque para um lado e toque para o outro, mas prefere atrair o adversário para fora da área e depois atacar em velocidade.
Desde que foi autorizado a entrar cinco minutos antes do final de uma partida da Ligue 1 entre AS Mônaco e o seu então clube, o LOSC Lille, em fevereiro de 2004, Dante enfrentou muitos atacantes. O defensor brasileiro já disputou 700 partidas oficiais como jogador profissional e a contagem continuar por um tempo, agora que aos 40 anos assinou por mais uma temporada com o OGC Nice. Quando Dante teve a difícil missão de marcar Kylian Mbappé, ele disse o seguinte: “A única maneira de parar é pedir que ele saia do jogo”.
A defesa da seleção holandesa tem zagueiros com uma classificação superior à de Dante, mas também teve de se curvar a Kylian Mbappé seis vezes. Em apenas cinco encontros. Se espera que o fenômeno da França esteja pensando no Real Madrid, seu novo desafio na próxima temporada, ou que Ronald Koeman consiga encontrar uma solução para parar o atacante francês, como fez em novembro de 2018, quando derrotou a França por 2 a 0 na UEFA Nations League, caso contrário, a seleção holandesa terá que se concentrar no segundo lugar do grupo.
O gol da vitória na partida de abertura contra a Dinamarca e um hat-trick contra a Bélgica e a Iugoslavia. Michel Platini não parou de marcar na Eurocopa de 84 depois da fase de grupos. Seguiram-se o 3 a 2 decisivo na semifinal contra a Portugal e o gol diante da Espanha na final. Isso soma nove gols. Ainda um recorde intocável na Eurocopa. Antoine Griezmann chegou mais perto disso em 2016, com seis gols.
Confira o elenco da França na Eurocopa
- 🥊 Alphonse Aréola – West Ham (Inglaterra)
- 🥊 Mike Maignan – AC Milan (Itália)
- 🥊 Brice Samba – Racing Club de Lens (França)
- 🚧 Jonathan Clauss – Olympique de Marseille (França)
- 🚧 Theo Hernández – AC Milan (Itália)
- 🚧 Ibrahima Konaté – Liverpool (Inglaterra)
- 🚧 Jules Koundé – FC Barcelona (Espanha)
- 🚧 Ferland Mendy – Real Madrid (Espanha)
- 🚧 Benjamin Pavard – Internazionale (Itália)
- 🚧 William Saliba – Arsenal (Inglaterra)
- 🚧 Dayot Upamecano – Bayern de Munique (Alemanha)
- 🧠 Eduardo Camavinga – Real Madrid (Espanha)
- 🧠 Mike Maignan – AS Mônaco (França)
- 🧠 Antoine Griezmann – Atlético de Madrid (Espanha)
- 🧠 N’Golo Kanté – Al-Ittihad (Arábia Saudita)
- 🧠 Adrien Rabiot – Juventus (Itália)
- 🧠 Aurélien Tchouaméni – Real Madrid (Espanha)
- 🧠 Warren Zaïre-Emery – Paris Saint-Germain (França)
- 🎯 Bradley Barcola – Paris Saint-Germain (França)
- 🎯 Kingsley Coman – Bayern de Munique (Alemanha)
- 🎯 Ousmane Dembélé – Paris Saint-Germain (França)
- 🎯 Olivier Giroud – AC Milan (Itália)
- 🎯 Randal Kolo Muani – Paris Saint-Germain (França)
- 🎯 Kylian Mbappé – Real Madrid (Espanha)
- 🎯 Marcus Thuram – AC Milan (Itália)