Há exatamente um ano, o AZ Alkmaar se tornou campeão da UEFA Champions League Sub20 e se tornou o primeiro clube holandês a conquistar esse título. Os jogadores daquele time continuaram suas carreiras por diferentes caminhos. Confira abaixo, uma visão geral de onde todos os jogadores estão.
Rome-Jayden Owusu-Oduro
Ficou claro no final do ano passado quanta confiança o AZ Alkmaar tem em Rome-Jayden Owusu-Oduro. No início de dezembro, ele assinou um novo contrato de quatro anos. Uma semana depois, ele fez sua estreia em uma partida crucial do AZ Alkmaar na Polônia, pela UEFA Europa Conference League, contra o Légia de Varsóvia. Isso ocorreu devido a uma lesão na cabeça de Mathew Ryan. Mesmo durante sua ausência, o jovem foi escolhido como o substituto. Se Mathew Ryan deixar o AZ Alkmaar ao final desta temporada, Rome-Jayden Owusu-Oduro deverá ser o titular.
Enoch Mastoras
Enoch Mastoras foi o mais jovem da equipe titular do AZ Alkmaar durante a campanha na UEFA Champions League Sub20, embora isso não tenha se refletido dentro de campo. Enoch Mastoras está se desenvolvendo rapidamente e isso gera grandes expectativas dentro do clube. Em parte por causa de sua versatilidade. O jovem jogador foi utilizado frequentemente como lateral direito e zagueiro, mas se destacou durante sua primeira temporada na Keuken Kampioen Divisie como meio-campista. A previsão é que o contrato de Enoch Mastoras seja renovado por mais duas temporadas após ele completar 18 anos.
Wouter Goes
O único vencedor da UEFA Champions League Sub20 com vaga de titular no time principal do AZ Alkmaar neste momento é Wouter Goes. No ano passado, Wouter Goes ganhou a confiança da comissão técnica do clube após a lesão de Sam Beukema. Nesta temporada, o zagueiro foi beneficiado pela mudança de treinador. Maarten Martens preferiu manter Wouter Goes do que colocar Bruno Martins Indi e também Alexandre Penetra.
Lewis Schouten
Lewis Schouten é muito forte fisicamente e pode jogar no meio de campo e como zagueiro, e fez parte do elenco principal várias vezes nesta temporada. Mas até agora ele não conseguiu jogar no time principal do AZ Alkmaar. Lewis Schouten já jogou mais de 60 partidas na Keuken Kampioen Divisie. Tudo indica que a diretoria do AZ Alkmaar procurará um clube da Eredivisie para que Lewis Schouten possa ter minutos.
Daniël Beukers
As atuações de Daniël Beukers na UEFA Champions League Sub20 foram promissoras, com três gols e duas assistências. Em parte, é por isso que o AZ Alkmaar quis colocá-lo no time principal, como reserva de Yukinari Sugawara. Mas Daniël Beukers tinha outros planos e partiu para o FC Groningen. Lá ele joga no time reserva nesta temporada, com exceção de cinco minutos no time titular na partida contra o Rijnsburrgse Boys pela Copa da Holanda.
Kees Smit
Kees Smit é considerado um dos maiores talentos do AZ Alkmaar. O meio-campista começou como talento mais jovem na academia do AZ Alkmaar, em 2015, aos nove anos, ingressou na então equipe mais jovem, a Sub12. Nesta temporada, o craque fez grandes progressos com o Jong AZ Alkmaar na Keuken Kampioen Divisie e voltou a jogar pelo time Sub19. Além disso, Kees Smit estreou no time titular no mês passado, como reserva contra o SBV Excelsior. Em janeiro, no seu aniversário de 19 anos, renovou pela terceira vez o seu contrato.
Fedde de Jong
Durante muito tempo, era esperado que Fedde de Jong tivesse um grande futuro no AZ Alkmaar. Mas nesta lista o meio-campista é quem tem mais jogos no Jong AZ Alkmaar e isso não foi um bom sinal. A sua estreia em Alkmaar não se concretizou, mas a vitória na UEFA Champions League Sub20 não mudou isso. Com três jogos no time principal, Fedde de Jong conseguiu se mudar para o SC Cambuur e lá ele conquistou uma vaga no time titular e nunca mais deixou a equipe.
Dave Kwakman
Dave Kwakman marcou presença na final da UEFA Champions League Sub20 da temporada passada e esteve presente na edição deste ano. A equipe Sub20 do AZ Alkmaar foi eliminada do torneio nas oitavas de final contra o FC Porto. Mas acima de tudo, o meio-campista tecnicamente talentoso está jogando no Jong AZ Alkmaar nesta temporada, alternando recentemente com jogos na equipe titular. Na semana passada, Dave Kwakman estreou como titular no time principal do AZ Alkmaar contra o RKC Waalwijk, depois que Jordy Clasie se lesionou durante o aquecimento.
Jayden Addai
O atacante canhoto disparou nesta temporada, com seis gols nos primeiros quatro jogos pelo Jong AZ Alkmaar na Keuken Kampioen Divisie. A estreia no AZ Alkmaar aconteceu no final de novembro, visitando o FC Volendam. Mas cinco partidas como reserva e duas vagas como titular se seguiriam na Eredivisie, enquanto Jayden Addai também atuou na UEFA Champions League Sub20. Seu desempenho na equipe titular até agora se limitou a uma assistência na difícil partida da Copa da Holanda contra o HHC Hardenberg.
Ernest Poku
Após ser promovido ao time principal do AZ Alkmaar em 2021, Ernest Poku voltou para as categorias de base. Ele passou um tempo no Sub20 e Jong AZ Alkmaar e o elenco do time principal. Em parte, graças às suas atuações na UEFA Champions League Sub20, o atacante criou oportunidades que foram fundamentais para embasar seu retorno ao elenco principal. Ernest Poku poderá ser usado em todas as três posições de ataque, mas ele é titular com mais frequência no Jong AZ Alkmaar.
Ro-Zangelo Daal
Devido a problemas de saúde, Ro-Zangelo Daal foi o único campeão da UEFA Champions League Sub20 para jogar que não pôde ir a Argentina para disputar a final da Copa do Mundo contra o Boca Juniors. Por outro lado, o atacante tem atuado com frequência pelo Jong AZ Alkmaar nesta temporada. Ele também jogou partidas da UEFA Champions League Sub20 nesta temporada. A estreia no time principal do AZ Alkmaar ainda não aconteceu. Ro-Zangelo Daal renovou seu contrato esta temporada até o final da temporada 2027/28.
Mexx Meerdink
Devido uma lesão, Mexx Meerdink foi reserva na final da UEFA Champions League Sub20 na temporada passada, mas ainda merece um lugar nesta lista. Porque ele conseguiu marcar dois gols no segundo tempo da final e se tornou o vice-artilheiro com um total de nove gols, ao lado do atacante do Panathinaikos da Grécia. No começo desta temporada, o centroavante foi oficialmente incluído na equipe principal do AZ Alkmaar, ao mesmo tempo que nomes como Rome-Jayden Owusu-Oduro, Wouter Goes e Ernest Poku. No elenco principal, teve uma posição de titular e dez partidas como reserva, quando Mexx Meerdink foi emprestado ao Vitesse durante o meio desta temporada. Tal como na equipe do AZ Alkmaar, ainda não conseguiu espaço no Vitesse.