Na preparação para o anúncio da convocação da seleção holandesa para disputar a Eurocopa na Alemanha, analisamos as escolhas de Ronald Koeman em uma determinada posição. Hoje, vamos analisar a posição de lateral direito.
Os nomes que largam na frente são de Denzel Dumfries e Jeremie Frimpong, mas Ronald Koeman também tem as opções de Kenny Tete, Jordan Teze e Rick Karsdorp.
Denzel Dumfries
Antes de o jogador da Internazionale e antes do PSV se destacar, Ronald Koeman testou nomes como Hans Hateboer, Kenny Tete e Daryl Janmaat nos primeiros três jogos como treinador da seleção holandesa. Somente em outubro de 2018, ele conheceu Denzel Dumfries. Viu um lateral com perfil que lhe agrava: confiável defensivamente e incansável defensivamente.
Ronald Koeman não tem dúvidas sobre Denzel Dumfries, pois sabe que sempre poderá contar com ele. A questão principal é: Ronald Koeman levará consigo um lateral ofensivo para a Eurocopa? Com Jeremie Frimpong, essa opção se apresenta no campeão, Bayer 04 Leverkusen. Lá ele impressiona como um lateral extremamente ofensivo em um sistema com três zagueiros. Porém, o driblador está bem menos acostumado a jogar em uma defesa com quatro jogadores. Jeremie Frimpong teve a oportunidade no amistoso contra a Escócia, onde Ronald Koeman o fez jogar como normalmente faz, mas em uma defesa de quatro jogadores. Isso não funcionou. Ronald Koeman sem dúvida levará isso em consideração na hora de escolher os laterais direitos que irão para a Alemanha.
Para Ronald Koeman, Denzel Dumfries é indiscutível. O lateral de 27 anos está a caminho do título nacional com a Internazionale. Porém, Denzel Dumfries joga um pouco menos na Internazionale do que gostaria. Durante a curta ausência do holandês em dezembro devido a uma pequena lesão, Matteo Darmian aproveitou a oportunidade. Desde então, o treinador da Internazionale teve que alternar entre as opções na lateral direita.
Esta rotação com Denzel Dumfries não precisa ser uma má notícia para Ronald Koeman. Durante a primeira metade da temporada, o treinador da Internazionale expressou preocupação com o cansaço muscular do holandês, cujo contrato termina na próxima temporada. Neste ano, Denzel Dumfries está jogando todas as partidas, raramente joga 90 minutos. Isso o ajudará a começar na Eurocopa.
Jeremie Frimpong
No Bayer 04 Leverkusen, Jeremie Frimpong está batendo forte na porta como concorrente de Denzel Dumfries. O lateral de apenas 23 anos é um dos principais nomes da equipe alemã campeã da Bundesliga e semifinalista da UEFA Europa League. Na formação com três zagueiros de Xabi Alonso, ele desempenha uma função ofensiva na lateral direita. Tanto defensivamente, quanto ofensivamente atua mais como atacante direito do que como lateral direito. Jeremie Frimpong tem um alto índice de dribles realizados na Bundesliga.
Ronald Koeman está acompanhando o desenvolvimento de Jeremie Frimpong com interesse. Ele vê um lateral com grandes qualidades ofensivas. Ao mesmo tempo, o comandante holandês questiona se Jeremie Frimpong é uma opção para combater mais tarde o defensivo Kylian Mbappé. Durante o amistoso contra a Escócia, essas dúvidas foram reforçadas. Na defesa holandesa de quatro jogadores naquela partida, Jeremie Frimpong luta visivelmente com seu posicionamento defensivo. A conclusão por enquanto é que ele está melhor com três defensores atrás dele, como no Bayer 04 Leverkusen.
Jordan Teze
A questão é se Ronald Koeman irá realmente optar por um sistema com três defensores na Alemanha. Caso contrário, os olhos do treinador poderão concentrar-se em jogadores mais defensivos. Tal jogador pode ser encontrado no líder da Eredivisie, o PSV. Jordan Teze está realizando a melhor temporada da sua carreira no PSV. Como lateral direito recuado, ele ajuda a equipe de Peter Bosz com sua velocidade para parar os contra-ataques. Seu treinador o elogia por seus passes entrelinhas. Graças aos seus primeiros cruzamentos, Jordan Teze já soma oito assistências na Eredivisie. Quando Ronald Koeman lhe deu uma chance contra Gibraltar em novembro, ele fez o passe final para o gol de Calvin Stengs.
O problema para Jordan Teze é que Ronald Koeman tem outros dois zagueiros que podem atuar de forma semelhante. Lutsharel Geertruida pode jogar bem como zagueiro e lateral direito. O mesmo se aplica a Jurriën Timber. Mesmo lesionado, a expectativa é que ele tenha condições de atuar na Eurocopa. Taticamente, Ronald Koeman também opta por uma variante que combina menos com Jordan Teze, com quatro jogadores na defesa. Nathan Aké costuma ficar mais na defesa. Isso requer um lateral direito que cubra toda a lateral. Não é isso que Jordan Teze faz no PSV.
Kenny Tete
Ronald Koeman sempre gostou de Kenny Tete. Ele até voltou a pré-convocação da seleção holandesa há um ano, mas o lateral do Fulham não foi chamado para a lista final. Para irritação de Ronald Koeman, Kenny Tete falou publicamente que achava que não teria mais espaço na seleção holandesa.
Depois de uma temporada repleta de problemas com lesões e jogos como reserva, um milagre terá que acontecer para que o jogador formado no Ajax, retorne à seleção holandesa. Joël Veltman, que é titular regular no Brighton & Hove Albion, é mais provável que seja chamado na frente de Kenny Tete.
Rick Karsdorp
Além de Kenny Tete, Rick Karsdorp e Hans Hateboer também não vivem a melhor temporada em suas carreiras. Os dois holandeses nem sempre recebem oportunidades na Itália. Hans Hateboer só foi titular apenas três vezes na Atalanta desta temporada. Rick Karsdorp joga com muito mais frequência na AS Roma, mas também só entra em cena quando há uma onda de lesões no elenco.
CONCLUSÃO
Denzel Dumfries pode preparar a mala, ele é o lateral indiscutível da seleção holandesa, mas quem mais? Isso depende de como Ronald Koeman quer jogar e do número de jogadores que poderá ser levado para a Eurocopa. Com Lutsharel Geertruida, o comandante holandês conta com alguém que pode jogar como zagueiro e lateral direito em diferentes sistemas de jogo. Se optar por três defensores, então terá o substituto ideal para Denzel Dumfries em Jeremie Frimpong, mas essa escolha será provavelmente à custa de um dos zagueiros. Não é à toa que Ronald Koeman é defensor que as seleções possam levar 26 jogadores para a Eurocopa.