SELEÇÃO HOLANDESA

Earnest Stewart comenta sobre um verão de transferências agitado

PSV

O PSV viveu uma janela de transferência maluca, em que uma quantia recorde foi gasta em novos jogadores. Devido à transferência de Ismael Saibari para o Nottingham Forest e à chegada à fase de grupos da UEFA Champions League, as dezenas de milhões de euros também entraram na contra do clube de Eindhoven. Earnest Stewart é o responsável por todas as compras e vendas. O diretor de futebol do PSV relembra o verão de transferência dos Boeren.

A imagem que fica para sempre na janela de transferência do começo dessa nova temporada para o PSV é a despedida de Ibrahim Sangaré. Sexta-feira à tarde, 15h30 em Eindhoven, último dia da janela aberta. O grande jogador amigável com todos que sempre ri, não ri mais. Ibrahim Sangaré estaciona seu BMW bem em frente ao centro de treinamento do clube, recolhe seus pertences e colocas suas malas no carro. Ele cumprimenta alguns jornalistas antes de partir para um novo desafio na Inglaterra. Ibrahim Sangaré parece triste.

Ibrahim Sangaré hesitou bastante em deixar o PSV. Sempre foi 50% a 50% a chance de deixar a Holanda. Mas no último dia da janela aberta o assunto foi resultado. Depois de três temporadas no PSV, mudar-se para o Nottingham Forest foi o destino dele. O dinheiro, a Premier League e o seu desenvolvimento ao mais alto nível acabam por convencê-lo a deixar o seu amor pelo PSV de lado. O clube de Eindhoven recebeu mais de 35 milhões de euros pela saída de Ibrahim Sangaré. O PSV concluiu sua tradicional necessidade de realizar uma grande transferência por temporada.

Onde chora o coração de Ibrahim Sangaré, ri o de Hirving Lozano. Seus olhos brilham de alegria. O jogador de futebol e sua família retornam ao PSV nesta sexta-feira. Depois de quatro temporadas na Itália, o atacante mexicano opta mais uma vez pelo convívio e tranquilidade de De Herdgang e Eindhoven. Hirving Lozano será apresentado à noite no evento em homenagem aos 110 anos do PSV. Hirving Lozano é um presente de quinze milhões de euros.

Dois exemplos que ilustram como andam as coisas no futebol moderno nos dias de hoje. A janela inteira é uma loucura, mas os últimos dias são completamente insanos.

Earnest Stewart

O homem que teve que manter a cabeça fria no meio da tempestade de transferência no PSV, parece calmo, descansado e tranquilo um dia depois do fim da janela de transferência. No escritório do Mandemakers Keukens em Waalwijk, Earnest Stewart explica as compras e vendas de jogadores no PSV antes do jogo contra o RKC Waalwijk e um dia antes das férias.

“Na verdade, estou muito satisfeito. Quando vejo como entramos nesta janela com os planos que tínhamos, posso dizer que conseguimos a maior parte. Na temporada passada, obviamente trabalhamos muito para criar uma situação em que pudéssemos investir antecipadamente. Em vez de entrar em uma janela onde é preciso esperar as que as vendas aconteçam. Isso realmente nos ajudou bastante. Todos sabemos que a venda de Cody Gakpo teve que ser feita na temporada passada para fechar a conta, mas a transferência de Noni Madueke foi um bônus para o clube. Isso imediatamente deu um impulso diferente na janela de transferências para essa temporada, com esse conhecimento comecei no dia 1ª de março. Eu tenho uma maneira de pensar e uma certa imagem de como o futebol deveria ser. É aí que você procura os jogadores. E todo jogador de futebol que chega ao PSV também gostaria de saber quem seria o nosso treinador” disse Earnest Stewart.

Quando perguntado se Peter Bosz foi sua contratação mais importante, Earnest Stewart fica em silêncio por um momento e depois diz:

“Bem, talvez. Eu realmente me perguntei se a imagem que tenho do futebol com o PSV não seria muito romântica. Eu realmente quero vencer. E gosto quando isso acontece de uma certa maneira que possamos divertir nossos torcedores. Isso certamente deverá ser possível, especialmente com os orçamentos que o PSV tem em comparação com muitas outras equipes. Nós devemos sempre ser capazes de praticar um futebol dominante no campo adversário. Os grandes jogos com Ajax e Feyenoord são sempre uma batalha. Isso será algo diferente. Mas futebol contra clubes que estão abaixo de nós em termos orçamentários? Acho que deveríamos vencer com facilidade. Como podemos conseguir isso? Podemos adicionar criatividade? Pessoas que se enquadram em nossa filosofia? Então você começa com isso. Em seguida, você anexa números a isso e garante que terá benchmarks ao longo da temporada. Quais são os omentos em que você pode acelerar? E como é isso? Começamos a trabalhar com esse pensamento e visão. Aliás, não é só a minha visão, é a visão do clube” comentou Earnest Stewart.

Hirving Lozano

Earnest Stewart conversou sobre todas as contratações, mas o nome mais importante de todos, sem sombra de dúvidas, foi o retorno de Hirving Lozano ao PSV. Ele voltou para Eindhoven por um valor recorde de 15 milhões de euros.

“Os relacionamentos no futebol são muito importantes. Em tudo que você faz. Seja esse o meu relacionamento ou o de Marcel Brands. Não é como as coisas estivessem surgidos do nada. Neste caso, Hirving Lozano entrou em contato com Marcel Brands e indicou que gostaria de voltar ao PSV. Quando chegamos a Liga dos Campeões, foi um momento que podíamos ter aproveitado. Que esse dinheiro era mais ou menos certo. Para nós, Hirving Lozano é uma oportunidade de ouro. Pode-se dizer que também tivemos os números em ordem nas laterais, mas Hirving Lozano está fora da categoria. Ele também vem aqui pelo sentimento que tem com Eindhoven, o PSV e a torcida. Ao mesmo tempo, este é também um passo intermediário para que ele finalmente retorne ao topo de onde veio” falou Earnest Stewart.

Hirving Lozano já não é mais nenhum menino, com 28 anos, ele retorna para o PSV ainda mais experiente. Com as taxas de transferências pagas, a depreciação também aumentará novamente.

“Jerdy Schouten e Hirving Lozano assinaram um contrato de cinco anos conosco, então você pode distribuir essas depreciações. Hirving Lozano também tem a ideia de que não deveria dar esse passo atrás em um ano. Isso não é necessário, mas é possível. Agora, se pudéssemos colocar jogadores de 21 anos em todos os lugares, mas isso também não é possível. Nós queremos garantir o equilíbrio em uma equipe. Deve haver experiência suficiente para ajudar no desenvolvimento de outros jovens jogadores que temos no elenco” disse Earnest Stewart.

Ibrahim Sangaré

“Nós sabíamos desde o início que tínhamos que antecipar a saída de Ibrahim Sangaré. Ele queria dar o próximo passo. Esses também foram os acordos que havíamos feito com ele. Já havia sido adiado por um ano com a prorrogação da temporada passada, mas levamos constantemente em consideração que ele iria sair. Mas essa negociação teria que acontecer em algum momento. Nós já havíamos conversado com ele que precisaríamos dele para os jogos contra o Rangers FC e assim que terminasse, facilitaríamos ao máximo sua saída” falou Earnest Stewart.

Aster Vranckx

Na janela anterior, Earnest Stewart indicou que conversou sobre Aster Vranckx. Após as saídas de Erick Gutiérrez e Ibrahim Sangaré, o belga e Jerdy Schouten deveriam preencher as lacunas no meio de campo. No entanto, apenas o Jerdy Schouten chegou em Eindhoven.

“Independentemente de querermos contratar um jogador ou não, há também outra parte que faz parte da negociação. Neste caso, tive várias conversas sobre ele. Não deu certo, ponto final. No começo eles não queriam perdê-lo, mas depois isso mudou. Fizemos as nossas escolhas. Nós vamos trazer outro zagueiro ou, por exemplo, Aster Vranckx? No final das contas decidimos que um zagueiro central era a prioridade. Existe o risco de termos poucos jogadores nesta posição? Não, acho que não, fizemos uma avaliação diferente disso. Também podemos jogar de diferentes maneiras com os nossos meio-campistas. E temos vários jogadores voltando de lesões. Então temos opções para isso. Não vou citar nome, porque é preciso conversar com o treinador sobre isso. Mas temos jogadores que podem jogar nessa posição. Cabe ao treinador resolver isso” disse Earnest Stewart.

Armel Bella-Kotchap

Esse zagueiro central acabou se tornando o alemão Armel Bella-Kotchap, de 21 anos, que está emprestado pelo sou por uma temporada. Earnest Stewart foi perguntando quantas negociações foram necessárias para trazer o defensor.

“Sim, muitas. Se você sofre muitos gols, a culpa não é apenas dos jogadores defensivos. E se você marca muitos gols, não depende apenas dos seus atacantes. Às vezes penso que a forma como as pessoas pensam sobre André Ramalho é exagerada. Eu realmente acho que ele é um zagueiro de altíssima qualidade. Mas queríamos adicionar mais um defensor. Alguém com velocidade, mas também fisicamente forte. Isso é muito importante para nós” falou Earnest Stewart.

 O dirigente indica que Armel Bella-Kotchap também foi alvo do PSV por muito tempo.

“É claro que tínhamos uma lista pronta e Armel Bella-Kotchap estava nela. Mas até há um mês era impossível trazê-lo para o PSV. Ficou muito claro que deveria ser Armel Bella-Kotchap no último dia da janela de transferências. Mas vou dar um exemplo do que fizemos na sexta à noite, porque poderíamos ter uma opção de compra no contrato. Mas nunca poderíamos ter feito isso, tenho que ser honesto. Nós simplesmente não podemos permitir isso. Então você também precisa levar isso em conta. Os jogadores que trouxemos por empréstimos, todos possuem opção de compra. Porque sempre tentamos conseguir jogadores que possam ter um futuro para nós” comentou Earnest Stewart.

Johan Bakayoko

Um jogador muito comentado neste começo de temporada foi Johan Bakayoko. Os clubes queriam tirar o atacante de Eindhoven e os valores eram cada vez maiores. De repente, poucos antes do fim da janela, uma oferta de quarenta milhões de euros chegou na mesa de Earnest Stewart. O Brentford era o clube que queria levar o atacante belga.

“Não falo de valores, mas eles fizeram uma oferta sim. Para nós foi muito simples. Nós dissemos desde o início que não iríamos vendê-lo neste momento. Não está à venda. Sim, nós temos Hirving Lozano, mas Johan Bakayoko tem perspectiva de muito tempo de jogo. Porque vamos jogar muitas partidas. Se eu pudesse comprar robôs que estivessem sempre em forma e não ficassem suspensos ou lesionados, nós compraríamos. Portanto, precisamos ter vários jogadores para cada posição. É assim que as coisas são. Por isso trouxemos Ricardo Pepi. Luuk de Jong não esteve disponível em vários jogos na temporada passada. Se você está com as mãos na cabeça, algo está errado. Mas Johan Bakayoko realmente vai jogar bastante, está indo muito bem e se desenvolvendo plenamente. Eu também conversei com ele sobre isso quando soubemos que iríamos contratar Hirving Lozano” disse Earnest Stewart.

Finanças

Então, finalmente, as finanças. Porque se tratava muito de dinheiro nesta janela do PSV. Nos últimos meses foi fácil esquecer que o PSV é um clube de futebol. O próprio PSV é parcialmente culpado disso. O desejo de comprar, os elevados montantes de transferências e o aumento das depreciações não são consistentes com as disputas financeiras da temporada passada. Cody Gakpo teve absolutamente que ser vendido no meio da temporada e a administração explicou a situação durante as férias de inverno. A conclusão foi que os salários deveriam ser reduzidos. Agora todo mundo está se perguntando onde está aquela árvore de dinheiro?

No final das contas, Earnest Stewart gastou mais de 50 milhões de euros em compras de jogadores.

“Uma quantia recorde? Não é com isso que estou preocupado. Eu também conheço essa história. É uma questão de ter um bom plano juntos” disse Earnest Stewart.

O PSV assumiu um risco calculado, que imediatamente se tornou menos arriscado após a venda de Ibrahim Sangaré e a classificação para a fase de grupos da UEFA Champions League. Com as ações de Earnest Stewart, o PSV deve definitivamente conseguir terminar entre os dois primeiros. Afinal, a UEFA Champions League espera novamente, mas devido à mudança de formato, entrará um navio com cerca de 60 milhões de euros.

“Não sinto que corremos um risco muito grande. Eu também penso que é frequentemente apresentado de uma forma muito a preto e branco nos meios de comunicação. Não posso dizer de outra maneira. De qualquer forma, contratamos para esse fim o diretor financeiro Jaap van Baar, que explicará isso detalhadamente durante a apresentação dos números anuais. Se eu fiquei dentro ou fora do orçamento não é interessante. Todos nós fazemos isso juntos e todos estamos trabalhando juntos. A administração e o Conselho Fiscal. Mas acredite, definitivamente não estamos fora do nosso limite financeiro. Sim, é verdade que os preços dos jogadores subiram demais. Mas o mesmo acontece com os preços das vendas. Além dissoo, agora também conseguimos mais salários para os nossos jogadores. E não responderei à pergunta de saber se estamos navegando bem financeiramente. Isso não faz muito sentido porque não sei como e em que contexto você escreve isso. Também não é o caso de termos feito coisas extrar porque há duas vagas na UEFA Champions League ao final da temporada. Nós queremos ser campeões com o PSV, é isso que vamos em busca” comentou Earnest Stewart.

Após cinco anos sem o título da Eredivisie, o campeonato deve ser comemorado novamente em Eindhoven após esta temporada. Com um treinador experiente como Peter Bosz e um elenco muito forte, o PSV é um dos favoritos ao título da Eredivisie ao lado do Feyenoord. Nesse aspecto foi uma semana muito boa para o PSV. Porque depois de chegar à fase de grupos da UEFA Champions League, a equipe de Peter Bosz também venceu o RKC Waalwijk por 4 a 0 alguns dias depois. Peter Bosz teve um início impecável e continua defendendo a invencibilidade com sua equipe e entra na semana do jogo da Liga dos Campeões com uma sensação ótima. E Earnest Stewart? Ele sai de férias com uma sensação muito boa e satisfeito depois de um verão de transferências muito agitado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *