Na Johan Cruijff ArenA, em Amsterdã, no oeste da Holanda, tivemos o De Klasieker entre Ajax e Feyenoord. O clube de Roterdã voltou a vencer o Ajax em Amsterdã após 18 anos. Santiago Giménez, Sebastian Szymański e Lutsharel Geertruida marcaram os gols da vitória por 3 a 2, enquanto Dušan Tadić e Edson Álvarez fizeram os gols do Ajax.
Esse foi o 151ª duelo entre as duas equipes, com ampla vantagem do Ajax. São 74 vitórias dos Godenzonen, 40 empates e 37 vitórias do Feyenoord. Antes de hoje, eles se encontraram pela última vez em 22 de janeiro desse ano, em Roterdã. Essa partida terminou empatada em 1 a 1. A última vez em que o Feyenoord tinha ganho do Ajax na Johan Cruijff ArenA foi em 28 de agosto de 2005. Naquela partida, um dos dois gols do Feyenoord foi de Dirk Kuyt. Os Godenzonen contavam com Hedwiges Maduro, Nigel de Jong, Wesley Sneijder e Ryan Babel.
❌ Com a derrota, o Ajax parou nos 55 pontos e segue na segunda colocação. O próximo compromisso dos Godenzonen será contra o Go Ahead Eagles, fora de casa.
🏗 Essa vitória foi fundamental para o Feyenoord colocar uma das mãos na taça da Eredivisie, afinal de contas, entre todos os clubes que disputam o título, o Stadionclub é o único clube que não jogará mais contra nenhum adversário direto pelo título, tendo uma tabela menos complexa pela frente. O próximo compromisso dos Feyenoorders será contra o Sparta Rotterdam, no derby de Roterdã.
❌ John Heitinga fez apenas uma mudança na equipe titular. Jorge Sánchez entrou na vaga de Devyne Rensch lesionado.
📋 AFC Ajax: Gerónimo Rulli, Jurriën Timber, Calvin Bassey, Owen Wijndal, Jorge Sánchez, Edson Álvarez, Kenneth Taylor, Steven Berghuis, Steven Bergwijn, Dušan Tadić e Mohammed Kudus.
🏗 Pelo lado do Feyenoord, Arne Slot colocou o jovem lateral esquerdo, Quilindschy Hartman como titular e o peruano, Marcos López ficou no banco de reservas. Mas ainda no primeiro tempo, Arne Slot fez essa troca, colocando o peruano em campo, pois Quilindschy Hartman ficou muito perto de ser expulso.
📋 Feyenoord: Timon Wellenreuther, Lutsharel Geertruida, Quilindschy Hartman, Gernot Trauner, Dávid Hancko, Orkun Kökçü, Sebastian Szymański, Mats Wieffer, Alireza Jahanbakhsh, Oussama Idrissi e Santiago Giménez.
🏗 0x1: Aos cinco minutos, Orkun Kökçü recuperou a bola no meio de campo e tocou para Oussama Idrissi na ponta esquerda. O atacante marroquino tocou de letra para Quilindschy Hartman. O lateral esquerdo deu apenas um toque na bola para deixar Santiago Giménez na boa para abrir o placar na Johan Cruijff ArenA e marcar seu décimo quinto gol nesta temporada pelo Feyenoord.
❌ 1×1: Aos dezessete minutos, Steven Berghuis cobrou escanteio e a bola passou por toda a defesa do Feyenoord até chegar em Edson Álvarez que de cabeça estufou as redes de Timon Wellenreuther e marcou seu quarto gol com a camisa dos donos da casa.
❌ 2×1: Aos trinta e sete minutos, Steven Berghuis lançou a bola do campo defensivo do Ajax para Steven Bergwijn na ponta esquerda. O atacante entrou na grande área e tocou para Dušan Tadić que finalizou rasteiro. Timon Wellenreuther ainda tocou na bola, mas não evitou o nono gol do capitão sérvio nesta temporada pelo Ajax.
🏗 2×2: Aos cinquenta e dois minutos, Alireza Jahanbakhsh cruzou rasteiro para a grande área e Sebastian Szymański se antecipou a marcação de Jurriën Timber e finalizou para o fundo das redes de Gerónimo Rulli. Esse foi o oitavo gol do meio-campista polonês nesta temporada pelo Feyenoord.
🏗 2×3: Aos oitenta e seis minutos, escanteio para o Feyenoord. Orkun Kökçü levantou a bola para o primeiro pau e de cabeça Dávid Hancko desviou para Lutsharel Geertruida também de cabeça estufar as redes de Gerónimo Rulli e marcar o gol da vitória dos Feyenoorders em Amsterdã. Esse foi apenas o terceiro gol dele com a camisa do Feyenoord nesta temporada, mas com toda certeza, foi o gol mais importante da temporada, até aqui.