A surpreendente vitória do AZ Alkmaar na Itália contra a SS Lazio, gerou uma pontuação na briga pela sexta colocação no coeficiente da UEFA. Essa pontuação foi muito boa para a Holanda que não esperava uma vitória dos Cheeseheads diante da SS Lazio.
Essa vitória fez com que o futebol holandês possa começar a sonhar com algo que era improvável a alguns anos atrás: o quinto lugar na lista da UEFA. Pensar na quinta colocação é muito possível no momento, porque o sexto lugar está praticamente garantido após essa vitória dos Cheeseheads.
Antes do começo da fase eliminatória das competições europeias, mesmo que o PSV e Ajax fossem eliminados nos Play-Offs da UEFA Europa League, Portugal precisaria fazer um pequeno milagre para assumir o sexto lugar da lista de coeficientes. Isso ficou claro mais uma vez após a grande vitória do AZ Alkmaar sobre a SS Lazio.
A vitória do AZ Alkmaar resultou em dois pontos de coeficiente, portanto, 0.400 pontos para a Holanda no ranking. Isso significa que os pontos que o Benfica conquistou ao chegar nas quartas de final da UEFA Champions League dessa temporada, foram destruídos pela vitória do AZ Alkmaar. Somando os pontos conquistados tanto pela vitória quanto pelo bônus de classificação, o Benfica conseguiu levantar 0.500 pontos para Portugal.
O Benfica teve muita sorte ao ser sorteado com o Club Brugge nas oitavas de final, isso porque o time belga era a equipe menos forte para ser enfrentado entre todos os dezesseis clubes que avançaram para as oitavas de final da UEFA Champions League. Na próxima fase do torneio, tudo indica que o Benfica terá uma vida muito mais complicada pela frente e as chances de somar pontos para Portugal diminuem também.
O QUE NOS ESPERA E À CONCORRÊNCIA?
O Sporting é o segundo clube português que ainda jogará nesta semana. A equipe jogará na UEFA Europa League contra o atual líder da Premier League, o Arsenal. O que poderá facilitar a vida do Sporting, é que o Arsenal está apostando todas as suas fichas na luta pelo título da Premier League e isso poderá fazer com que o treinador opte por não escalar a força máxima na Liga Europa, aumentando as chances de classificação do Sporting.
O FC Porto só jogará na UEFA Champions League na próxima semana, quando receberá em casa a Internazionale. O clube italiano venceu os portugueses na Itália por 1 a 0. As chances são de que a Internazionale consiga manter a vantagem e eliminar os portistas, atrapalhando ainda mais as ambições de Portugal no ranking da UEFA.
A França é o país que a Holanda deve começar a mirar, especialmente após a eliminação do Paris Saint-Germain na UEFA Champions League. Na repescagem da UEFA Europa League e UEFA Europa Conference League, AS Mônaco, FC Nantes e Rennes foram eliminados, complicando a vida da França no coeficiente da UEFA. O OGC Nice é o único clube da França disputando alguma competição europeia. Eles terão que enfrentar o FC Sheriff Tiraspol nas oitavas de final da UEFA Europa Conference League.
A Holanda dificilmente conseguirá ultrapassar a França ainda nesta temporada, mas tudo o que agora está sendo somado de pontos, entrará na pontuação futura do ranking e isso deverá complicar bastante a França. Na próxima temporada, as pontuações da temporada 2018/19 não serão mais levadas em consideração. Naquela temporada, a França somou mais pontos que a Holanda. Essa diferença desaparecerá, portanto, a partir da próxima temporada, a diferença entre Holanda e França deverá ser de 0.600 pontos.
A LISTA DE COEFICIENTE DO FUTURO
Como o AZ Alkmaar já entrou em ação na terça-feira, é a vez do Feyenoord na quinta-feira dar à Holanda o próximo impulso na lista de coeficientes. No duelo contra o Shakhtar Donetsk, está em jogo não apenas uma vaga nas quartas de final da UEFA Europa League, mas também um ponto bônus para a lista de coeficientes, para o clube que avançar de fase. Para os clubes que disputam a UEFA Europa Conference League, ainda não existe essa bonificação ao avançar de fase.