Nesta quinta-feira, teremos mais uma rodada de jogos por competições europeias e com isso, clubes da Holanda e Portugal lutam ponto a ponto pela sexta colocação no ranking de coeficientes. Neste momento, a sexta colocação é da Holanda, mas os holandeses precisam ter bons desempenhos para garantir essa posição. Por outro lado, a Holanda segue olhando para o desempenho dos clubes franceses, afinal de contas, a França é o quinto colocado no ranking e está muito próximo da Holanda.
Na quarta-feira, o FC Porto entrou em campo pelas oitavas de final da UEFA Champions League e perderam por 1 a 0 para a Internazionale, diante disso, Portugal não somou pontos para o ranking.
#06 Holanda 56.900
O PSV Eindhoven teve uma péssima noite na Espanha na última quinta-feira e precisará reverter um placar de 3 a 0 que o Sevilla construiu no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán. O AFC Ajax empatou sem gols com o 1.FC Union Berlin e viajou para a Alemanha, sabendo que apenas a vitória classificará o time para a próxima fase da UEFA Europa League.
Enquanto o PSV chega após empatar fora de casa com o FC Utrecht pela Eredivisie, o Ajax viajou para a Alemanha com uma vitória por 4 a 0 diante do Sparta Rotterdam, em Amsterdã.
A expectativa é que o PSV confirme sua eliminação da UEFA Europa League, mas em caso de vitória dos Boeren diante do Sevilla, o clube de Eindhoven ajudará a Holanda no coeficiente com 0,400 pontos. Pelo lado dos Godenzonen, ainda temos dúvidas do que o Ajax poderá fazer na Alemanha. Se jogar da mesma forma que jogou na última quinta-feira, dificilmente os Ajacieden voltarão para a Holanda com a classificação. É importante lembrar que o 1.FC Union Berlin perdeu apenas uma vez jogando em casa nesta temporada. Caso o Ajax consiga vencer, além de garantir os 0,400 pontos pela vitória, renderá também mais 0,200 pontos pela classificação.
#05 França 59.997
Todos os três clubes franceses tiveram um jogo difícil fora de casa na semana passada. No entanto, todos voltaram para casa com esperança de avançar para a próxima fase da UEFA Europa League. O AS Mônaco conseguiu uma excelente vitória diante do Bayer 04 Leverkusen por 3 a 2 e qualquer empate ou vitória dos franceses, garantem a classificação do clube para a próxima fase, mas sem a vantagem do gol marcado fora de casa, o Bayer 04 Leverkusen pode vencer por qualquer placar simples que continuará vivo na disputa.
O FC Nantes conseguiu empatar com a Juventus na Itália e volta para a França sabendo que apenas a vitória fará com que eles consigam avançar para a próxima fase da UEFA Europa League. Quem terá uma situação menos confortável é o Stade Rennes que perdeu na Ucrânia por 2 a 1 para o Shakhtar Donestsk. O campeonato ucraniano está paralisado desde o final de novembro e isso faz com que o Shakhtar Donetsk dispute apenas partidas amistosas.
#07 Portugal 54.216
Uma possível eliminação de AFC Ajax e PSV Eindhoven não deverão ter consequências desastrosas para a Holanda no coeficiente. Os clubes portugueses também não conseguiram boas vantagens nos primeiros jogos. O Braga perdeu por 4 a 0 em Portugal para a AFC Fiorentina e jogará a partida de volta na Itália. Na Dinamarca, o Sporting tentará ganhar do FC Midtjylland por qualquer placar para se classificar. No primeiro jogo, os dinamarqueses conseguiram dificultar a vida dos portugueses em Lisboa e a partida terminou empatada em 1 a 1.
A expectativa fica em torno do Sporting, afinal de contas, vencer o FC Midtjylland na Dinamarca não é algo impossível de acontecer, principalmente por um placar mínimo.
#08 Bélgica 38.600
A semana passada foi um período muito ruim para os belgas. O Club Brugge está praticamente eliminado da UEFA Champions League, após perder para o Benfica em casa por 2 a 0. Os outros representantes da Bélgica em competições europeias estão na UEFA Europa Conference League. O RSC Anderlecht perdeu por 1 a 0 para o Ludogorets Razgrad e decidirá sua vaga em casa, na Bélgica, no Lotto Park. No Ghelamco Arena, casa do KAA Gent, a equipe terá que reverter também uma derrota por 1 a 0 para o Qarabağ FK.