SELEÇÃO HOLANDESA

Código Vermelho no FC Groningen

FC Groningen

Zero pontos em duas partidas, último lugar na Eredivisie e a intensão agitação entre os torcedores. A crise no FC Groningen prejudica o clube em todos os sentidos.

Neste final de semana, foi o estreante Matěj Chaluš quem marcou prejudicou o FC Groningen no duelo contra o FC Volendam. O jovem defensor tentou recuar a bola para Michael Verrips, mas Gaetano Oristanio foi mais esperto e conseguiu interceptar o passe para marcar o primeiro gol dos Het Andere Oranje na partida.

O FC Groningen entrou pesado no mercado este mês para contratar jogadores que conseguiram reforçar o time titular de Dennis van der Ree. Matěj Chaluš foi um dos jogadores que surgiu nesta busca por reforços. No papel, ele tem a idade certa (24 anos), aliás já tem cerca de 150 partidas no currículo. Mas quase todos os jogos na República Tcheca, competição muito mais abaixo da Eredivisie. A situação de Matěj Chaluš fica ainda mais ruim quando percebemos que em seu antigo clube, o Malmö FF da Suécia, ele não conseguiu se firmar no time titular. Durante uma temporada, ele não conseguiu jogar mais do que quatro jogos no time titular e não jogava desde outubro antes de assinar com o FC Groningen.

A mesma história se aplica aos outros jogadores nos quais o FC Groningen vem anunciando ao longo desse mês de janeiro. O zagueiro Mads Bech de 24 anos, contratado junto ao Brentford da Inglaterra, jogou sua última partida completa em maio do ano passado. O meio-campista Johan Hove erra um jogador titular em seu antigo clube, mas veio para a Holanda sem ritmo de jogo porque o campeonato norueguês está parada há meses. O meio-campista Aimar Sher, contratado junto ao Spezia da Itália, jogou 44 minutos no campeonato italiano desde sua ida para a Itália, há um ano e meio.

Talvez todos esses jogadores que mencionamos, se provem grandes jogadores de futebol com a camisa do FC Groningen ao longo dos próximos meses, mas com um histórico desses, você espera que eles consigam ajudar os Groningers a sair da zona de rebaixamento e salvar a temporada?

Na verdade, não, enquanto o FC Groningen e o diretor técnico Mark-Jan Fledderus estiverem trazendo para o Noordlease Stadion esse tipo de jogador, dificilmente os Groningers deixaram a zona de rebaixamento. Mark-Jan Fledderus até que tentou trazer alguns jogadores de melhores ligas, mas por diversos motivos, as opções nas quais o diretor tentou convencer a jogar com a camisa do Exército Verde-e-Branco, não aceitaram o desafio.

Se isso pode ser atribuído negativamente a Mark-Jan Fledderus é algo que apenas o futuro dirá. Por exemplo, o FC Groningen tentou a contratação de Jeffrey Bruma, mas o defensor optou por negociar a ida para o SC Heerenveen. Um fato comprovado é que o FC Groningen saiu em busca de certezas e voltou para casa com diversas dúvidas.

Também foi impressionante que tanto os alvos de jogadores quanto o esquema de jogo do FC Groningen foram alterados rapidamente. O clube estrava perto de anunciar a contratação de Jens-Petter Hauge que atua como ponta pela esquerda. Mas quando ninguém menos esperava, Dennis van der Ree optou por mudar o esquema de jogo da equipe para atuar com três zagueiros, sendo que ele mesmo trabalhou a equipe no 4-3-3 durante toda a preparação que aconteceu na pausa da Copa do Mundo.

Todos esses movimentos demonstram que o FC Groningen entrou no modo de sobrevivência. Tudo que foi planejado e trabalhado nas últimas semanas, caiu por terra.

O ano de 2023 já completou um mês e já se passaram uma série de duelos em que o FC Groningen não conseguiu aliviar a pressão. A equipe do norte da Holanda não conseguiu somar nenhum ponto durante esses últimos trinta dias, principalmente em confrontos diretos contra o SBV Excelsior, SC Cambuur e SBV Excelsior. No papel, semanas difíceis estão por vir. O FC Twente visitará o FC Groningen no próximo final de semana, em seguida, o Pride of the North terá que enfrentar o PSV em Eindhoven. Tudo indica que o pior ainda está por vir.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *