Daley Blind protagonizou uma das transferências mais inesperadas dessa janela de transferências. Sua ida para o Bayern de Munique, chamou atenção de todos no futebol europeu. De repente, ele não tem mais vaga no conturbado Ajax, mas Julian Nagelsmann quer contar com o defensor holandês de 32 anos em seu elenco.
Versatilidade é a palavra mágica na Baviera, agora que Julian Nagelsmann, em seu segundo ano como treinador do clube alemão, tem mais liberdade para mexer na equipe. Seus jogadores devem ser capazes de atuar em múltiplas funções e esquema de jogo, mesmo durante a partida.
Especialmente na defesa, Julian Nagelsmann quer que seus jogadores troquem de posições e funções ao longo de uma mesma partida. Foram dezenove jogadores de linha que jogaram pelo menos 300 minutos pelo Bayern de Munique nesta temporada, apenas três atletas jogaram em apenas uma posição.
Portanto, há uma boa chance de que Daley Blind tenha sido contratado para atuar em diversas funções no Bayern de Munique. Nós separamos três situações em que Daley Blind poderá ajudar Julian Nagelsmann e o Bayern de Munique.
ZAGUEIRO CENTRAL
Quando totalmente apto, Alphonso Davies é um dos poucos jogadores do Bayern de Munique garantido como titular nas partidas mais importantes do clube ao longo da temporada. Entendo que Alphonso Davies é titular na defesa, Daley Blind terá que brigar com Lucas Hernández por uma vaga na equipe titular. Tudo indica que Julian Nagelsmann dará oportunidade para todos os jogadores, principalmente pela quantidade de jogos que a equipe disputa ao longo da temporada, é necessário rodar bastante o elenco.
Essa também é a posição que Daley Blind ocupa em seu primeiro amistoso com o Bayern de Munique. Nessa partida, Daley Blind teve que jogar ao longo de jovens das categorias de base do Bayern de Munique como Arijon Ibrahimovic, Lovro Zvonarek, Yusuf Kabadayi, Tarek Buchmann e Johannes Schenk.
Curiosamente, isso significa que Daley Blind deverá competir com Matthijs de Ligt por minutos em campo. Quando Matthijs de Ligt estiver em campo nesta temporada com os também destros Benjamin Pavard e Dayot Upamecano, Daley Blind jogará no lado esquerdo. Em termos de dificuldade, este é o papel mais difícil na defesa do Bayern de Munique, já que Alphonso Davies costuma jogar com maior liberdade na esquerda. Quando ele joga na lateral esquerda, o lateral direito do Bayern de Munique precisa evitar atacar, para que Alphonso Davies possa ter maior liberdade na criação das jogadas.
Assim como no AFC Ajax, Daley Blind costuma jogar um tanto isolado, com grandes espaços nas costas durante a posse de bola. Quando Alphonso Davies não avança na lateral, ele também se oferece com frequência no meio de campo.
Para Daley Blind, atuar dessa forma, não será nenhuma novidade. Muitas vezes ele precisou segurar mais na defesa, para que Noussair Mazraoui tivesse mais tranquilidade para atacar na lateral direita.
LATERAL ESQUERDO NA FUNÇÃO DE LUCAS HERNÁNDEZ
Devido à grave lesão de Lucas Hernández, Daley Blind também será a segunda escolha na posição de lateral esquerdo até o final desta temporada. Nos jogos em que o francês substituía Alphonso Davies, o Bayern de Munique jogava com um lateral esquerdo mais defensivo.
Também será mais uma oportunidade de aprendizado para Daley Blind, já que no Bayern de Munique ele terá que ajudar na construção das jogadas de uma forma diferente para ele. O clube alemão constrói suas jogadas com três defensores e um homem na frente dessa linha, ou seja, um dos dois laterais sobem para a linha do meio de campo, enquanto o outro forma uma linha com três defensores para começar a construir a jogada. O primeiro volante recua mais para ser uma alternativa na construção da jogada.
BACKUP PARA O KIMMICH
Thomas Müller é um dos atacantes mais inteligentes do Bayern de Munique e até hoje, ninguém conseguiu substituí-lo com qualidade. O ataque do Bayern de Munique ainda conta com Jamal Musiala que provavelmente é um dos maiores talentos do mundo. Joshua Kimmich continua sendo a peça tática mais importante do Bayern de Munique.
O volante controlador dita o posicionamento de seis companheiros de equipe com seus passes e movimentos. Joshua Kimmich é o elo que liga a defesa ao ataque. Com seus movimentos, ele controla os passos de Leon Goretzka e Jamal Musiala. Os zagueiros também determinam a altura de seu posicionamento com base na posição de Joshua Kimmich. Se ele estiver mais recuado, é sinal para os defensores do Bayern de Munique avançarem. E o mesmo também se aplica a largura dos zagueiros centrais.
Embora isso exija muito ajuste tático para Daley Blind com novos companheiros de equipe, a atual seleção do Bayern de Munique não tem melhor passador construtivo do que o holandês no caso da ausência de Joshua Kimmich. Em termos de velocidade, pode ser demais pedir para Daley Blind assumir a função de Joshua Kimmich, mas em determinadas situações, utilizar Daley Blind nesta função, poderá fazer sentido para Julian Nagelsmann.