Ele chegou ao Natal, mas logo após as férias, o NAC Breda decidiu demitir Robert Molenaar. O treinador foi responsabilizado pelos resultados decepcionantes e é a próxima vítima no cemitério de treinador de Brabante do Norte. O último treinador do Exército Amarelo a ficar mais de um ano no Rat Verlegh foi Stijn Vreven.
Uma temporada de transição. Não existe palavra mais irritante para os torcedores de um clube de futebol do que essa que falamos. Os ávidos torcedores do NAC Breda anseiam pela melhor versão do seu time de coração, mas logo ficou claro que não poderia contar com muitas glórias para essa temporada. A aquisição pelo coletivo de investidores local da cidade de Breda foi concluída relativamente tarde, então pouco poderia acontecer na janela de transferências do começo da temporada. O fato de a competição com os rebaixados PEC Zwolle, Willem II e Heracles Almelo ter ficado ainda mais forte, dificultou a vida do Exército Amarelo.
Em meio, o treinador Edwin de Graaf e o assistente técnico Hans Visser foram informados de que seus contratos não seriam renovados e que seria necessário encontrar um novo treinador para comandar o NAC Breda, que queira comandar a equipe na chamada “temporada de transição”. A escolha recaiu sobre Robert Molenaar, que saiu da equipe de reservas do clube. Ficou claro que Robert Molenaar ficaria no cargo por apenas uma temporada. O objetivo parecia ser preparar o NAC Breda para o futuro, mas Robert Molenaar agora é julgado pelo presente. A temporada do NAC Breda é muito escura, o time é o décimo quarto colocado na Keuken Kampioen Divisie. Na terça-feira, Robert Molenaar foi demitido.
A razão para a decisão de demitir Robert Molenaar é que dentro da organização do NAC Breda não existe mais confiança no trabalho do treinador.
“Como resultado do jogo mostrado e dos resultados alcançadas na primeira metade da temporada, há pouco apoio para Robert Molenaar continuar como treinador do NAC Breda durante a segunda metade da temporada. Nessa parte da competição, o NAC Breda quer conquistar uma vaga na Keuken Kampioen Play-Offs”.
O NAC Breda foi rebaixado da Eredivisie pela primeira vez neste século em 2015 e teve nada menos que onze treinadores no time principal desde então. Ton Lokhoff, que se tornou treinador interino do grupo após a saída de Robert Molenaar, é o número doze. Especialmente desde a despedida de Stijn Vreven no verão de 2018, as coisas aconteceram de forma rápida. Em nenhum clube da Holanda a mudança de treinadores foi maior do que no NAC Breda.
CEMITÉRIO DE TREINADORES NA HOLANDA
Na tabela abaixo, temos os clubes holandeses que mais tiveram trocas de treinadores do dia 1ª de janeiro de 2018 até hoje, incluindo os treinadores interinos.
Clube | Quantidade |
---|---|
NAC Breda | 9 |
Willem II | 8 |
ADO Den Haag | 8 |
PEC Zwolle | 8 |
Almere City FC | 7 |
FC Dordrecht | 7 |
FC Utrecht | 7 |
Fortuna Sittard | 7 |
01 de janeiro de 2017 a 30 de junho de 2018
Stijn Vreven
Ele foi o treinador que durou mais de um ano no comando técnico do NAC Breda. O comandante belga chegou ao grupo como sucessor de Marinus Dijkhuizen que foi demitido e conseguiu levar o NAC Breda para a Eredivisie. Na elite do futebol holandês, o NAC Breda conseguiu se manter, em parte graças aos bons jogadores vindos do Manchester City. No entanto, foi decidido não renovar o contrato que estava se encerrando de Stijn Vreven. O próprio treinador achou que isso tinha a ver com as muitas expulsões que sofreu ao longo da sua passagem. Ele foi expulso em três jogos da Eredivisie e teve que assistir a um total de seis jogos longe da beira do gramado.
01 de julho de 2018 a 18 de março de 2019
Mitchell van der Gaag
A diretoria do NAC Breda opta por um perfil de treinador mais calmo comandando a equipe e contrata Mitchell van der Gaag, atualmente auxiliar técnico de Erik ten Hag no Manchester United. Mitchell van der Gaag é um velho conhecido do diretor do NAC Breda, Hans Smulders. A saída dos jogadores que estavam emprestados como Pablo Marí, Angeliño e Manu García, enfraqueceram demais o elenco do NAC Breda para a temporada seguinte. Os jogos da Eredivisie ficaram ainda mais complicado para o Exército Amarelo e já sem ver solução, Mitchell van der Gaag opta por pedir seu desligamento do clube após ver o NAC Breda perder para o FC Utrecht por 4 a 0.
22 de março de 2019 a 31 de dezembro de 2019
Ruud Brood
Após a saída de Mitchell van der Gaag, o NAC Breda anunciou que Ruud Brood ficaria no comando técnico da equipe até o final da temporada. Ele não conseguiu evitar o rebaixamento do NAC Breda para a segunda divisão. Sob o comando de Ruud Brood na Eredivisie, os Bredanaars venceram apenas uma das oito partidas que disputou na competição.
Mesmo sem conseguir salvar a equipe do rebaixamento, a diretoria optou por manter Ruud Brood no comando para a temporada seguinte. Na Keuken Kampioen Divisie, o NAC Breda conseguiu o título do primeiro período, título esse que lhe garantiria uma vaga na Keuken Kampioen Play-Offs, mas na véspera do ano novo, a diretoria resolveu demitir o treinador. Ao que tudo indica, a relação conturbada de Ruud Brood com Luuc Eisenga e Tom Van den Abbeele (ambos responsáveis pela política de futebol do clube) foi fundamental para a demissão do treinador.
01 de janeiro de 2020 a 3 de fevereiro de 2020
Willem Weijs
Mesmo com a demissão de Ruud Brood, Willem Weijs que era seu único auxiliar técnico, resolveu continuar no NAC Breda e assumiu de forma temporária a função de treinador da equipe. Ele liderou o NAC Breda em cinco partidas da Eredivisie e causou uma grande impressão nas oitavas de final da Copa da Holanda ao eliminar o PSV. Este resultado que chamou atenção de toda a Holanda não foi suficiente para a diretoria permitir com que ele continuasse no comando da equipe e ele deu lugar a Peter Hyballa.
03 de fevereiro de 2020 a 3 de julho de 2020
Peter Hyballa
Ele foi escolhido como o homem que deveria trazer o NAC Breda de volta à Eredivisie em um ano e meio.
“Eu sei que o NAC Breda teve cinco treinadores diferentes nos últimos cinco anos. Então a demissão também pode acontecer comigo, mas isso faz parte do trabalho” disse o ex-treinador do NEC Nijmegen no momento do seu anúncio.
Peter Hyballa não demorou muito, ele comandou o NAC Breda em apenas sete jogos antes de ser demitido do cargo. Peter Hyballa conseguiu levar o NAC Breda para as semifinais da Copa da Holanda, mas criticou abertamente o gerente técnico do NAC Breda (Tom van den Abbeele) e isso não foi aceito pelo recém-nomeado gerente geral, Mattijs Manders. Tom van den Abbeele também pediu para deixar o NAC Breda.
10 de julho de 2020 a 19 de junho de 2021
Maurice Steijn
Para a temporada 2020/21, o NAC Breda optou por trazer Maurice Steijn. Enquanto ainda era jogador do NAC Breda, ele sempre deixou claro o sonho que tinha de ser o treinador da equipe. O sonho acaba por se transformar em pesadelo, ainda que nem fosse assim tão mau dentro de campo. O NAC Breda terminou em quinto lugar na Keuken Kampioen Divisie e chegou à final dos Keuken Kampioen Play-Offs e perdeu a vaga na Eredivisie para o NEC Nijmegen. Mesmo ficando próximo do acesso, tanto a torcida do NAC Breda quanto alguns ícones do clube criticavam bastante o trabalho dele. O estopim foi um desentendimento com Ton Lokhoff, diretor técnico do clube naquele momento.
19 de junho de 2021 a 30 de junho de 2022
Edwin de Graaf
Ele já trabalhava no NAC Breda como auxiliar técnico de Maurice Steijn e foi transferido para o cargo de treinador principal após a saída de seu companheiro. Ele assumiu a preparação para a nova temporada, embora tenha sido enfatizado que o cargo de treinador principal seria apenas temporário. No entanto, logo foi decidido dar a Edwin de Graaf uma oportunidade e manteve o profissional como treinador permanente. Edwin de Graaf assinou por uma temporada.
O trabalho de Edwin de Graaf no NAC Breda não duraria mais de um ano. Os resultados esportivos foram bastante decepcionantes e o NAC Breda acabou terminando em oitavo lugar, após ser eliminado na primeira fase da Keuken Kampioen Play-Offs, para o ADO Den Haag. Por se ter verificado que os jogadores pouco a pouco melhoraram, ficou decidido que não seria necessário renovar o contrato de Edwin de Graaf.
1 de julho de 2022 a 27 de dezembro de 2022
Robert Molenaar
Ele não provou ser a resposta para todos os problemas de dentro do clube. O experiente treinador teve de se contentar com um elenco que não contém muita qualidade e só conseguiu vencer cinco dos seus dezessete jogos na Keuken Kampioen Divisie. A questão é que a diretoria de futebol entendeu que Robert Molenaar não estava conseguindo tirar o máximo do atual elenco do clube.
A questão é: Quem será o próximo?
27 de dezembro de 2022 até …
Neste momento, o NAC Breda segue sendo comandado por Ton Lokhoff. O ex-jogador, treinador e diretor técnico do NAC Breda está desde o verão de regresso ao clube do coração, no comando da equipe principal. Até quando isso vai durar é a questão que estão no ar. Existe a especulação de que Robert Molenaar só foi demitido porque o novo treinador principal, com quem o NAC Breda que seguir no futuro, já estaria pronto para assumir. Existe também a expectativa de bons reforços no meio da temporada para que consiga trazer alguma esperança de brigar pelo acesso ainda neste ano.