No Philips Stadion, em Eindhoven, na Holanda, o PSV recebeu a visita do Arsenal pela quinta rodada da fase de grupos da UEFA Europa League 2022/23. Graças aos gols de Joey Veerman e Luuk de Jong, o PSV venceu o Arsenal por 2 a 0 e garantiu vaga no mata-mata da Liga Europa.
Essa foi a oitava partida entre os dois clubes, com duas vitórias para o PSV, três empates e três vitórias para o Arsenal. O último jogo entre eles que aconteceu em Eindhoven, foi em fevereiro de 2007, pelas oitavas de finais da UEFA Champions League 2006/07. O jogo terminou com vitória do PSV por 1 a 0, graças a um gol do equatoriano, Édison Méndez. Naquele momento, o PSV era comandado por Ronald Koeman.
🇳🇱 A vitória foi fundamental para o PSV encaminhar sua vaga na próxima fase da UEFA Europa League 2022/23, mas ainda pode sonhar com a liderança do grupo, caso vença o FK Bodø/Glimt na próxima rodada, fora de casa e o Arsenal perca para o FC Zürich. Caso termine realmente em segundo lugar, o PSV terá que disputar uma repescagem contra algum clube que estará vindo da Liga dos Campeões, e ao vencer essa repescagem, terá o direito de disputar as oitavas de finais da Liga Europa. No próximo final de semana, o PSV jogará contra o NEC Nijmegen, pela Eredivisie.
💡 Para surpresa de muitas pessoas, Ruud van Nistelrooij colocou Armando Obispo no banco de reservas após a falha no jogo contra o FC Groningen, no último final de semana. Além dele, Jordan Teze e Guus Til também ficaram no banco de reservas. Diante disso, Jarrad Branthwaite, Phillipp Mwene e Erick Gutiérrez entraram nessas vagas.
📋 PSV: Walter Benítez, André Ramalho, Jarrad Branthwaite, Phillipp Mwene, Philipp Max, Ibrahim Sangaré, Xavi Simons, Erick Gutiérrez, Joey Veerman, Cody Gakpo e Anwar El Ghazi.
🏴 Pelo lado dos britânicos, Mikel Arteta mudou o time titular em peças. Kieran Tierney, Rob Holding, Fábio Vieira, Albert Lokonga e Eddie Nketiah entraram nas vagas de Ben White, Gabriel, Thomas Partey, Bukayo Saka e Gabriel Jesus.
📋 Arsenal: Aaron Ramsdale, Kieran Tierney, William Saliba, Rob Holding, Takehiro Tomiyasu, Martin Ødegaard, Fábio Vieira, Albert Lokonga, Granit Xhaka, Gabriel Martinelli e Eddie Nketiah.
🇳🇱 1×0: Aos 55 minutos, Luuk de Jong recebeu próximo da entrada da grande área e tocou para Joey Veerman que livre de marcação, finalizou no ângulo esquerdo de Aaron Ramsdale para abrir a contagem em Eindhoven.
🇳🇱 2×0: Aos 63 minutos, o PSV sacramentou a vitória. Cody Gakpo cobrou escanteio. Aaron Ramsdale saiu errado para tentar afastar a bola e a ela encontrou a cabeça de Luuk de Jong que escorou para o fundo das redes, sem goleiro, e fez seu primeiro gol após retornar de lesão.