Nesta quinta-feira, a KNVB divulgou que não aceitará mais estádio que não possuam gramas reais em seus estádios a partir da temporada 2025/26. Atualmente, apenas quatro clubes na Eredivisie possuem grama sintética em seus estádios, é o caso do FC Volendam no Kras Stadion, SC Cambuur no Cambuur Stadion, SBV Excelsior no Van Donge & De Roo Stadion e FC Emmen no De Oude Meerdijk.
Essa regra será obrigatória para todos os clubes que disputarem a Eredivisie a partir dessa temporada. Com a proibição definitiva de estádios na Eredivisie com grama artificial, há uma chance maior de que a Holanda pertença estruturalmente aos seis primeiros da Europa. É isso que os clubes da Eredivisie querem. Desta forma, mais ingressos poderão ser distribuídos na Holanda para competições europeias.
Em relação aos quatro clubes que disputam a Eredivisie em gramados artificiais, SC Cambuur, FC Emmen e FC Volendam já informaram que mudarão essa situação em seus estádios a curto prazo. A situação é mais complicada para o SBV Excelsior, além do gramado, muitos clubes quando precisam jogar no Van Donge & De Roo Stadion, caso do SBV Excelsior, reclamam também da dimensão do campo que seria menor do que os padrões.
O primeiro clube a adotar grama artificial em seu estádio foi o Heracles Almelo em 2003. Em seguida, clubes como ADO Den Haag, Sparta Rotterdam, PEC Zwolle, RKC Waalwijk e Roda JC Kerkrade também incluíram esse tipo de gramado em seus estádios. Todos os clubes já revisaram essa decisão e deverão realizar as devidas mudanças nos próximos meses.