O Ajax anunciou o resultado financeiro da temporada passada. O clube de Amsterdã sofreu um prejuízo líquido de 24,3 milhões de euros. Na temporada 2020/21, o Ajax sofreu um prejuízo líquido de 8.1 milhões de euros.
A receita das vendas de jogadores totalizou 37,8 milhões de euros como resultado das transferências de Ryan Gravenberch, Noa Lang, David Neres, Kjell Scherpen e Jurgen Ekkelenkamp. Isso é 56% menos do que na temporada 2020/21.
O Ajax espera ter lucro nesta temporada.
“O Ajax se classificou para a fase de grupos da UEFA Europa League para a temporada 2022/23. No ano fiscal 2022/23, também ocorreram transferências de Antony, Lisandro Martínez, Sébastien Haller, Nicolás Tagliafico e Perr Schuurs. Em parte, devido a esses resultados de transferências já alcançados, o Ajax espera um resultado líquido positivo para esse ano fiscal” disse o clube em um comunicado para a imprensa.
O Corona impactou negativamente os cofres do Ajax.
“A pandemia teve um impacto muito negativo no mercado de transferências, resultando em uma perda nos resultados de transferência de 19,3 milhões de euros, além da perda operacional de 7,6 milhões de euros” disse o clube.
“Foi um ano agitado em diversos aspectos. Do ponto de vista despotivo, tudo correu bem e isso é o mais importante para nós como um clube de futebol. Mas financeiramente, não foi um ano bom. A perda foi muito maior do que a temporada anterior” disse a diretora financeira do Ajax, Susan Lenderink.
“Mesmo após o prejuízo da temporada passada, ainda temos um patrimônio sólido. Além disso, as expectativas são positivas para o futuro. Nós estamos participando da UEFA Europa League novamente e o mercado de transferência foi muito bom para nós” disse a diretora.