No Noordlease Stadion, em Groninga, no norte da Holanda, o FC Groningen recebeu o Vitesse e perdeu em casa para mais de dezoito mil torcedores, por 1 a 0. Matúš Bero foi o responsável por fazer o gol da vitória dos Vitas.
Esse é um dos jogos mais equilibrados da história do futebol holandês, afinal de contas, em 71 confrontos entre FC Groningen e Vitesse, o Exército Verde-e-Branco venceu vinte e seis partidas contra vinte e oito do Vitesse e dezessete empates.
No último confronto entre os dois clubes, o FC Groningen visitou o Vitesse e venceu os Vitas por 3 a 1, em janeiro desse ano. Jørgen Strand Larsen, Eli Dasa (contra) e Daniel van Kaam marcaram para o FC Groningen, enquanto Dominik Oroz fez para o Vitesse.
No último jogo disputado no Noordlease Stadion entre os dois clubes, terminou com vitória do Vitesse, também por 1 a 0, em setembro do ano passado. Naquela ocasião, Yann Gboho fez o gol dos Vitas.
🟢 O FC Groningen perdeu quatro posições com essa derrota em casa para o Vitesse. A equipe caiu para a décima segunda colocação com cinco pontos somados. Na próxima rodada, fora de casa, o Exército Verde-e-Branco terá que visitar o SC Cambuur no Cambuur Stadion.
Na temporada passada, após cinco rodadas, o FC Groningen também tinha apenas cinco pontos somados, mesma pontuação dessa atual temporada. O que chama atenção é que nesse começo de trabalho de Frank Wormuth, a equipe já sofreu dez gols. A última vez que isso tinha acontecido, foi na temporada 2018/19, sob o comando de Danny Buijs, a equipe de norte da Holanda também sofreu dez gols nos cinco primeiros jogos da Eredivisie.
💛 Uma vitória fundamental do Vitesse para subir duas posições e chegar na décima quarta colocação, com quatro pontos. Na próxima rodada, o Vitesse terá um compromisso duro contra o FC Utrecht, no Stadion Galgenwaard.
Essa já é a segunda temporada consecutiva, sob o comando de Thomas Letsch, que a equipe de Arnhem começa a temporada da Eredivisie com três derrotas nos cinco primeiros jogos da Eredivisie.
🟢 Após a venda de Jørgen Strand Larsen, Frank Wormuth ficou sem seu principal homem-gol na equipe. Diante disso, Florian Krüger foi acionado para atuar ao lado de Cyril Ngonge no comando de ataque do Exército Verde-e-Branco.
📋 FC Groningen: Michael Verrips, Mike te Wierik, Radinio Balker, Isak Määttä, Neraysho Kasanwirjo, Joey Pelupessy, Laros Duarte, Tomáš Suslov, Paulos Abraham, Florian Krüger e Cyril Ngonge.
💛 Querendo a primeira vitória de toda forma, Thomas Letsch fez cinco mudanças na equipe titular. Sondre Tronstad, Daan Reiziger, Gabriel Vidović, Kacper Kozłowski e Bartosz Białek entraram nas vagas de Kjell Scherpen, Ferro, Million Manhoef, Nikolai Baden Frederiksen e Thomas Buitink.
📋 Vitesse: Daan Reiziger, Carlens Arcus, Ryan Flamingo, Enzo Cornelisse, Melle Meulensteen, Maximilian Wittek, Sondre Tronstad, Gabriel Vidović, Kacper Kozłowski, Matúš Bero e Bartosz Białek.
💛 0x1: Aos 77 minutos, Carlens Arcus tocou para Matúš Bero. O atacante, mesmo bem-marcado, conseguiu finalizar sem força, colocando no canto esquerdo de Michael Verrips.