No De Oude Meerdijk, em Emmen, no norte da Holanda, o FC Emmen recebeu a visita do AZ Alkmaar e os donos da casa conheceram sua terceira derrota na Eredivisie e a segunda consecutiva. Pelo lado do AZ Alkmaar, a equipe se levanta após o tropeço em casa contra o NEC Nijmegen, no meio de semana. Graças aos gols de Jens Odgaard, Dani de Wit e Tijjani Reijnders, o AZ Alkmaar venceu os Emmenaars por 3 a 0.
No confronto geral, o AZ Alkmaar leva ampla vantagem com sete vitórias em sete jogos e desde 2018, o FC Emmen não consegue fazer um gol nos Cheeseheads. Nos números gerais, os Kannibals conseguiram em apenas uma vez fazer um único gol no AZ Alkmaar e isso foi exatamente em 2018.
O último confronto entre as duas equipes aconteceu em fevereiro do ano passado e foi no mesmo palco do duelo desse domingo. A vitória foi do AZ Alkmaar por 1 a 0, graças a um gol de Yukinari Sugawara, que ainda está no elenco dos Alkmaarders.
🇲🇨 O FC Emmen parou nos quatro pontos e é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, na décima quinta colocação. Na próxima rodada, os comandados de Dick Lukkien terão que enfrentar o SBV Excelsior em Roterdã.
Esse já é um começo de Eredivisie melhor do que as duas últimas participações do FC Emmen. Os quatro pontos somados em cinco rodadas, são maiores do que os três pontos somados nos cinco primeiros jogos das duas últimas participações do FC Emmen na maior competição nacional.
🧀 A vitória fez o AZ Alkmaar encostar novamente na ponta de cima da tabela. Os treze pontos, colocaram o AZ Alkmaar na terceira colocação, mesma pontuação que o Feyenoord (2º) e dois pontos a menos que o Ajax (1º). Os comandados de Pascal Jansen terão uma semana de disputa europeia, afinal de contas, o AZ Alkmaar jogará contra o Dnipro da Ucrânia pela primeira rodada da fase de grupos da UEFA Europa Conference League 2022/23.
Desde a temporada 2017/18, quando ainda era comandado John van den Brom, a equipe de Alkmaar não somava quatro vitórias nos cinco primeiros jogos. E analisando apenas esse recorte da competição, voltamos para a temporada 2006/07, ano em que o AZ Alkmaar conseguiu somar treze pontos pela última vez, nos cinco primeiros compromissos da competição.
🇲🇨 Dick Lukkien fez apenas uma mudança na equipe titular que começou a partida contra o Feyenoord na rodada passada, em Roterdã. Fernando Pacheco voltou ao sistema defensivo na vaga de Jeff Hardeveld.
📋 FC Emmen: Eric Oelschlägel, Keziah Veendorp, Jeroen Veldmate, Miguel Araujo, Lorenzo Burnet, Lucas Bernadou, Mark Diemers, Jari Vlak, Rui Mendes, Richairo Živković e Ole Romeny.
🧀 Pelo lado do AZ Alkmaar, Pascal Jansen manteve o time titular que começou a partida no meio de semana contra o NEC Nijmegen.
📋 AZ Alkmaar: Hobie Verhulst, Pantelis Hatzidiakos, Milos Kerkez, Maxim Dekker, Sam Beukema, Tijjani Reijnders, Jordy Clasie, Dani de Wit, Jens Odgaard, Håkon Evjen e Myron van Brederode.
🧀 0x1: Aos 20 minutos, o AZ Alkmaar abriu a contagem no De Oude Meerdijk. Jordy Clasie encontrou um belo passe entre Jeroen Veldmate e Fernando Pacheco, para Jens Odgaard. O atacante ajeitou o corpo e finalizou de perna direita para o fundo das redes de Eric Oelschlägel.
🧀 0x2: Aos 27 minutos, foi a vez de Dani de Wit aparecer para ampliar a vantagem. Tijjani Reijnders tocou para Jens Odgaard dentro da grande área. O atacante finalizou cruzado e Eric Oelschlägel deu rebote nos pés de Dani de Wit. O meia e capitão do AZ Alkmaar se jogou para empurrar a bola para o fundo das redes dos Kannibals.
🧀 0x3: O AZ Alkmaar fechou a conta aos 34 minutos. Håkon Evjen balançou para cima da marcação de Jeroen Veldmate e tocou para Tijjani Reijnders. O meia estava na entrada da grande, dominou e finalizou no canto direito de Eric Oelschlägel.