Foram 13 anos para finalmente o FC Volendam conseguir retornar para a Eredivisie. Os Het Andere Oranje conquistaram sua vaga na Eredivisie 2022/23, nesta sexta-feira, após vencer o FC Den Bosch por 2 a 1. A festa que vinha sendo debatida, agora é um fato.
Os 500 torcedores que viajaram até s-Hertogenbosch, para acompanhar o jogo histórico contra o FC Den Bosch, puderam pular e gritar assim que o árbitro apitou o final da partida.
A última vez em que o FC Volendam disputou a Eredivisie foi na temporada 2008/09. Naquela temporada, a equipe do oeste da Holanda tinha como treinador Frans Adelaar e jogadores como Jeroen Verhoeven, Melvin Platje e Jack Tuijp. Mas vale lembrar que essa reconstrução do FC Volendam começou lá em 2019, quando Wim Jonk chegou ao comando técnico da equipe. Sob o comando de Wim Jonk, todos elogiavam o jogo ofensivo que o treinador implementou na equipe. Jogadores como Michy van de Ven, Denso Kasius e Franco Antonucci mereceram transferências para grandes clubes. Mas das três temporadas sob o comando de Wim Jonk, essa foi a temporada com um futebol menos atraente do que em temporadas anteriores, por outro lado, foi um time mais objetivo e isso rendeu o acesso para a Eredivisie.
Na temporada passada, o FC Volendam chegou a disputar a Keuken Kampioen Play-Offs, mas caiu na primeira fase, para o NAC Breda. Mas para essa temporada, a diretoria optou por reforçar o time com bons nomes e proporcionar a Wim Jonk uma equipe mais qualificada que temporadas anteriores, pois até os dirigentes do clube sabiam que era chegada a hora do FC Volendam retornar para a Eredivisie.
A maior contratação do clube foi o retorno de Robert Mühren. O experiente centroavante, voltou ao clube no qual foi revelado. Ele subiu com o SC Cambuur na temporada passada para a Eredivisie e preferiu continuar na Keuken Kampioen Divisie, a disputar a Eredivisie com os Levinhos. Ele chegou com a expectativa de que seria o homem gol do FC Volendam na segunda divisão e foi exatamente isso que aconteceu. Em 37 jogos, Robert Mühren marcou 29 gols.
Além disso, o FC Volendam anunciou dois reforços que chegavam da base da Internazionale. O goleiro sérvio, Filip Stanković e o meia que vestiu a camisa 10 do FC Volendam nessa temporada, Gaetano Oristanio. Os Volendammers ainda conseguiram repatriar do Feyenoord, Franco Antonucci.
O FC Volendam é conhecido na Holanda como o time que sobe e desce com frequência, mas a diretoria do clube junto com a comissão técnica já pensa em como mudar essa história, afinal de contas, eles não querem retornar para a Keuken Kampioen Divisie nem tão cedo.
E a missão será árdua, pois o FC Volendam deverá ser uma das equipes com menores orçamentos na Eredivisie da próxima temporada e com isso, Wim Jonk e seus comandados terão que ter um jogo extremamente ajustado para brigar forte pela permanência na elite do futebol holandês.