Erik ten Hag não só começa um trabalho pesado em Manchester, mas também deixa um legado considerável em Amsterdã. Seu sucessor tem que transformar novamente o Ajax e sempre será colocado em comparação com seu antecessor.
Com o tão esperado anúncio da mudança de Erik ten Hag para o Manchester United na próxima temporada, o fim de um ciclo também chega ao seu final. O diretor de futebol, Marc Overmars, já deixou Amsterdã. Os principais jogadores também deixaram a Johan Cruijff ArenA e agora o treinador parti para um novo desafio.
Todo o processo agora precisará ser refeito. Quem chegar para suprir a saída de Erik ten Hag, terá que colocar sua cara na equipe. Em todos os casos, o legado deixado por Erik ten Hag é pesado, mas a vaga de treinador para o Ajax, provavelmente será o grande desafio do momento.
Erik ten Hag conquistou o status de treinador do Ajax mais bem-sucedido e valorizado deste século entre os torcedores. Um terceiro título da Eredivisie deverá coroar o trabalho que começou lá atrás e termina no final dessa temporada.
Antes da chegada de Erik ten Hag, o Ajax já não conseguia ser forte dentro da Holanda diante de Feyenoord e PSV. Para chegar na fase de grupos da UEFA Champions League, era algo extremamente complicado, acumulando vexames em cima de vexames. Nesta temporada, a eliminação diante do Benfica, parece ter confirmado que era melhor colocar um ponto final na história entre Ajax e Erik ten Hag. Com quatro títulos nacionais, uma campanha maravilhosa na UEFA Champions League de 2019 e uma excelente fase de grupos da UEFA Champions League dessa temporada, Erik ten Hag cultivou a fé em seus torcedores e com a fome e as expectativas aumentaram.
Os torcedores do Ajax não ficaram mais satisfeitos com ser eliminados nas oitavas de finais da UEFA Champions League. Erik ten Hag uma vez descreveu que trabalhar no Ajax é como dançar em um vulcão. Não é sem razão que a direção do clube prefere um velho conhecido para comandar a equipe na próxima temporada, estamos falando de Alfred Schreuder, atual treinador do Club Brugge da Bélgica. Na primeira temporada de Erik ten Hag em Amsterdã, Alfred Schreuder foi seu auxiliar técnico.
O treinador que desembarcar em Amsterdã para comandar o Ajax sabe que terá a sombra de Erik ten Hag em suas costas.
No fundo, ele é lembrado como o treinador que depois de um péssimo começo, guiou o Ajax de volta à elite europeia com um estilo de jogo digno de Ajax. A cada derrota, má exibição, pequeno problema e queda no desempenho, a comparação será feita imediatamente.