Neste sábado, o Feyenoord receberá em De Kuip, a visita do FC Groningen e sabe que apenas a vitória interessa para o Stadionclub, na busca pelo título da Eredivisie. Nesta sexta-feira, houve a coletiva de imprensa antes do jogo e o primeiro ponto abordado pelos jornalistas foi a baixa produção ofensiva do Feyenoord pelo lado direito do campo. A dupla Tyrell Malacia e Luis Sinisterra, é responsável por quase 80% das jogadas ofensivas do Stadionclub durante as partidas e Arne Slot comentou sobre esse assunto.
“Após conversas com Orkun Kökçü, optamos por deixar ele mais livre dentro de campo e com isso ganhamos mais um jogador que ataca pelo lado esquerdo do campo. Não é apenas Tyrell Malacia e Luis Sinisterra que realizam os nossos trabalhos ofensivos. Orkun Kökçü proporciona um suporte muito grande” comentou o treinador.
Diante desse cenário, Alireza Jahanbakhsh e Lutsharel Geertruida atuam pelo lado direito de campo e não conseguem produzir uma quantidade de jogadas parecidas com o que a dupla pelo lado esquerdo consegue.
“Nosso lado direito do meio de campo é preenchido por Fredrik Aursnes, e ele tem características mais defensivas, então não temos três jogadores atacando pelo lado direito e apenas dois que é Alireza Jahanbakhsh e Lutsharel Geertruida. Outro ponto que é importante salientar é que nossa construção de jogo, geralmente, começa da direta para a esquerda, ou seja, Luis Sinisterra e Tyrell Malacia conseguem receber a bola em posições mais altas do campo e isso facilita a conclusão da jogada” disse Arne Slot.
Arne Slot foi questionado sobre a posição de Lutsharel Geertruida no campo. Para muitos, Lutsharel Geertruida é um zagueiro ao invés de um lateral.
“Se você me perguntar qual é a melhor posição para Lutsharel Geertruida, eu vou responder que é de zagueiro, mas muitas vezes jogamos contra defesas são formadas com uma linha de cinco defensores. Não posso ter dois laterais altamente ofensivos, pois minha defesa ficará totalmente descoberta. Lutsharel Geertruida tem um papel estratégico em nossa equipe, pois quando atacamos, ele fecha como um terceiro zagueiro e dá uma maior proteção para a nossa defesa” disse Arne Slot.
Na lateral direita, Arne Slot ainda tem a opção de Marcus Pedersen, mas o lateral parece ter perdido a vaga para Lutsharel Geertruida.
“Nós também temos Marcus Pedersen que nos dá uma amplitude maior em campo, consegue abrir mais o campo para a nossa equipe, mas entendemos que faz mais sentido utilizá-lo em momentos mais estratégicos do jogo. Ao final, nós sempre vamos avaliar contra quem vamos jogar. Se entendermos que vamos jogar contra uma equipe que se defenderá por maior parte do tempo, então tenho que me preparar para os contra-ataques e Lutsharel Geertruida me dá esse cenário” finalizou Arne Slot.