SELEÇÃO HOLANDESA

A temporada 2025/26 começou oficialmente para o futebol holandês: AZ Alkmaar perde fora de casa para time da Finlândia

#ILVESAZ

Nesta quinta-feira, o AZ Alkmaar visitou o Ilves Tampere na Finlândia, pela fase preliminar da UEFA Europa Conference League 2025/26. Foi o jogo que abriu, oficialmente, a temporada de futebol na Holanda. Os Cheeseheads perderam para os finlandeses por 4 a 3 e precisam vencer por dois gols de diferença na próxima semana, em Alkmaar, para garantir a vaga na próxima fase preliminar da UEFA Europa Conference League.

Após mais de trinta anos, o Ilves Tampere reencontrou um time da Holanda. O último jogo contra um time holandês aconteceu em 1980/81, quando em dois confrontos contra o Feyenoord, a equipe da Finlândia perdeu os dois jogos. Essa foi a primeira vez em que eles conquistaram uma vitória diante de um clube holandês. Por outro lado, o AZ Alkmaar nunca havia enfrentado uma equipe da Finlândia.

🟡 Ilves Tampere: Otso Virtanen, Matias Rale, Sauli Väisänen, Aapo Mäenpää, Marius Söderbäck, Otto Tiitinen, Maksim Stjopin, Roope Riski, Vincent Ulundu, Oiva Jukkola e Jardell Kanga.

Pelo lado dos finlandeses, Joonas Rantanen fez cinco mudanças em relação ao jogo oficial do último final de semana da equipe. Aapo Mäenpää, Otto Tiitinen, Maksim Stjopin, Vincent Ulundu e Jardell Kanga entraram nas vagas de Kalle Wallius, Tatu Miettunen, Joona Veteli, Anton Popovitch e Adeleke Akinyemi.

🔴 AZ Alkmaar: Jeroen Zoet, Wouter Goes, Maxim Dekker, Denso Kasius, Mees de Wit, Peer Koopmeiners, Jordy Clasie, Kees Smit, Ernest Poku, Troy Parrott e Ro-Zangelo Daal.

Já pelo lado dos comandados de Maarten Martens, a equipe estreou na temporada com sete alterações em relação ao time que disputou a última partida oficial na temporada passada diante do FC Twente. Jeroen Zoet, Maxim Dekker, Denso Kasius, Mees de Wit, Jordy Clasie, Troy Parrott e Ro-Zangelo Daal entraram nas vagas de Rome-Jayden Owusu-Oduro, Alexandre Penetra, Seiya Maikuma, David Møller Wolfe, Sven Mijnans, Ruben van Bommel e Mexx Meerdink. O grande destaque fica por conta da estreia de Jeroen Zoet na meta dos Alkmaarders.

🟡 1×0: Aos oito minutos, o Ilves Tampere abriu o placar. Matias Rale lançou a bola do campo defensivo do Ilves Tampere. A bola passou por cima da defesa do AZ Alkmaar e Roope Riski ficou frente a frente com Jeroen Zoet. O atacante do Ilves Tampere foi mais eficiente e conseguiu finalizar sem chances de defesa para o goleiro holandês.

🔴 1×1: Aos 16 minutos, o AZ Alkmaar empatou a partida. Kees Smit tocou para Troy Parrott que entrou na grande área do Ilves Tampere e finalizou com muita categoria para deixar tudo igual no Tammela Stadion.

🟡 2×1: Nos minutos finais do primeiro tempo, o Ilves Tampere ficou novamente na frente. Maksim Stjopin recebeu a bola no campo defensivo do AZ Alkmaar. Ele carregou até próximo a grande área e abriu o jogo com Vincent Ulundu na ponta direita. O atacante cruzou e a bola encontrou a cabeça de Roope Riski que não perdoou mais um erro da defesa dos Cheeseheads para colocar os finlandeses em vantagem.

🔴 2×2: Aos 61 minutos, o AZ Alkmaar empatou novamente. Após bate e rebate dentro da grande área, Troy Parrott ajeitou a bola para a finalização de Sven Mijnans. O camisa 10 do AZ Alkmaar finalizou de perna esquerda, no canto direito de Otso Virtanen. O goleiro ainda tocou na bola, mas não evitou o segundo gol dos holandeses.

🟡 3×2: Não demorou muito para o Ilves Tampere voltou a ficar a frente no placar. Marius Söderbäck acionou Adeleke Akinyemi na ponta esquerda. O atacante entrou na grande área do AZ Alkmaar, passou pela marcação de Peer Koopmeiners e finalizou cruzado para marcar o terceiro dos donos da casa.

🟡 4×2: Aos 70 minutos, o Ilves Tampere aumentou a vantagem. Maksim Stjopin recebeu a bola na ponta direita e tocou rasteiro para Marius Söderbäck. O meio-campista balançou na frente da marcação do AZ Alkmaar e finalizou da entrada da grande área, no canto direito de Jeroen Zoet.

🔴 4×3: O quarto gol do Ilves Tampere colocava o AZ Alkmaar em uma situação bastante delicada para reverter na Holanda o placar. Mas aos 90 minutos, quando tudo parecia que estava acabado, Mexx Meerdink apareceu novamente para salvar a vida dos Cheeseheads. Aos 73 minutos, Mexx Meerdink entrou na vaga de Troy Parrott. O jovem centroavante recebeu excelente passe de Sven Mijnans. Mexx Meerdink recebeu a bola dentro da grande área, livre de marcação e finalizou no canto esquerdo de Otso Virtanen.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *