Depois de sofrer bastante com o substituto de Jordan Teze na temporada passada, a diretoria do PSV foi em busca de um nome que poderia reforçar o sistema defensivo dos Boeren, setor esse que foi alvo de duras críticas. Kiliann Sildillia é o lateral que se destaca na defesa. Confira uma análise de um lateral que pode ser o reforço necessário para trazer a consistência defensiva que faltou nesta última temporada e fez qual os Eindhovenaren perderem o título da Eredivisie.
Não há dúvidas de que Sergiño Dest é bastante letal quando ajuda na construção das jogadas ofensivas do PSV. Com Ryan Flamingo e o Yarek Gąsiorowski, o núcleo da defesa do PSV é composto por dois jogadores fortes fisicamente, que se aprimoram com base em seus pontos fortes. E é justo que o versátil e confiável Mauro Júnior receba elogios com frequência de Peter Bosz.
Mas, apesar do alto nível de talento geral, a defesa do PSV ainda carece de um tipo específico de jogador. Desde a saída de Jordan Teze, não há um defensor no elenco adequado para uma função predominantemente defensiva. Essa defesa conta com muitos jogadores talentosos, mas poucos defensores de verdade.
E sob essa visão, a possível chegada de Kiliann Sildillia parece restaurar o equilíbrio defensivo dos Boeren. O lateral direito do SC Freiburg traz diversas qualidades defensivas que serão muito importantes no estilo de jogo de Peter Bosz.
Dominante defensivamente
Peter Bosz certamente gostará de ver no PSV o que Kiliann Sildillia fez na imagem abaixo. Ele é um defensor que gosta de se antecipar as jogadas. E por isso, frequentemente, vemos o francês realizando ações mais rápidas que os adversários. Ele gosta de interceptar o passe e deixar seu oponente em uma situação desconfortável.

Com 1,86 metros de altura e pernas longas, Kiliann Sildillia tem a constituição física de um zagueiro tradicional, e não de um lateral. O francês costuma usar essas passadas largas a seu favor quando precisa cobrir o campo adversário.

Kiliann Sildillia também é bastante eficaz em outro cenário defensivo que frequentemente caracteriza o estilo de Peter Bosz. Quando ele se vê defendendo um contra um em espaços amplos, seu jogo de pés e intervenção decisiva costumam se destacar.

Defender cruzamentos na lateral adversária costuma ser uma situação complicada para os jovens laterais. O fato de Kiliann Sildillia raramente ser batido no segundo poste como marcador individual, ilustra sua maturidade defensiva. Mesmo quando o jogo ainda acontece na lateral oposta, o francês defende com a parte da frente dos pés. Isso coloca Kiliann Sildillia no lugar certo para bloquear um chute ou cruzamento.

Não é de se surpreender que alguns analistas e técnicos veja Kiliann Sildillia como um futuro zagueiro. Embora possa parecer um tanto modesto em algumas das funções que esperamos de um lateral moderno, ele tem potencial para se tornar dominante defensivamente.
Considerando que muitos treinadores hoje em dia optam por uma estrutura ofensiva com um lateral muito ofensivo e outro que frequentemente fica na defesa como terceira camada, Kiliann Sildillia parece que sempre poderia continuar como lateral se assim o desejar. Mas o esqueleto para um dia se tornar um forte zagueiro certamente ele já possui.
Condições Físicas
Nos campos da Alemanha, Kiliann Sildillia, que teve duas temporadas muito boas com o SC Freiburg em 2022/23 e 2023/24, tornou-se conhecido por seu espírito de luta. Os pontas dificilmente conseguiam vencer ele nos duelos individuais.

Mesmo para os padrões da Bundesliga, Kiliann Sildillia está fisicamente acima da média para um lateral. Quando consegue usar o ombro em um confronto direto, tem uma clara vantagem contra pontas mais frágeis.

Embora Kiliann Sildillia, em parte devido à sua estrutura um pouco mais alta, não ostente uma velocidade alta, sua velocidade máxima é praticamente inexistente. Graças às suas passadas largas e ao seu estilo defensivo, o jovem francês consegue resolver situações complicadas com uma boa corrida de recuperação. Isso também será essencial para que ele se adapte ao estilo de jogo de Peter Bosz.

Recentemente, na Eurocopa Sub21, ele foi convocado pela França. Kiliann Sildillia foi titular em diversas partidas e foi um dos destaques da equipe francesa.

Com Yarek Gąsiorowski, como sucessor de Olivier Boscagli e Kiliann Sildillia como possível sucessor de Richie Ledezma, o PSV melhorará em termos de altura e força física para a próxima temporada.
Momentos de bola parada
Kiliann Sildillia também parece ser capaz de ajudar em outro aspecto do jogo que foi mais fraco para o PSV nesta última temporada do que em seu primeiro ano de Bundesliga. O francês pode ser valioso em jogadas ensaiadas de várias maneiras.
Antes de tudo, Kiliann Sildillia é um cabeceador muito bom. Mesmo não tendo sido titular no SC Freiburg em 2024/25, ele costumava ser um dos alvos nas cobranças de escanteio. Com o retorno de Luuk de Jong não sendo mais uma certeza, o PSV precisa de alguns finalizadores de cabeça.

Na semana passada, a arma de lançamento do Eindhoven, Malik Tillman, também deixou o PSV. Kiliann Sildillia também pode ajudar nesse aspecto. Ainda mais do que seu potencial companheiro de equipe (Yarek Gąsiorowski), o francês tem um lançamento lateral poderoso. O SC Freiburg até usou padrões de corrida pré-ensaiadas para otimizar os lançamentos longos de Kiliann Sildillia.

Kiliann Sildillia também é um jogador defensivo acima da média em termos de jogadas ensaiadas. Como cabeceador defensivo, ele consegue limpar bem o perigo.
Ponto de Dúvida
Normalmente, laterais jovens perdem a titularidade devido aos problemas defensivos. No SC Freiburg, na temporada passada, aconteceu o contrário com Kiliann Sildillia. O francês perdeu a titularidade das duas temporadas porque sua contribuição ofensiva era muito abaixo do esperado.
Nos momentos em que Kiliann Sildillia tem pouco espaço, como em passes rápidos em jogadas posicionais, ele parece tecnicamente muito bem. Suas fraquezas ofensivas só vêm à tona quando ele começa a hesitar.
Um padrão recorrente na temporada passada foi uma situação como a da imagem abaixo. Com certa sensação de risco, Kiliann Sildillia tenta lançar seu meio-campista veloz. Mas devido à presença de um adversário próximo, o francês novamente opta pelo caminho mais seguro: um passe para o zagueiro.

Na temporada passada, Kiliann Sildillia também parecia desconfortável driblando sob alta pressão. No exemplo abaixo, sua linguagem corporal sinaliza muito rapidamente que ele está tentando driblar sob pressão. O resultado: o atacante do Werder Bremen ainda consegue forçar Kiliann Sildillia a um duelo individual.

No PSV, Kiliann Sildillia parece estar no lugar certo para desenvolver sua confiança ofensiva. Embora o time de Eindhoven possa utilizar suas qualidades defensivas, Kiliann Sildillia tem muita experiência ofensiva para ganhar. Na temporada passada, a equipe de Peter Bosz teve um bom nível de posse de bola. Isso também proporcionou amplas oportunidades para o francês dominar um estilo de jogo dominante com a bola.