O PSV Eindhoven terá que ficar sem Jerdy Schouten nas últimas partidas da temporada. Enquanto a equipe de Peter Bosz precisa vencer a complicada partida fora de casa contra o FC Twente, a reabilitação do meio-campista começa. Jerdy Schouten passará por uma cirurgia no joelho nesta quinta-feira e, se tudo correr bem, ele estará apto para jogar no começo da próxima temporada.
Essa decisão de operar Jerdy Schouten coloca um ponto final no sofrimento físico que tem sido esta temporada para o meio-campista.
Primeiro, uma breve retrospectiva da última temporada, na qual Jerdy Schouten foi fundamental no título do PSV na Eredivisie. O meio-campista de 28 anos é visto por Peter Bosz como um ponto de equilíbrio da equipe. Aos olhos do treinador, o camisa seis é o novo camisa dez no futebol moderno de alto nível. Jerdy Schouten assume esse papel com sua inteligência de jogo, ele é de fato o diretor do time. Junto com Joey Veerman, ele forma uma dupla de muito sucesso. Os dois mantém o equilíbrio no jogo ofensivo do PSV.
Jerdy Schouten continuou em boa forma durante a Eurocopa na Alemanha com a seleção holandesa. Ele foi um dos melhores e mais estáveis jogadores da seleção holandesa na competição. Depois disso, as coisas começaram a dar errado para o atleta. Segundo o treinador do PSV, Jerdy Schouten deveria ter tido um tempo de descanso e recuperação maior após a Eurocopa.
Duas semanas depois da Inglaterra perder a semifinal, Jerdy Schouten estava de volta aos treinamentos com o PSV e imediatamente jogou alguns minutos no amistoso contra o Valencia. Não se pode afirmar se isso tem a ver com a falta de descanso físico e mental, mas o fato é que Peter Bosz não faz essa observação à toa e que Jerdy Schouten realmente sofreu uma lesão após a outra nesta temporada. E isso é um dos motivos pelos quais Jerdy Schouten não conseguiu atingir o seu mais alto nível nesat temporada.

No começo deste ano, Jerdy Schouten retomou sua posição de titular, mas ele não consegue render nem perto do que rendeu na temporada passada. A razão logo fica clara. Jerdy Schouten joga várias partidas com injeções no dedo do pé e ainda sofre da lesão no joelho. Acontece que isso é difícil de definir. Mas está claro que Jerdy Schouten não consegue girar, correr e parar na intensidade máxima devido à lesão.
Dentro do clube, a comissão técnica, física e médica estão cientes das queixas de Jerdy Schouten no joelho. Mas eles não consideraram a intervenção necessária. Um grande erro, como agora descobrimos. Há também uma lição muito grande nisso para o próprio jogador. É um crédito para Jerdy Schouten que ele sempre pensou nos interesses da equipe e quis ajudar seu time em campo durante a crise que o PSV viveu. Mas um Jerdy Schouten que só consegue jogar com cinquenta por cento da sua capacidade não consegue fazer a diferença com a camisa do PSV. É bom que o jogador confie no departamento médico do clube e tenha o conhecimento necessário sobre o que de fato está acontecendo com seu corpo, mas Jerdy Schouten conhece melhor o seu corpo e sabe o que ele sente. Se não houver melhora, ele deve garantir que outras opções sejam exploradas.
Após a partida fora de casa contra a Juventus, Peter Bosz chamou Jerdy Schouten de “o coração do seu time” e, se isso não é tão forte assim, o time interior não se move bem. Foi isso que aconteceu e ficou muito claro nas partidas. Jerdy Schouten jogou com remédios e depois recebeu repouso porque todas as partes achavam que isso reduziria as queixas. Mas isso também não foi o caso.

O que complicou as coisas foi que a lesão no joelho não pareceu piorar à primeira vista, e é por isso que a comissão técnica sentiu que era responsabilidade de Jerdy Schouten continuar jogando. O atleta era indispensável para o PSV. O fato de que agora foi decidido, provavelmente com mais conhecimento especializado, operar o joelho, naturalmente leva à questão se isso não deveria ter sido feito antes.
A diretoria do PSV precisa encontrar uma boa resposta para isso, também no interesse de Jerdy Schouten, mas também no do resto do elenco. A avaliação rigorosa neste caso será feita e, claro, será examinado quem decidiu o quê e quando, quem cometeu quais erros e quem deve ser responsabilizado. Não se pode descartar que essa avaliação tenha consequências, principalmente para o departamento médico, mas talvez também para a comissão técnica.
Jerdy Schouten não tem mais utilidade para isso. Ele certamente teve seus momentos de aprendizado neste caso. É óbvio que o meio-campista quer se vingar deste ano perdido. O PSV pode ser beneficiar com isso na próxima temporada. Porque o jogador não se esqueceu de como joga futebol e um Jerdy Schouten bem fisicamente faz com que todo o PSV jogue melhor.