SELEÇÃO HOLANDESA

Porque o Ajax não está em pânico após a derrota para o FC Utrecht?

Francesco Farioli

Numa tarde curiosa no Stadion Galgenwaard, o Ajax sofreu um golpe duro. A equipe de Francesco Farioli perdeu por 4 a 0 para o FC Utrecht. Essa foi a maior vitória dos Utregs em cima dos Godenzonen na história do confronto entre os dois clubes. Agora, resta a Francesco Farioli juntar os cacos e seguir em frente.

O duelo no Stadion Galgenwaard tem pouco menos de meia hora de duração, quando o FC Utrecht ataca pelo lado direito. Quando a bola vai para Siebe Horemans, Mika Godts pensa que pode deixar com que Kenneth Taylor vá a caça. A jogada não vai bem, o que permite que o lateral direita faça um cruzamento livre, que Sébastien Haller finaliza e converte em gol, marcando o primeiro dos donos da casa.

Francesco Farioli retorna furioso para seu banco de reservas. Um momento de descuidado, um detalhe e de repente tudo fica diferente, o treinador do Ajax sabe. Seu time desperdiça meia hora de excelente futebol, enquanto o FC Utrecht pode recuar e jogar exatamente o mesmo jogo em que o time de Ron Jans tem se mostrado tão forte nesta temporada. No segundo tempo, quase todas as investidas do FC Utrecht resultaram em gols, tornando os números históricos.

Quando Francesco Farioli se junta a imprensa, ele ainda está procurando palavras para descrever o que aconteceu.

“É claro que este é um resultado muito doloroso, mas estou sentado aqui com uma sensação um pouco estranha. Porque nos três primeiros minutos batemos na trave duas vezes, no total isso aconteceu três vezes nessa partida, mas não marcamos. E não cedemos muito espaços, mas voltamos para casa com quatro gols sofridos. Isso é muito estranho, mas isso também é futebol. Meus parabéns ao FC Utrecht, ao treinador e aos seus jogadores” disse Francesco Farioli.

A diferença entre Ajax e FC Utrecht: as pontas

Francesco Farioli já conhecia bem as qualidades do FC Utrecht e viu inicialmente seu time ter um bom desempenho.

“Nós fomos fortes nos duelos e trouxemos o que era necessário nesta partida, principalmente no primeiro tempo. Mas, não marcamos como deveríamos e pagamos o preço por isso” disse Ajax.

Em termos ofensivos, as coisas não deram certo para o Ajax, principalmente na fase final. Tudo começou no segundo tempo minuto, quando uma excelente construção de ataque terminou com uma bola de Jorrel Hato na trave e o rebote de Brian Brobbey no travessão. Pouco antes do 1 a 0, foi Steven Berghuis que, após uma ótima jogada de ataque, cometeu um erro após um passe de Davy Klaassen. Outros ataques falharam ao fazer o passe final. Foi somente depois de mais de uma hora de jogo que o Ajax finalizou pela primeira vez, uma tentativa inofensiva de Steven Berghuis.

O contraste com os pontas do FC Utrecht era grande. Yoann Cathline e Miguel Rodríguez colocaram o Ajax à prova depois do intervalo, quando os espaços aumentaram. O francês e o espanhol estão em um excelente momento, enquanto Mika Godts, Steven Berghuis e Bertrand Traoré foram muito menos incisivos.

“Eles têm pontas com velocidade e ação individual. Nós sabíamos disso” comentou Francesco Farioli.

O estilo de jogo de Francesco Farioli é amplamente focado em liberar os pontas, mas eles têm menos sucesso do que na primeira metade da temporada em fazer a diferença com ações individuais. Assim como Brian Brobbey luta. O atacante teve dificuldades em marcar gols durante toda a temporada, mas sempre foi valioso como um centroavante que protege bem a bola. No entanto, ele não teve muito sucesso nisso no duelo contra o FC Utrecht e, também contra o Willem II, na rodada passada.

Quando o FC Utrecht recuou um pouco mais após abrir o placar, o Ajax simplesmente não teve criatividade para superar a defesa dos Utregs. O Ajax não tem jogadores que consigam marcar gols com jogadas individuais, como já foi provado diversas vezes nesta temporada. Ao jogar realmente como um time e criar bastante espaço um para o outro, o Ajax ainda cria chances e gols suficientes para estar no topo da Eredivisie. Mas para realmente começar a jogar o “futebol do Ajax” novamente, são necessários jogadores que realmente façam a diferença.

Escolhas erradas nos momentos errados

Jogadores que raramente cometem erros nesta temporada, mostraram que são humanos e apresentaram falhas que comprometeram a atuação dos Godenzonen na partida deste final de semana. Nomes como Jorrel Hato, Jordan Henderson, Davy Klaassen e Josip Šutalo.

Como Francesco Farioli comenta, o Ajax não perdeu muito mais duelos que o FC Utrecht, mas os momentos em que perdeu os duelos, o FC Utrecht conseguiu punir o Ajax com gols. Com 1 a 0, Mika Godts não pressionou Siebe Horemans. No segundo gol dos Utregs, Jordan Henderson e Davy Klaassen foram facilmente superados e Jorrel Hato errou o momento para parar o artilheiro da tarde, Miguel Rodríguez. No terceiro gol, Ahmetcan Kaplan perdeu a bola na própria área com um drible incompreensível.

Francesco Farioli não quer desacreditar seus jogadores, ele também sabe que o futebol é um jogo de erros. O truque é errar o mínimo possível.

“Essa é uma das minhas obsessões, desde o começo: quando estamos no topo, não devemos abrir mão de nada. Então precisamos ser muito precisos. Se não ficarmos atentos às coisas, pagaremos o preço. Se quisermos ser os melhores, nós temos que criar o nosso próprio destino. Depois, se trata de gestão de detalhes específicos” comentou Francesco Farioli.

Nesse sentido, o erro em Utrecht também foi uma lição valiosa para a próxima temporada, quando o Ajax retornará à UEFA Champions League. As melhores partidas são decididas nos detalhes, os jogadores precisam sentir esses momentos. Isso foi ótimo nas partidas contra o PSV e Feyenoord, mas em Utrecht tudo deu errado. Uma partida em que a qualidade das chances foi mais ou menos a mesma ao longo de 93 minutos.

Dor, mas sem pânico

“Foi mais ou menos assim que me senti, tudo dando errado. Mas não dá para dizer isso quando se perde por 4 a 0. Devo dizer que estou sentado aqui com emoções bem diferentes. Isso dói, uma erupção muito grande, que fique bem claro. Somos autocríticos e certamente conversaremos sobre isso” garante Kenneth Taylor.

“Mas também não acho que jogamos tão mal, então não devemos fazer disso tudo terra arrasada. Agora o foco é o próximo domingo. Precisamos entender o que aconteceu e seguirmos em frente, estamos muito próximos do nosso objetivo” disse Kenneth Taylor.

Dor, mas sem pânico, é como podemos resumir o sentimento no Ajax. Os Amsterdammers prezam a margem que construíram nos últimos meses. São 13 vitórias em 14 partidas da Eredivisie e isso lhe rendeu uma margem de segurança sobre o segundo colocado, PSV.

“Este foi o pior resultado sob a minha liderança, mas certamente não foi a pior partida” disse Francesco Farioli.

O treinador foca principalmente no primeiro tempo de sua equipe em Utrecht, em que o Ajax praticamente não cedeu espaços e por isso esteve perto de abrir o placar. O fato de seu time ter ficado mais vulnerável no segundo tempo também teve a ver com o fato de Francesco Farioli ter feito mudanças que jogaram o Ajax para cima do FC Utrecht. O treinador que é tão acusado de ter uma filosofia defensiva optou pelo ataque e isso lhe custou a vida. Apostou e perdeu. Aos olhos de Francesco Farioli, é um incidente em uma temporada estável.

Agora cabe à equipe e aos jogadores provar que a goleada sofrida pelo FC Utrecht foi algo fora da curva. O Ajax ainda terá quatro jogos pela frente para conquistar a Eredivisie e prefere se apegar a solidez das primeiras 29 partidas do que à curiosa derrota em Utrecht. O retorno de Youri Baas e Remko Pasveer, que já estavam no banco em Utrecht, também garantirá mais paz e melhor comunicação na defesa para as partidas contra Sparta Rotterdam, NEC Nijmegen, FC Groningen e FC Twente.

“Nós vamos fazer o que temos feito durante toda a temporada. Vamos fechar esse capítulo e passar para a próxima temporada. É claro que as emoções podem ser diferentes, isso é humano. Mas meus jogadores são sempre muito bons em se recompor depois de todas as vitórias, então acho e acredito que eles podem fazer isso depois da primeira derrota em quinze jogos na Eredivisie” comentou Francesco Farioli.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *