O RKC Waalwijk está numa encruzilhada. Agora que a Eredivisie começa a se afunilar cada vez mais, as interrogações sobre em qual divisão o RKC Waalwijk jogará na próxima temporada começam a aumentar. Onde será a temporada 2025/26 do RKC Waalwijk?
Enquanto a equipe de imprensa do Heracles Almelo se despede da sala de imprensa, a responsável pela imprensa do RKC Waalwijk, Nabila acena para os Almeloërs.
“Até a próxima” diz Nabial, esperançosamente. Pode parecer um apelo, mas a realidade é que um reencontro na Eredivisie na próxima temporada está por um fio.
Isso ficou claro para muitas pessoas durante semanas. Depois de seis anos na Eredivisie, um retorno a Keuken Kampioen Divisie parece inevitável. Mas os últimos anos aumentaram as expectativas, expectativas essas que não foram atendidas nesta temporada. Seria realmente um milagre se o RKC Waalwijk conseguisse se salvar. Mas pode. O Almere City FC e o RKC Waalwijk, que melhoraram em 2025 e acumularam pontos, estão vendendo sendo adversários bem complicados. E graças ao Willem II, o décimo sexto lugar ainda é possível de ser alcançado.
“Decidiremos entre nós três” disse Henk Fraser. Uma vitória sobre o Heracles Almelo teria realmente dado ainda mais esperança e colocado uma pressão enorme na disputa.

“É assim que parece, essa era uma oportunidade que deveríamos ter aproveitado. Foi assim que foi dito antecipadamente. Depois dos resultados deste final de semana, nós poderíamos ter dado um passo importante. É por isso que parece que faltam dois pontos” disse Julian Lelieveld.
Julian Lelieveld e Henk Fraser continuam positivos em relação a salvar o RKC Waalwijk.
“Mas é verdade que há cada vez menos oportunidade de somar pontos” disse Julian Lelieveld.
“Nós estamos jogando na parte inferior da tabela nas últimas duas temporadas e nunca houve pânico. Nem agora. Nós continuaremos lutando até o final” disse Henk Fraser.
A mão estendida do Willem II parece tão próxima, mas aquele último pequeno salto parece ser muito grande. É emocionante ver que agora há cada vez mais pessoas no RKC Waalwijk que acham que as coisas ainda vão dar certo nas próximas rodadas. Algumas raciocinam, outras apenas esperam. O fato é que há um grande senso de comunidade e que o clube que gosta de se retratar como um clube familiar está se preparando com todas as forças para uma batalha final sensacional. O RKC Waalwijk sabe melhor do que ninguém o que significa sobreviver.
“Não queremos nos culpar por não fazer tudo que poderíamos” disse Henk Fraser.

A semana passa foi uma daquelas semanas em que o RKC Waalwijk teve que manter a visão do décimo sexto lugar. Agora que o Willem II está em queda livre e começando a sentir a pressão do RKC Waalwijk e Almere City FC, se juntar a ele é essencial. Foi a semana da esperança. Ele foi brutalmente reprimido em Zwolle.
“Inaceitável, pouco esforço, jogo muito medíocre. Eu tenho vergonha dos torcedores que viajaram conosco” disse Oskar Zawada.
Poucos dias depois, esses torcedores tiveram um retorno financeiro merecido. O RKC Waalwijk conseguiu um feito incrível a somar um ponto contra o AZ Alkmaar, onde até mesmo uma vitória era uma possibilidade. Os Waalwijkers fizeram isso com o time mais antigo da Eredivisie nesta temporada. Henk Fraser optou pela experiência e chamou os jogadores mais velhos, como Michiel Kramer e Aaron Meijers. Isso rendeu um ponto contra o AZ Alkmaar sem Jordy Clasie, um ponto inesperado.
Nova esperança, mas tivemos que vencer o Heracles Almelo domingo. O Willem II já perdeu em Heerenveen na sexta-feira, o Almere City FC conquistou um ponto contra o PEC Zwolle, somente uma vitória contra o Heracles Almelo manteria viva a esperança de um bom resultado. Nada mais e nada menos.
“Isso não parece nada. A grande chance perdida por Oskar Zawada aos 53 minutos repercutiu, e a diferença para o Willem II continua sendo de cinco pontos” disse Henk Fraser.
“Se eles continuarem perdendo e nós empatarmos mais cinco vezes, ficaremos vivo” disse sorrindo, Julian Lelieveld.
Sem dúvida, serão rodadas emocionantes. Então vem a transformação. O diretor técnico está saindo, se espera que o contrato de Henk Fraser não seja renovado e uma reformulação no elenco seja realizada, independente se o RKC Waalwijk jogará a Eredivisie ou Keuken Kampioen Divisie.
Julian Lelieveld é um dos jogadores que tem contrato até o final desta temporada.

“Não estou pensando nisso agora, estou aberto a qualquer coisa. Ainda não ouvi nada do RKC Waalwijk, mas a incerteza de em qual divisão o clube jogará na próxima temporada também influência” disse Julian Lelieveld.
Vários outros jogadores se sentirão prontos para um novo passo em suas carreiras. O RKC Waalwijk quer se concentrar em talentos da região e jovens destaques da Keuken Kampioen Divisie. Neste verão, a observação surpreendeu com Tim van de Loo, um jogador que havia começado recentemente no SC Telstar, enquanto Roshon van Eijma também foi contrato. A diretoria do clube aposta nesses jogadores não apenas em retorno técnico, mas em retornos financeiros no futuro.
A propósito, não diga que Henk Fraser não faz mais nada. Às vezes ele parece indiferente e não perde de vista a realidade, mas essa chama sempre queima dentro do treinador. De vez em quando ele fica nervoso. Ele não está mais na linha toda semana, parece ter se tornado mais calmo como treinador, às vezes balançando a cabeça após mais um passe errado. Mas quando o RKC Waalwijk tem que jogar três partidas em oito dias, quando a arbitragem é mais uma vem incompreensível aos seus olhos ou quando analistas na TV criticam seu sistema de jogo, então Henk Fraser dá sua opinião sincera.
“Provavelmente serei retratado como um chorão novamente, mas não me importo. Você me viu nos primeiros dez minutos? Eu realmente fiquei furioso pela primeira vez nesta temporada durante o intervalo contra o Heracles Almelo. O começo foi ruim, então os preparei bem. Não sei o que era, sabíamos o que fazer. Para algumas pessoas, algo tem um efeito paralisante, enquanto para outros é a energia que faltava” disse Henk Fraser.

Henk Fraser ainda acha que pode salvar o RKC Waalwijk.
“É um desafio complicado, mas já sabíamos disso há algum tempo. O péssimo começo de temporada nos complicou. Os times acima de nós também ganharam ponots, o que não torna as coisas mais fáceis. Na temporada passada foi um milagre termos conseguido, graças ao saldo de gols, às custas do SBV Excelsior. Agora que estamos onde deveríamos estar de acordo com nosso orçamento, temos que nos esforçarmos mais para conseguirmos. Nós precisamos de dois milagres agora” disse Henk Fraser.
Um recomeço em Waalwijk parece inevitável. A nomeação de um novo diretor técnico que possa moldar os planos futuros no campo é o primeiro passo. Bernard Schuiteman parece ser o principal candidato para essa posição. Os nomes de Henk van Stee (ex-Sparta Rotterdam) e do ex-jogador Patrick van Diemen também foram mencionados, e sabe-se que ele recusou.
Na semana passada, o FC Den Bosch confirmou que o diretor técnico deixará o clube. Ele durou apenas um ano, mas o ex-jogador do Feyenoord agora também descobriu que no FC Den Bosch, ele está fazendo as coisas que os outros mandam ele fazer.
Não está claro se o anúncio no FC Den Bosch foi motivado pura e exclusivamente pelas condições de trabalho ou se o dirigente já havia negociado um novo contrato com o RKC Waalwijk. Seu nome já foi mencionado em março como possível substituto de Mo Allach no RKC Waalwijk. Várias fontes relataram que Bernard Schuiteman e o financista do RKC Waalwijk, se encontraram para conversas intensas sobre o futuro do RKC Waalwijk. Ele também foi espectador no duelo entre RKC Waalwijk e Fortuna Sittard e no jogo fora de casa entre PEC Zwolle e RKC Waalwijk. Mas o fato de um diretor visitar outras partidas na Holanda não indica nada.

Ficou claro ao longo dos anos que Bernard Schuiteman, como ex-olheiro, tem faro para talentos e pode avaliar com precisão as qualidades dos jogadores. Ele gostaria de continuar trabalhando como diretor técnico no RKC Waalwijk e isso seria possível em uma construção normal e viável. Se espera que esse anúncio seja oficializado em breve.
De qualquer forma, o trabalho será difícil. É de conhecimento geral que o RKC Waalwijk tem que montar um novo elenco todas as temporadas. Jogadores vêm e vão, mas os Waalwijkers sempre fazm jus à sua reputação de clube referência.
O fato de o RKC Waalwijk ser um clube da Eredivisie pela sexta temporada consecutiva sugere que há estabilidade. Mas Henk Fraser está ciente da posição do RKC Waalwijk.
“O início que tivemos é muito parecido com a temporada da COVID-19 sob o comando de Fred Grim. Mesmo assim, o grupo era novo, como acontece todos os anos aqui, e era preciso de tempo. Sabe, os novos jogadores que chegam nunca são os melhores do que o que tínhamos. Eles têm que se acostumar, você tem que ter paciência. Essa geralmente não é a melhor qualidade de um treinador, mas no RKC Waalwijk temos que ter” comentou Henk Fraser.
O início desta temporada foi extremamente ruim, com uma longa série de jogos sem vencer.
“Você tem que explicar isso, interna e externamente. De novo toda vez. É sim, eu continuo responsável, ninguém precisa me dizer isso” disse Henk Fraser.
Agora que Mo Allach anunciou sua saída, o período de Henk Fraser como treinador do RKC Waalwijk parece estar acabando. Os sinais apontam para uma saída após duas temporadas. De qualquer forma, faz sentido começar com um novo treinador. Nomes como Ivar van Dinteren, Peter Uneken e Michele Santoni são especulados.
Henk Fraser diz que não está preocupado com seu futuro.
“De modo algum. Sei que parece estranho, mas é a verdade. Eu me concentro no time e na luta contra o rebaixamento. O RKC Waalwijk e eu sabemos que fizemos um acordo por duas temporadas, o que vier depois disso nós veremos ao final do contrato. Se sabe que Mo Allacha está saindo, acho incompreensível que um clube realmente grande não o contrate. Ele e eu temos um pouco do mesmo problema. Não nos anunciamos o suficiente e não nos destacamos. Mas eu não ajo, eu sou quem eu sou. Se os clubes realmente olharem para quem eu sou como treinador, eles verão o que conquistei. A questão é se eles querem ver isso” comentou Henk Fraser.