Com Dick Schreuder no comando, o NEC Nijmegen traçará um curso diferente. O treinador de 53 anos substituirá Rogier Meijer na próxima temporada. Dick Schreuder traz consigo um estilo de tocar que lhe é característico.
“Não sou de esperar para ver. Isso se reflete em tudo” disse Dick Schreuder.
Na busca por um novo treinador, a diretoria do NEC Nijmegen conversou recentemente com diversos treinadores. Mark van Bommel foi visto no zoológico de Marcel Boekhoorn, um dos principais investidores do NEC Nijmegen. Para Marcel Boekhoorn, Mark van Bommel era inicialmente o principal candidato, mas durante as conversas, ficou claro que o NEC Nijmegen e o treinador estavam em caminhos opostos.
Enquanto este investidor estava tentando convencer Mark van Bommel a assumir o NEC Nijmegen, a diretoria do clube conversou com outros nomes. Alguns deram a resposta imediatamente, como Giovanni van Bronckhorst e Mitchell van der Gaag. Outros se envolveram em discussões mais extensas. A diretoria do NEC Nijmegen viajou para a Espanha para conversar com Dick Schreuder. O ex-treinador do PEC Zwolle ficou sem clubes após ser demitido do Castellón da Espanha. Sem estender demais as negociações, Dick Schreuder aceitou o desafio de assumir o NEC Nijmegen a partir da próxima temporada.
Isso ainda não foi concretizado, em parte porque Dick Schreuder ainda precisa resolver algumas questões burocráticas com o Castellón. O milionário Haralabos Voulgaris trouxe Dick Schreuder para a Espanha no começo da temporada passada com planos ambiciosos. O Castellón conquistou o acesso para La Liga com o treinador holandês. O dono do clube tinha total confiança em Dick Schreuder, deu a ele um contrato de diversos anos e total liberdade para trazer seu próprio pessoal. As coisas correram bem por um ano e meio, até que começou uma fase em que os resultados foram bem decepcionantes. Quando o dono do Castellón e Dick Schreuder também tiveram um desentendimento, a ruptura foi inevitável. Em parte devido a essa disputa, a situação contratual de Dick Schreuder no clube ainda não foi resolvida e o NEC Nijmegen o aguarda. Um contrato de três anos está pronto para o treinador no De Goffert.
Depois de muitos anos, a era Rogier Meijer está chegando ao seu final. Rogier Meijer começou em 2019 como parte de um trio no time principal do NEC Nijmegen e foi promovido à Eredivisie dois anos depois, em sua temporada de estreia como treinador principal. Rogier Meijer então manteve o NEC Nijmegen na Eredivisie e mais tarde obteve sucesso terminando em sexto na Eredivisie na temporada 2023/24 e chegando na final da Copa da Holanda. Nesta temporada, as coisas estão mais complicadas há muito tempo. Não foi surpresa que o NEC Nijmegen e Rogier Meijer chegaram à conclusão no mês passado de que o trabalho precisaria ser interrompido ao final desta temporada depois de todos esses anos.
O NEC Nijmegen saiu em busca de um treinador com quem o clube pudesse seguir avançando rumo ao seu desenvolvimento. Com a ajuda financeira de Marcel Boekhoorn, o clube de Nijmegen é ambicioso e quer terminar estruturalmente entre os oito primeiros da Holanda. Até agora isso não foi bem-sucedido, apesar dos investimentos significativos no elenco. Durante seu tempo como treinador do NEC Nijmegen, Rogier Meijer foi frequentemente criticado por permitir que o NEC Nijmegen jogasse com muito recuado e por correr poucos riscos. Os torcedores sentiram que o futebol não estava brilhante o suficiente. Essas críticas voltaram a surgir nesta temporada quando o time de Nijmegen passou por uma fase ruim. Houve muita pressão externa sobre Rogier Meijer, mas a diretoria do clube preferiu manter o treinador até o final desta temporada. Isso parece estar funcionando, agora que o NEC Nijmegen conquistou trinta pontos após 27 rodadas.
De qualquer forma, sob o comando de Dick Schreuder, ventos diferentes soprarão no NEC Nijmegen. Desde o primeiro minuto, porque Dick Schreuder não é um treinador que espera as coisas acontecerem. O novo treinador deixará sua marca imediatamente no final de junho, quando a nova temporada começará. Nos últimos anos, Dick Schreuder tem explicado regularmente sua visão sobre futebol. No Castellón e anteriormente no PEC Zwolle, clube onde foi treinador entre novembro de 2021 e junho de 2023. O PEC Zwolle foi o clube que lhe ofereceu a oportunidade de se tornar treinador profissional, pela primeira vez na carreira. Antes disso, Dick Schreuder foi assistente no TSG 1899 Hoffenheim e no Philadelphia Union da Major League Soccer (MLS).
Dick Schreuder não teve a estrutura usual de sua carreira de treinador. Isso aconteceu porque ele teve que parar de jogar futebol devido a lesões e depois não quis mais saber do esporte por um tempo. A paixão pelo treinamento só começou mais tarde e Dick Schreuder foi rejeitado diversas vezes para o curso mais avançado de treinamento por não atender aos requisitos. Enquanto isso, ele aprendeu alguma coisa.
“Quando me tornei treinador do VV Katwijk, depois do meu período no Barnet, eu costumava dirigir até Hoffenheim nas noites de segunda a sexta. Meu irmão Alfred Schreuder era assistente de Julian Nagelsmann na época, na minha opinião, de longe o melhor treinador do mundo. Eu então ia assistir às sessões de treinamento e às vezes eles me enviavam algum material de prática” disse Dick Schreuder.
Anteriormente, Dick Schreuder passou uma semana com Jorge Sampaoli, então treinador da seleção do Chile.
“Isso foi extremamente interessante. Ele fazia jogadores viajarem o mundo inteiro e treinava duas vezes por dia, de segunda a sexta. Ele não faz periodização alguma. Na Holanda, se eu fizesse isso, seria considerado louco. Eles aplicavam pressão total na frente, com três, dois ou às vezes até um jogador na defesa. Achei ótimo ver isso, esse estilo de jogo combina muito mais comigo” disse Dick Schreuder.
Ao longo dos anos, Dick Schreuder desenvolveu cada vez mais sua própria visão como treinador. Uma visão que agora é familiar para muitos.
“Um treinador gosta de deixar seu time desmoronar porque se sente seguro fazendo isso. Eu me sinto mais seguro quando ataco e jogo no ataque. Entre na área do adversário com a bola o mais rápido possível. Então não importa se estou no topo da Eredivisie, no Vitesse, ou em último, no PEC Zwolle. Sempre tive um pouco disso em mim. Não sou de esperar para ver o que o adversário fará. Isso reflete em tudo, inclusive na minha comunicação. Se vejo alguma coisa, imediatamente falo sobre isso. Posso ser bastante explosivo, o que pode levar algum tempo para algumas pessoas se acostumarem. Talvez às vezes seja melhor ser um pouco menos direto, mas também penso que quanto mais direto eu for, mais honesto serei e mais clara minha mensagem será transmitida” comentou Dick Schreuder.
“Essa franqueza também faz parte da minha filosofia em campo. O objetivo de sempre ter o controle, passar a bola para trás constantemente e depois construir com calma, isso não combina comigo. Sigo esses princípios desde os amadores. Aplique pressão alta. Toque bastante para frente e rapidamente. Tentando vencer a partida com base na condição física. No final, você jogará um futebol melhor porque o adversário será destruído. Nós queremos correr riscos, com uma equipe que irradia energia. O Feyenoord também tem isso. Se você olhar para o Feyenoord, verá um time enérgico que constantemente pressiona, mas também busca chances com a posse de bola. Se estiver empatado na fase final, eles vão para frente” disse Dick Schreuder.
Dick Schreuder comparou sua visão de futebol com a filosofia do Red Bull.
“Eu realmente não gosto da filosofia holandesa de jogar com posse de bola e do uso da periodização. Claro, levei comigo formulários de treinamento do meu período como assistente do meu irmão no TSG 1899 Hoffenheim e depois nos Estados Unidos e no Vitesse. Eu também liderei muitas sessões de treinamento diferentes do que estamos acostumados na Holanda. A ênfase está muito mais na intensidade. Essa talvez seja mais a filosofia do Red Bull do que necessariamente a da escola alemã, que você também vê Thomas Letsch. Quero aplicar muita pressão e manter isso o máximo de tempo possível. Claro que também gosto de jogadas bonitas com a bola. Acho que você pode ver que de tempos em tempos no PEC Zwolle as coisas estão melhorando cada vez mais. Como treinador, tento ser uma mistura desses dois estilos” falou Dick Schreuder.
Há uma boa chance de Dick Schreuder implementar seu sistema regular no NEC Nijmegen, com três zagueiros e laterais que correm pelos lados. Embora não tivesse preparação para implementar essa visão no PEC Zwolle, Dick Schreuder imediatamente começou a mudar o estilo de jogo em novembro de 2021. Em sua primeira partida no PEC Zwolle, contra o Feyenoord, Dick Schreuder inicialmente assistiria junto com a comissão técnica e não faria muitos ajustes. Na prática, pouco disso se concretizou.
Dick Schreuder é muito direto. Em suas interações, comunicação e sua visão sobre futebol. Um treinador exigente que sabe o que quer. Você não se encaixa nesse estilo dele? Então é melhor você ir embora. Segundo Dick Schreuder, um jogador que não está em forma deve se recuperar rapidamente.
“Para mim é inacreditável quando um jogador não consegue jogar noventa minutos. Você deveria conseguir fazer isso três vezes por semana” disse Dick Schreuder.
Um jogador que se atrasa, por outro lado, não receberá uma multa, mas será simplesmente deixado de lado por Dick Schreuder.
“Você pode se atrasar uma vez, é normal, mas se atrasar três vezes na semana, uma multa não resolverá o problema. Eu não tenho tempo para esse tipo de jogador” comentou Dick Schreuder.
Dick Schreuder é exigente em todos os níveis. No clube onde ele trabalha, as instalações têm que ser de primeira qualidade. Os campos, os ginásios, o vestiatário, o que você quiser. Dick Schreuder ficou bastante irritado com isso no PEC Zwolle, que inicialmente tinha apenas um campo de treinamento com grama de verdade. No Castellón, ele teve pouco do que reclamar, graças aos investimentos do dono.
“Atribuo grande importância às condições prévias. Muitos torcedores não entendem isso. Mas quando estou em campo todos os dias para dar um treinamento, quero me sentir bem e o campo tem que estar bom. E sim, se não for, então estou irritado. Isso não funciona bem. É assim que eu sou. Olha, eu não preciso ter os melhores jogadores. Mas preciso encontrar uma situação profissional no clube” disse Dick Schreuder.
Profissionalismo e intensidade são palavras mágicas para Dick Schreuder. Em sua filosofia, é inaceitável que um jogador jogue a toalha uma vez durante o treinamento. Um jogador deve sempre ter o desejo de melhorar e dar o seu melhor.
“Quando estou aqui, eles têm que trabalhar duro e se concentrar. Posso ser diferente sobre isso. Posso ficar mais irritado com isso do que com o VAR. Não suporto quando eles fazem bagunça na academia” Dick Schreuder também tem pouco interesse em passeios em equipe.
“Se eles forem jogar paintball, eu não vou. Eu ficarei em casa. Eu não gosto de nada disso. Esse sou eu. Ou quando dizem que todos nós temos que jogar no campo, então eu te dou um dia de folga e fico em casa” disse Dick Schreuder.
Uma crítica comum ao estilo de jogo de Dick Schreuder é que ele assume muitos riscos. Dick Schreuder às vezes jogava de forma kamikaze, algo que também aparece com frequência quando se fala de Peter Bosz. Dick Schreuder dá de ombros diante das críticas.
“Na Holanda, a maioria dos times quer manter um defensor mais recuado do que o adversário permite que os atacantes fiquem. Para mim, está tudo bem se ficarmos um contra um lá atrás. Às vezes fico até feliz por estar em menor número no lado onde a bola não está. Queremos atacar juntos. Nós fazemos isso com um excesso de jogadores ao redor da bola, porque é simplesmente mais fácil. Você pode discutir sobre isso, mas acho que você tem mais chances de marcar um gol. Se o perdermos, sempre teremos jogadores suficientes para pressionarmos imediatamente. Mas com escolhas erradas na bola isso pode realmente ser um risco” disse Dick Schreuder.
As críticas que Rogier Meijer às vezes recebia no NEC Nijmegen, sobre o futebol de espera e a falta de brilho, provavelmente cessarão com Dick Schreuder. A chegada do novo treinador provavelmente trará outras críticas, mas com Dick Schreuder o NEC Nijmegen pelo menos optou por uma mudança clara de rumo. O ataque é a melhor defesa no NEC Nijmegen, onde uma nova era começará a partir da próxima temporada.