SELEÇÃO HOLANDESA

O AZ Alkmaar sonha novamente com o título da UEFA Champions League Sub20

AZ Alkmaar

Dois anos depois de vencer a UEFA Champions League Sub20, uma nova geração de talentos do AZ Alkmaar viaja para Nyon. Depois de eliminar o Benfica, Real Madrid e Manchester City, um novo clube de ponta o aguarda na Suíça: o FC Barcelona.

As quartas de finais da UEFA Champions League Sub20 contra o Manchester City foi especial para o AZ Alkmaar, mas principalmente para um jogador em especial. Aos 76 minutos, Michael van Zijtveld tira Anthony Smits e coloca Deacon van der Klaauw. Quinze minutos depois de entrar em campo, Deacon van der Klaauw marca o gol da vitória e consequentemente, classificação do AZ Alkmaar para as semifinais da competição.

A Holanda sofre com o trauma dos pênaltis, mas o AZ Alkmaar Sub20 tem pouco a temer a esse respeito. Kiyani Zeggen é especialista em pegar pênaltis. No início da competição, ele fez uma série de pênaltis contra dois jogadores do Benfica. Contra o Real Madrid, o goleiro de 18 anos é o herói ao defender um pênalti no tempo normal. Desta vez, Kiyani Zeggen defende um pênalti cobrado dramaticamente por Divine Mukasa, aos 53 minutos.

Ao lado de Kiyani Zeggen, Wassim Bouziane é o grande destaque desta geração.

“Wassim Bouziane é um ponta moderno com senso de espaço e muita criatividade” disse o chefe de desenvolvimento juvenil do AZ Alkmaar, Paul Brandenburg.

“Ele consegue passar por seus adversários diretos, colocar seus companheiros em posições de marcar gols e também consegue marcar gols” comentou o Paul Brandenburg.

Elijah Dijkstra prova o quão próxima esta geração do AZ Alkmaar está do time principal. O lateral direito, que deu uma assistência na partida contra o Real Madrid, foi escalado por Maarten Martens na terça-feira contra o RKC Waalwijk. Em parte, devido à ausência de Elijah Dijkstra, Saviola Saffoe, de 17 anos, recebeu uma chance no time titular do AZ Alkmaar Sub20 contra o Manchester City.

Para Michael van Zijtveld, treinador do AZ Alkmaar Sub20, essas histórias se encaixam em um todo maior.

“O que caracteriza esse grupo é que, se nós, como equipe, somos muito fortes, sempre há um jogador individual que poderá fazer a diferença. Essa é a história de hoje. Este um torneio Sub20 que se aproxima do futebol profissional. Nós mostramos que estamos em boa forma como equipe” disse Michael van Zijtveld.

A filosofia do AZ Alkmaar: uma equipe organizada dá ao indivíduo uma estrutura para brilhar.

“O nosso goleiro, Kiyani Zeggen mostrou mais uma vez suas qualidades individuais. Porque ele defendeu outro pênalti. Deacon van der Klaauw também mostrou sua qualidade, não só por ter feito o gol da classificação, mas por toda a construção da jogada” disse Michael van Zijtveld.

“Nós queremos treinar jogadores que façam a diferença no time principal. Mas à medida que você envelhece, também é importante que vocês aprendam a trabalhar em conjunto. E que você pode continuar assim por noventa minutos. É por isso que essas partidas são importantes. Se você consegue mostrar isso contra o Manchester United, Benfica, Real Madrid e Manchester City, então esse time mostra que tem muita qualidade. Diferentes jogadores estão sempre se levantando para decidir as partidas. Não dependemos de um bom jogador, mas temos bons jogadores neste grupo” comentou o treinador do AZ Alkmaar Sub20.

“Esses jogadores do AZ Alkmaar Sub20 merecem a atenção que estão recebendo agora. Eu sei o que eles fazem e o quanto trabalham duro. Eles merecem esse título. O trabalho que esses jogadores colocaram nisso não tem precedentes. É claro que se trata principalmente de Deacon van der Klaauw e Kiyani Zeggen, mas isso acontece graças a organização que foi dada para manter o time vivo e criar oportunidades” disse Michael van Zijtveld.

Na noite de quarta-feira, o trabalho coletivo, principalmente após o intervalo, foi a chave para o resultado.

“Foi uma partida bastante equilibrada no primeiro tempo. No segundo tempo, fomos pressionados, talvez um pouco mais do que gostaríamos. Mas sabíamos que teríamos um momento para marcar se continuássemos vivo na partida. Esse momento chegou. O ideal é dominar e colocar pressão, mas se isso não for possível, nossa equipe precisa se manter unida como um time e fazer o que a partida exige. Nós mostramos que podemos fazer isso” comentou Michael van Zijtveld.

Com o passe longo de Kiyani Zeggen, o AZ Alkmaar enfaticamente buscou o espaço atrás da defesa do Manchester City no segundo tempo.

“Nós sabíamos que o Manchester City defende adiantando as linhas. Então, quando pudermos afastá-los, eventualmente haverá espaços atrás da última linha. É aí que surge o perigo. Então erros serão cometidos. Nesse momento que precisaremos fazer a diferença. No final das contas, você tem que tentar ser o mais perigoso possível. É divertido ter a bola e ficar tocando de um lado para o outro, mas o que importa é o que nós faremos com ela. Nós fizemos isso muito bem algumas vezes” comentou Michael van Zijtveld.

De fato, Deacon van der Klaauw marca no final da partida, atacando em profundidade sem a bola.

“Nós o trouxemos com a mensagem de buscar o fundo. Nós vimos que havia espaço ali. É fácil dizer isso agora, mas é isso que define o jogo. O que um oponente faz nos dá oportunidades. Eles cedem esses espaços e nós lemos isso como uma equipe. É isso que quero dizer. E a competição nos deu esse presente. É claro que faremos uso grato disto” comentou Michael van Zijtveld.

A vitória sobre o Manchester City significa que o AZ Alkmaar se classifica para a fase final. As semifinais e finais serão disputadas em Nyon entre 25 e 28 de abril. O AZ Alkmaar enfrentará o FC Barcelona. A outra semifinal será entre Red Bull Salzburg e Trabzonspor.

“Coloquei todas as rodadas da UEFA Champions League Sub20 na minha agenda, mas ainda não a fase final. Nós podemos vencer este torneio. Nós temos muitos jogadores de alto nível. Nós sempre alcançamos um nível muito alto juntos. E se conseguirmos fazer isso, nós poderemos avançar mais uma fase. Então não vejo porque não temos chances de buscar o título novamente” comentou Michael van Zijtveld.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *