
No AFAS Stadion, em Alkmaar, no oeste da Holanda, o AZ Alkmaar recebeu a visita do RKC Waalwijk, lanterna da Eredivisie. Os donos da casa saíram na frente com Troy Parrott, mas diminuíram o ritmo e viram o RKC Waalwijk empatar com Michiel Kramer e virar o placar com Chris Lokesa. Dois minutos após a virada do RKC Waalwijk, os Cheeseheads empataram com Mexx Meerdink. Um tropeço muito impactante para os comandados de Maarten Martens que estão cada vez mais distantes de sonhar com a terceira colocação.
Esse foi o 41ª jogo entre os dois clubes, com 27 vitórias para o AZ Alkmaar, três empates e onze vitórias para o RKC Waalwijk. O último jogo entre eles terminou com vitória do AZ Alkmaar por 3 a 0, no Mandemakers Stadion, casa do RKC Waalwijk. Com esse empate, o RKC Waalwijk interrompe uma sequência de quatro vitórias consecutivas do AZ Alkmaar diante dos Waalwijkers, nos confrontos diretos.
🧀 O empate fez o AZ Alkmaar chegar aos 46 pontos e ficar na quinta colocação, quatro pontos atrás do Feyenoord (3ª) e empatado em pontos com o FC Twente (5ª). Esse foi o terceiro empate consecutivo dos Cheeseheads na Eredivisie. A última vitória no campeonato holandês aconteceu em 23 de fevereiro, contra o Fortuna Sittard, em casa. O próximo compromisso será em casa contra o Feyenoord.
⛪ Com o empate, o RKC Waalwijk deixou a lanterna da Eredivisie, empatando em pontos com o Almere City FC. Para deixar a zona de rebaixamento, o RKC Waalwijk precisará tirar uma desvantagem de dez pontos para o primeiro time (Sparta Rotterdam) fora dessa situação. Mas para evitar um rebaixamento direto para a Keuken Kampioen Divisie, os comandados Henk Fraser podem mirar na 16ª colocação, atualmente nas mãos do Willem II e que possui 24 pontos, ou seja, seis pontos de vantagem. O próximo compromisso será em casa diante do Heracles Almelo.

🧀 AZ Alkmaar: Maarten Martens fez quatro modificações na equipe titular. Alexandre Penetra, Mees de Wit, Elijah Dijkstra e Kees Smit entraram nas vagas de Bruno Martins Indi, Denso Kasius, Kristijan Belić e Ernest Poku.
⛪ RKC Waalwijk: Pelo lado dos Waalwijkers, Henk Fraser fez cinco mudanças. Roshon van Eijma, Aaron Meijers, Richard van der Venne, Godfried Roemeratoe e Michiel Kramer entraram nas vagas de Juan Familia-Castillo, Faissal Al Mazyani, Tim van de Loo, Mohamed Ihattaren e Richonell Margaret.

🧀 1×0: Aos 13 minutos, o AZ Alkmaar abriu o placar. Os Cheeseheads pressionaram a saída de jogo do RKC Waalwijk que tentou sair tocando a bola desde sua defesa. Zico Buurmeester roubou a bola de Godfried Roemeratoe e tocou para Ibrahim Sadiq na direita. Imediatamente o atacante ganês acionou Troy Parrott que ficou frente a frente com Jeroen Houwen e finalizou com muita qualidade, no canto superior esquerdo do goleiro.
⛪ 1×1: O AZ Alkmaar não matou o jogo e viu o RKC Waalwijk empatar a partida. Aos 62 minutos, Yassin Oukili levantou a bola na grande área do AZ Alkmaar. Michiel Kramer dominou com o peito e sem deixar a bola tocar o chão, finalizou de perna direita, no canto inferior esquerdo de Rome-Jayden Owusu-Oduro.
⛪ 1×2: Aos 82 minutos, o RKC Waalwijk virou o placar. Juan Familia-Castillo tocou para Chris Lokesa. O atacante entrou na grande área e passou driblou Alexandre Penetra. O zagueiro português não conseguiu roubar a bola e viu Chris Lokesa finalizou no canto esquerdo de Rome-Jayden Owusu-Oduro para dá um sinal de esperança aos Waalwijkers.
🧀 2×2: O sonho de que era possível sair com a vitória do AFAS Stadion durou apenas dois minutos. Aos 84 minutos, David Møller Wolfe tocou de cabeça para Mexx Meerdink finalizar de perna esquerda para o fundo das redes dos Waalwijkers.
