SELEÇÃO HOLANDESA

Quatro especialistas no futebol holandês falam sobre o clássico entre PSV e Ajax

Ronald de Boer, Aad de Mos, Danny Koevermans e Boudewijn Zenden

O Ajax pode dar o golpe final, o PSV pode abrir novamente a disputa pelo título. Resumindo, há muito em jogo no Philips Stadion no próximo domingo. Um dos maiores jornais da Holanda (VI), conversou com quatro ex-jogadores de futebol que conhecem muito bem o que é um duelo entre PSV e Ajax, principalmente quando um possível título está em jogo.

O jogo do primeiro turno aconteceu em Amsterdã, na Johan Cruijff ArenA. Naquele duelo, o Ajax venceu por 3 a 2. A última vez em que os Godenzonen visitaram os Boeren no Philips Stadion, o PSV venceu por 5 a 2 e o Ajax caiu para a décima oitava colocação da Eredivisie. As coisas podem mudar, porque os Amsterdammers agora lideram a Eredivisie, com uma vantagem de seis pontos. O PSV pode reduzir essa diferença com uma vitória. O que podemos esperar e quais jogadores devemos ficar atentos? Quatro especialistas dão a sua opinião.

  • 🔴❌ Ronald de Boer: Aos 54 anos, o ex-zagueiro jogou mais de 300 partidas pelo Ajax e foi campeão da Eredivisie por cinco oportunidade.
  • 🟠💡❌Aad de Mos: Foi campeão três vezes na década de oitenta como treinador do Ajax e depois também foi treinador do PSV.
  • 🔵💡 Danny Koevermans: Foi atacante do PSV de 2007 a 2011, onde disputou mais de 120 partidas e foi campeão da Eredivisie uma única vez.
  • 🟢💡 Boudewijn Zenden: Começou sua carreira como jogador no PSV, onde ganhou quatro títulos, e depois retornou como treinador e assistente técnico.

🗣 Quem é o favorito para esta partida?

🔴❌ Ronald de Boer: Se olharmos para a qualidade, nós diríamos que o PSV tem melhores jogadores e é o favorito. Isso não significa que o melhor time sempre vence. Quando o Ajax jogou contra o Feyenoord em Roterdã, o placar deveria ter sido vitória do Feyenoord por 3 ou 4 a 0, mas o Ajax surpreendeu e venceu por 2 a 0, merecidamente. O mesmo contra o PSV. O PSV teria sido muito melhor, mas o Ajax fez o melhor jogo da temporada. Não há garantias. O PSV venceu facilmente o RKC Waalwijk, mas será que isso vai acontecer desta vez? Não deveríamos tornar isso maior do que é. Então nós vemos que o futebol é muito oportunista. O Ajax é simplesmente muito difícil de ser vencido, então o PSV precisa trabalhar duro. Um empate é um bom resultado para o Ajax. Essa é uma pequena vantagem.

🟠💡❌ Aad de Mos: O PSV vence a partida. O clássico entre PSV e Ajax sempre é um jogo especial, eles sempre têm mais substâncias que o Ajax em Eindhoven. O estádio geralmente é diferente. Há uma certa atmosfera que não existe nem em jogos da Liga dos Campeões. Também porque o PSV ainda está envolvido com o Ajax, do passado. Se tivessem que escolher uma partida, eles sempre escolheriam vencer o Ajax. E isso vai acontecer. Vi o Ajax jogar contra o AZ Alkmaar e não gostei. Eles também têm um problema com aquele Lucas Rosa. Não acho que ele seja um jogador do Ajax. Achei que ele foi muito fraco contra o Union Saint-Gilloise, muitas dúvidas. Se jogar, Noa Lang certamente deixará sua marca. PSV e Ajax têm estilos de jogo completamente diferentes, não dá nem para comperar. O Ajax joga atrás da bola, contra-ataque para fazer 1 a 0 e depois passa a bola para o adversário. O PSV quer dominar em casa. O PSV está voltando lentamente ao ritmo. Sergiño Dest está de volta, Malik Tillman está retornando. Tudo contribui para uma história de sucesso do PSV. Eles têm mais possibilidades para marcar gols, esse é o gargalo do Ajax. O PSV vai pressionar e espero que a moeda caia do jeito certo para eles.

🔵💡 Danny Koevermans: O PSV tem a vantagem de jogar em casa, mas, fora isso, acho muito difícil prever quem ganhará. O Ajax sofre poucos gols e é muito estável defensivamente. Seja como for, eles fazem. Geralmente isso leva a um resultado muito inteligente. Contra o AZ Alkmaar, o Ajax ficou atrás no placar duas vezes e depois empatou novamente nas duas vezes. Bem, você pode dizer o que quiser sobre isso. Muitas vezes ouvimos: temos um plano, vamos implementar todos os tipos de coisas táticas. Mas às vezes uma partida é decidida em uma bola parada. Talvez um escanteio ou um pênalti

🟢💡 Boudewijn Zenden: Já que o PSV está jogando em casa, acho que o PSV. Pode parecer loucura, mas não acho que o PSV tenha jogado tão mal ultimamente. Eles simplesmente não estavam obtendo nenhum resultado. No Ajax acontece o contrário. Eles nem sempre jogam bem, mas são eficazes. O problema nesta temporada é que você nunca sabe com antecedência qual PSV entrará em campo. Uma vez as faíscas voam, na próxima partida você não vê mais nada. Não tem sido consistente o suficiente, tanto desempenho quanto em resultados. É por isso que eles estão nessa situação agora. Na minha opinião, o PSV se tornou uma vítima do sucesso da temporada passada. Eles eram tão dominantes naquela temporada que todo mundo acha que eles farão isso de novo. Mas não é tão simples assim. Então ajuda se você puder variar o elenco com alguns jogadores novos. Mas muitos jogadores que achavam que iriam embora ficaram. Então o PSV começa a temporada com a melhor vontade do mundo, mas algo aconteceu na sua cabeça e isso insinua inconscientemente. Isso já causa inquietação durante a pré-temporada. Todos os ferimentos também podem ter algo a ver com isso. Olivier Boscagli está sem contrato, Walter Benítez também. Noa Lang queria ir embora em janeiro. Peter Bosz tem que administrar tudo isso, o que não é fácil.

🗣 Onde o Ajax poderá prejudicar o PSV?

🔴❌ Ronald de Boer: Não é à toa que o Ajax está na liderança da Eredivisie e é o time que menos sofreu gols. Sempre que assistia aos grandes jogos do AFC Ajax na Eredivisie, eu sempre pensava: há uma luta nisso, há coragem. Percebi isso acontecendo repetidamente. Não sei se isso vai acontecer novamente, mas sabemos que o Ajax geralmente tem um desempenho melhor contra um adversário melhor. Depois, há um espaço do que contra times menores, o que muitas vezes dificulta o jogo do Ajax. O Ajax pode prejudicar o PSV aproveitando os espaços que certamente o PSV deixará. É aí que está o ponto crucial.

🟠💡❌ Aad de Mos: Se eles forem inteligentes, farão algo diferente e atacarão o ponto mais fraco do PSV. Essa é a defesa, incluindo o goleiro. O Ajax tem que focar nisso. Espero algo de Francesco Farioli, acho que ele também vê que esta partida pode ser decisiva. Ele teve 14 dias para analisar tudo e se preparar bem, ele é um mestre nisso. Espero algo diferente dele, e isso provavelmente será necessário. Alta pressão na defesa, esse é o ponto fraco do PSV. Toda equipe tem fraquezas. O meio de campo e o ataque do PSV são muito bons, mas eles sofrem gols com muita facilidade. Eles cometem muitos erros na construção das jogadas, nas suposições e nas escolhas com a bola. O goleiro quer ir embora e sabe que acabou. Se eu fosse o Ajax, era lá que eu começaria gastando energia.

🔵💡 Danny Koevermans: Conhecendo Francesco Farioli, será bem-organizado novamente. Acho muito inteligente, porque todos juntos conseguem os resultados. Não estou dizendo que eles querem jogar defensivamente, mas defensivamente há uma boa ideia por trás disso. Os pontas também defendem e fazem de tudo para sofrer o menor número de gols. Por outro lado, eles mostram que também podem jogar ofensivamente.

🟢💡 Boudewijn Zenden: O PSV tem alguns problemas na defesa. Eles sofreram muitos gols depois da pausa de inverno, também em bolas paradas, que é onde normalmente são mais fortes. Defensivamente, Peter Bosz sempre dirá que tudo começa no ataque. Como você aplica pressão e quem você libera? Então você obtém uma série de problemas. Devido às circunstâncias e lesões, o PSV também tem conseguido jogar muito pouco com uma escalação fixa. Peter Bosz teve que reorganizar sua escalação durante toda a temporada, o que está causando certa dor de cabeça. Pelo menos Olivier Boscagli e Ryan Flamingo estão em forma novamente e Sergiño Dest e Mauro Júnior também estão voltando.

🗣 Onde o PSV pode prejudicar o Ajax?

🔴❌ Ronald de Boer: É tudo uma questão de como os jogadores se sentem em relação a isso. A partida contra o RKC Waalwijk proporcionou tal domínio que você pensa: sentimos que os automatismos voltaram. É isso que você espera como jogador do PSV. Isso traz de volta tudo aquilo que vimos no começo da temporada. Mas, apesar de todo o espaço que Joey Veerman teve contra o RKC Waalwijk, isso certamente não acontecerá contra o Ajax. Eu tenho certeza de que Francesco Farioli está planejando algo.

🟠💡❌ Aad de Mos: Os escanteios trouxeram muita coisa ao PSV nesta temporada. Com Luuk de Jong e Ryan Flamingo. Eles também conseguiram isso na Liga dos Campeões. Joey Veerman consegue colocar essas bolas no chão muito bem. Eles também marcaram em Amsterdã. O Ajax é vulnerável na bola parada, nós também vimos isso contra o AZ Alkmaar. Mas também acho que o PSV vai pressionar a defesa do Ajax. Josip Šutalo está fazendo uma temporada muito boa, mas sempre tem alguns momentos complicado com a bola. Youri Baas também. Remko Pasveer não é nada demais. Há apenas um zagueiro no Ajax que joga muito bem com a bola no pé: Jorrel Hato. Ele me atrai, pois é um jogador tecnicamente habilidoso e bom, que sempre encontra soluções. Mas espero algo do PSV. Ultimamente, eles têm jogado com o time no vermelho e com poucas opções de mudança durante a partida. Agora eles estão descansados e talvez possam jogar novamente o futebol com o qual todos ficamos admirados.

🔵💡 Danny Koevermans: Em oito ou nove semanas, o PSV jogou tudo fora. Enquanto isso, a forma parece ter retornado, mas pode ser tarde demais. O PSV, claro, voltará a ir para cima em casa, mas também precisa estar preparado para os contra-ataques do Ajax. Quando o Ajax ganha espaço, parece haver mais perigo. Mas o Ajax também sabe jogar ofensivamente, talvez eles consigam um escanteio surpreendente. Estou muito curioso sobre o meio de campo de ambos os times, porque ainda não sabemos como será. Também depende de como os jogadores vão reagir à pausa para os jogos da seleção holandesa.

🟢💡 Boudewijn Zenden: O Ajax nem sempre precisa jogar bem para conseguir um resultado, isso é algo que surgiu com Francesco Farioli. Nesse aspecto, o PSV precisa ter cuidado. O PSV pode pensar que está controlando a partida, mas quando menos espera, o Ajax vai lá e marca um gol. O PSV terá que estar muito atento. Acho que a chave está no meio de campo. O PSV tem muita qualidade com Guus Til, Malik Tillman, Joey Veerman e Jerdy Schouten. E eu nem mencionei Ismael Saibari ainda. Se eles atingirem o nível deles e assumirem o controle da partida, podem machucar bastante o Ajax no meio de campo.

🗣 Qual jogador fará a diferença nesse clássico?

🔴❌ Ronald de Boer: Se ele jogar, penso em Lucas Rosa. Talvez ele seja o tipo de jogador que pode dificultar as coisas para o PSV. Talvez não, porque vimos Anton Gaaei cair no esquecimento devido à pressão. Anton Gaaei cresceu lentamente e se tornou um jogador extremamente estável. Mas é muito cedo para um garoto assim? Não sabemos, estou curioso. Ele é sul-americano, eles estão acostumados a muita coisa. Ele é um garoto que tem que se mostrar em uma partida de alto nível contra um dos melhores times da Holanda. Todos nós sabemos que Noa Lang não gosta de defender.

🟠💡❌ Aad de Mos: Não sei o quão forte Malik Tillman está depois da lesão, mas ele é a cereja do bolo no PSV. Ele também faz os outros jogadores atuarem melhor. Ismael Saibari também está sempre jogando bem, principalmente no ataque. Ele está sempre no lugar certo e traz um bom poder de finalização. No Ajax, Kenneth Taylor poderia fazer isso, mas teria que fazer isso no contra-ataque. Malik Tillman e Ismael Saibari muitas vezes criam algo brilhante.

🔵💡 Danny Koevermans: Acho que Noa Lang vai se destacar nessa partida. Ele se machucou muito na temporada passada e houve um certo rebuliço entre os torcedores, mas esta é uma partida para ele. Além disso, Ivan Perišić está em forma e penso em Ryan Flamingo, que fará grandes duelos com Brian Brobbey

🟢💡 Boudewijn Zenden: No Ajax, Brian Brobbey sempre pode fazer a diferença. Ele é extremamente perigoso. Se ele também aproveitar as chances. Por outro lado, o PSV também tem jogadores de alta qualidade. Os pontas podem fazer a diferença, mas nunca sabemos o que esperaremos deles. Com exceção de Ivan Perišić, que mostrou o que é preciso em nível de Liga dos Campeões. Ele estabeleceu o padrão do que pode ser esperado nessa posição.

🗣 Essa partida determinará quem será o campeão?

🔴❌ Ronald de Boer: Não. O PSV pode reduzir a diferença para três pontos, mas ainda tem jogos complicados pela frente. Quando olho para o Ajax nesta temporada, não vejo nada de bom. Eles vencem, mas como torcedor do Ajax, nunca sabemos como as coisas vão acontecer. Não existe isso de ficar sentado. É emocionante se o Ajax não vencer, isso não muda nada.

🟠💡❌ Aad de Mos: Esta é uma luta eliminatória. Se o PSV vencer, a disputa pela Eredivisie ficará em aberto. O Ajax aguentará a pressão? Então a diferença de gols pode ser decisiva. Ambos perderão em algum momento, porque ambos terão algumas partidas difíceis pela frente. Sempre tem alguém que não aguenta a pressão, é disso que depende. Mas se o Ajax vencer, ou terminar empatado, e restarem seis ou nove pontos, então acabou.

🔵💡 Danny Koevermans: Se o Ajax vencerá, será um golpe fatal. Se houver empate, permanece em aberto. Se a diferença for de nove pontos e o PSV precisar de quatro jogos para tomar a liderança, então podemos dizer que acabou. Se restarem seis pontos, ainda não acho que esteja decidido. Então continua em aberto, mesmo que o PSV ainda tenha que ir para jogos contra o Feyenoord e FC Twente. É bom para a competição que esta partida aconteça neste momento e não três rodadas antes do final. Se olharmos para a pressão, seria mais divertido se o PSV vencesse.

🟢💡 Boudewijn Zenden: O PSV precisa vencer, isso é bem lógico. Se tiverem sucesso, colocarão muita pressão no Ajax. Então eles ainda dependem, mas o Ajax ainda tem um calendário de jogos bastante complicado, que eles ainda vão perder pontos. Se o PSV vencer, a disputa ficará em aberto novamente. Para o PSV, esta é uma vitória obrigatória, para o Ajax não, o que torna tudo mais fácil. Nunca acaba de verdade, ainda faltam sete jogos depois desse clássico, mas se o Ajax vencer, sinto que acabou a Eredivisie.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *