SELEÇÃO HOLANDESA

Oscar Pettersson é o próximo escandinavo do Go Ahead Eagles

Oscar Pettersson

Oscar Pettersson é o próximo jogador da Escandinávia que jogará no Go Ahead Eagles. O sueco de 25 anos pode se acostumar com a vida na Holanda e na Eredivisie nos próximos seis meses. É hora de conhecer Oscar Pettersson, que se adaptou ao novo ambiente em um ritmo muito rápido.

É segunda-feira, 3 de fevereiro, quando Oscar Pettersson, sem suspeitar, se encontra em Portugal, jogando pelo IFK Göteborg. O clube sueco está se preparando para a nova temporada em Algarve. Uma temporada em Oscar Pettersson espera que seja melhor que a do ano anterior. O IFK Göteborg contratou Oscar Pettersson de graça. O jogador pertencia ao IF Brommapojkarna, também da Suécia. Em sua primeira temporada com a camisa do IFK Göteborg, ele marcou apenas dois gols em 23 jogos.

Até que naquela segunda-feira o telefone toca. Do outro lado da linha está Paul Bosvelt, diretor de futebol do Go Ahead Eagles. A questão é se ele gostaria de uma transferência para a Holanda. Acontece que essa é a saída que Oscar Pettersson não esperava mais.

“Eu soube imediatamente que tinha que fazer essa mudança. Depois disso as coisas aconteceram muito rápido. Eu recebi a ligação à tarde e o negócio já estava fechado de noite. É uma história bizarra. Embarquei no avião de Portugal e um dia depois assinei com o Go Ahead Eagles. Era o último dia em que a janela de transferências estava aberta na Holanda, então tudo tinha que ser muito rápido.

Muitos jogadores estrangeiros não notarão o interesse do Go Ahead Eagles, mas não é sem razão que o clube de Deventer acabou contratando Oscar Pettersson. Afinal, o sueco já estava no topo da lista dois anos antes e até teve discussões com Paul Bosvelt e o então treinador do clube, René Hake. No final das contas, ele decide deixar IF Brommapojkarna liberar de graça Oscar Pettersson para o IFK Göteborg.

“Mas como eu já conhecia o Go Ahead Eagles, agora eu tinha certeza de que queria essa mudança. Quando eles demonstraram interesse anteriormente, conversei com Isac Lidberg e Victor Edvardsen sobre o clube. Eles me ajudaram muito na época, embora não tenham me convencido completamente. Graças a eles, tive uma boa imagem do clube e isso veio à tona novamente quando me quiseram pela segunda vez” disse Oscar Pettersson.

Oscar Pettersson não se arrepende de sua mudança para o IFK Göteborg, mas admite que não deu certo para ele.

“Eu joguei no IF Brommapojkarna, um pequeno clube da Suécia. O IFK Göteborg é um clube muito maior, então eu queria me testar lá. Olhando para trás, é fácil perguntar se eu deveria ter feito isso ou não, mas não é assim que eu penso. De qualquer forma, não olho para trás, concentro minha atenção no futuro. Não me arrependo de nada. Na época, pareceu a decisão certa, mas não funcionou perfeitamente” comentou Oscar Pettersson.

O ponta assinou um contrato de três temporadas e meia com o Go Ahead Eagles em 4 de fevereiro, com a opção de renovação automática por mais uma temporada. Seu futuro está em Deventer e até agora, Oscar Pettersson está feliz com essa escolha.

“Eu adoro isso aqui. O futebol aqui é melhor que na Suécia. Eu aproveito cada segundo que estou em campo. Minha família veio me ver no jogo contra o Willem II. Meus pais, meu irmão mais velho e minha namorada estavam nas arquibancadas para assistir ao jogo. Isso foi bom, porque geralmente estou sozinho aqui” disse Oscar Pettersson.

A namorada de Oscar Pettersson não pode simplesmente viajar para a Holanda e voltar, pois, ela ainda está estudando na Suécia.

“Ela tenta aparecer sempre que possível, mas ela também tem sua própria vida e isso é bom. O estudo está indo bem. Ela tem mais um ano pela frente e então esperar se tornar professora. Talvez ela possa vir aqui até lá, mas ainda não temos certeza” comentou Oscar Pettersson.

Oscar Pettersson vive sozinha em Deventer, mas o atleta não se importa com isso.

“Quando fui morar em Gotemburgo, também morei sozinho. Antes disso, eu morava com meus pais em Estocolmo. Às vezes, os meus amigos me perguntavam como as coisas estavam indo, mas para um jogador de futebol, todo dia parece igual. Não foi um grande passo para mim morar sozinho na Holanda e não é muito diferente da Suécia. Sim, a linguagem é diferente. Isso é algo que eu tento me adaptar. Falo inglês, mas você perde trinta por cento da sua personalidade quando não fala sua língua nativa. Gosto de fazer piadas, mas elas não soam tão bem em inglês” disse Oscar Pettersson.

Apesar da barreira linguística, Oscar Pettersson está se divertindo muito na Holanda.

“A Holanda me lembra muito a Suécia. Os holandeses falam mais. Eles não têm vergonha de falar o que pensam aqui, enquanto os suecos são mais reservados. Eu gosto bastante dessa liberdade. As pessoas aqui são muito gentis. Estou aqui há apenas um mês e meio, mas já estou começando a considerar a Holanda como minha segunda casa. O tempo voa e eu aproveito cada momento” comentou Oscar Pettersson.

Em Deventer, Oscar Pettersson passa muito tempo com Oliver Edvardsen, seu compatriota.

“Nós conversamos todos os dias. Para mim é muito legal que ele esteja aqui e tenha me mostrado um pouco da cidade. Às vezes ele me leva para jantar. Ele só está um pouco bravo comigo. Victor Edvardsen sempre recomenda todos os tipos de lugares para visitar em Deventer, mas eu ainda não visitei nenhum deles. Ele diz que sou um preguiçoso. Quando Victor Edvardsen começou a jogar no Go Ahead Eagles, ele dirigiu pela cidade par conhecer tudo. Agora ele fez uma lista de bons lugares para eu frequentar” disse sorrindo, Oscar Pettersson.

O único lugar que Oscar Pettersson visitou até agora foi a sauna.

“Sou um grande fã de sauna, então vou lá com frequência. Às vezes junto com Victor Edvardsen. Às vezes ele até me chama para a sauna, porque não consigo sair de lá. Ele disse recentemente que seria melhor alugar um quarto no complexo de saunas, para não precisar mais ficar indo e voltando para casa. Eu posso rir disso. Victor Edvardsen é um excelente amigo e está indo muito bem aqui. Ele trabalha duro, marca gols e é importante para o time. Sei que ele passou por momentos complicados na temporada passada e quase deixou o Go Ahead Eagles, mas ele ficou e agora veja o que ele conquistou. Às vezes, no futebol as coisas não funcionam imediatamente, então temos que ter paciência e continuar trabalhando duro. Victor Edvardsen é um exemplo disse” falou Oscar Pettersson.

Enquanto isso, Oscar Pettersson precisa ser paciente no Go Ahead Eagles, mas ele sabia disso quando chegou. O clube estava procurando um atacante depois que ficou claro que Søren Tengstedt ficaria fora por meses. Nas pontas, ele tem Oliver Antman e Mathis Suray à sua frente, enquanto o outro estreante, Oskar Sivertsen, também está lutando por uma vaga no time titular. Oscar Pettersson começou no banco em todas as partidas e foi acionado durante elas em três oportunidades, com sua estreia contra o PSV tendo seu gol dos sonhos anulado por impedimento.

“O time está indo muito bem, então sei qual é o meu lugar. Claro que prefiro jogar novamente minutos por semana, mas quando o time está jogando tão bem quanto aqui, como treinador você não vai mudar muito isso. Eu sigo trabalhando duro e tentar ajudar como reserva” disse Oscar Pettersson.

Oscar Pettersson se concentra tanto na ponta direita quanto na esquerda.

“Sou um ponta que gosta de explorar a profundidade. Posso criar oportunidades e sempre tento criar uma ameaça. Procuro o caminho mais curto para o gol e quero ajudar o time marcando gols. Não importa de que lado eu esteja, mas é claro que Oliver Antman está indo muito bem na direita. Ele é talvez o melhor ponta direita na Eredivisie. Já são doze assistências. Oliver Antman também é muito legal e eu realmente desejo tudo de bom para ele. Da direita, tenho mais chances de fazer cruzamentos, enquanto na esquerda, consigo me movimentar mais facilmente para dentro e finalizar. Eu tenho paciência, minha hora vai chegar” disse Oscar Pettersson.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *