Há uma semana, Johnny Jansen foi informado de que o PEC Zwolle não queria mais continuar com ele após esta temporada. Não foi uma notícia agradável, mas o treinador previu que isso aconteceria. E Johnny Jansen consegue conviver muito bem com isso, já que ele próprio teve dúvidas por um tempo. Agora, ele quer fazer de tudo para poder sair do clube de cabeça erguida.
Johnny Jansen e Gerry Hamstra não se sentaram na última quarta-feira. O diretor de futebol do PEC Zwolle pediu que o treinador fosse ao seu escritório, onde ele disse que o clube não queria mais continuar com Johnny Jansen para a próxima temporada.
“E é assim que realmente parece, que não há problema em encerrarmos o nosso trabalho. Eu já tinha essa sensação há algum tempo. Claro que você espera que o clube diga que quer continuar com você, isso é sempre a melhor coisa, mas se isso tivesse acontecido, não haveria absolutamente nenhuma certeza de que eu teria ficado por mais tempo” disse Johnny Jansen.
Afinal, houve algumas coisas que Johnny Jansen encontrou no PEC Zwolle, o clube que o trouxe após o acesso para a Eredivisie como sucessor do bem-sucedido Dick Schreuder, que foi para o Castellón. Havia inquietação e preocupações constantes. Sobre o elenco, sobre as dificuldades financeiras, sobre a estrutura de treinamento. Questão sobre as quais Johnny Jansen não teve influência direta, mas com as quais ele ainda teve que lidar.
Ultimamente, isso começou a incomodá-lo cada vez mais.
“Nos últimos três ou quatro meses, tenho pensado cada vez mais: ainda quero isso, isso ainda combina comigo? Não é ruim pensar junto com o clube e não me sinto muito importante para isso, mas algumas coisas precisam estar certas. Durante meu tempo aqui, me envolvi em muitas coisas nas quais eu não deveria me envolver, é assim que as coisas são” disse Johnny Jansen.
Johnny Jansen não tem vontade de listar tudo, ele prefere manter isso em segredo. Isso é muito educado. Ele pode usar a confusão sobre os campos de treinamento ruins como exemplo. Afinal, esse é um problema bem conhecido e que já foi discutido diversas vezes.
“As pessoas que cuida dos campos realmente fazem um ótimo trabalho. Mas se você tem que fazer isso com recursos limitados e não pode mudar porque está simplesmente quebrado, então também estou no limite. Se tivesse chovido muito, não teríamos conseguido entrar em campo. Então fico pensando novamente: podemos ir para os outros campos? Aos sábados, não podíamos treinar no campo de grama artificial, porque os amadores jogavam lá. Bom, essas coisas…” comentou Johnny Jansen.
Enquanto isso, muitas outras coisas estavam acontecendo. Grande, pequeno e tudo o que há entre os dois.
“Recentemente, a RTV Oost resumiu tudo o que aconteceu durante meu tempo aqui. Isso realmente foi muita coisa. O truque principal foi manter todos esses problemas do lado de fora do vestiário. Certamente tivemos muito sucesso nisso, todos juntos” comentou Johnny Jansen.
Gerry Hamstra, por sua vez, também gostaria de enfatizar que, aos seus olhos, Johnny Jansen certamente fez um bom trabalho no PEC Zwolle.
“Nós somos um clube que estamos nos reconstruindo após o rebaixamento e consequentemente o retorno para a Eredivisie. Johnny Jansen fez um belo trabalho durante todo esse período que esteve conosco” disse Gerry Hamstra.
O que estava faltando então? Gerry Hamstra não comenta sobre isso.
“Vamos manter isso entre nós. Em janeiro, tivemos uma extensão reunião de avaliação entre nós, que durou cerca de duas a três horas, e ambas as partes indicaram o que gostariam de ver mudando. Depois dessa conversa, pudemos observar como as coisas foram se desenvolvendo e, por fim, decidem se querem ou não renovar o contrato e chegar juntos em uma terceira temporada. A resposta para essa pergunta foi que não faria mais sentido” disse Gerry Hamstra.
“Depois dessa reunião de avaliação em janeiro, queríamos tirar um tempo para ver como as coisas iriam evoluir. Não devemos tomar decisões oportunistas” disse Gerry Hamstra.
No entanto, Johnny Jansen gostaria de ter recebido esclarecimentos antes. A opção em seu contrato tinha que ser exercida antes de 1ª de abril, mas a decisão saiu duas semanas antes do prazo.
Johnny Jansen então percebeu como as coisas iriam se desenrolar.
“É claro que não sou burro. Depois do momento de avaliação durante as férias de inverno, tudo ficou muito parado. Se alguma vez houve um momento para renovar o contrato, foi depois daquela boa série de resultados em janeiro e início de fevereiro contra o PSV, Fortuna Sittard e FC Utrecht, depois das quais tivemos um fim de semana de folga. Isso não aconteceu, não foi falado nada sobre a renovação de contrato. Então, começo a entender por qual caminho as coisas vão rumar. Mas eu também tinha minhas dúvidas. Então está perfeitamente bem do jeito que está” disse Johnny Jansen.
No dia seguinte ao encontro entre Gerry Hamstra e Johnny Jansen, o elenco do PEC Zwolle foi informado.
“Sempre haverá alguns jogadores que ficarão felizes em ver o treinador sair do clube, é sempre assim que funciona, mas acima de tudo senti o carinho por quem você é e pelo que faz. Estou muito feliz com isso” comentou Johnny Jansen.
Ele não teme que o anúncio tenha consequência desagradáveis na batalha contra o rebaixamento em que o PEC Zwolle trava atualmente.
“Eu certamente não tenho a sensação de que tudo vai acabar agora. Durante os treinamentos, vejo que o elenco trabalha muito duro. Todos eles têm seus próprios interesses, é claro. Um quer fazer uma mudança, outro quer se tornar titular, outro ainda quer ganhar um novo contrato. É assim que funciona. Estamos agora na parte final da temporada, na qual prêmios são distribuídos e as decisões são tomadas. Todos ainda precisam trabalhar duro para se mostrarem e garantir que encerraremos esta temporada com uma boa imagem” disse Johnny Jansen.
A busca por um novo treinador começa agora para o PEC Zwolle.
“Essa é realmente a ordem, que isso fique bem claro. A primeira decisão que tivemos que tomar foi se queríamos continuar com Johnny Jansen e agora chegou a fase em que teremos conversas exploratórias com novos treinadores. Há um esboço de perfil que queremos buscar. Não vou falar sobre quais são as características que buscamos. Está claro internamente o que queremos para a próxima temporada e tentaremos marcar o máximo de coisas possíveis em nosso esboço, sabendo que o treinador que você vê como ideal provavelmente não existe. Esse processo está apenas começando” disse Gerry Hamstra.
Johnny Jansen também está procurando algo novo. O treinador espera poder trabalhar em algum clube da Eredivisie na próxima temporada.
“Eu quero continuar na profissão, acho isso fantástico. Estou me divertindo muito com meu elenco e minha comissão técnica. Não vou continuar com isso no PEC Zwolle, mas gostaria de desenvolver isso em outro lugar. Estou aberto a tudo: uma boa aventura fora da Holanda, mas também em algum outro lugar dentro do país” disse Johnny Jansen.