SELEÇÃO HOLANDESA

O que Facundo González poderá contribuir no Feyenoord?

Facundo González

A chegada de Facundo González ao Feyenoord é iminente e trouxemos uma análise detalhada do que o jovem defensor poderá agregar ao elenco de Brian Priske.

Com Facundo González, o Feyenoord quer trazer um talento interessante. O jovem zagueiro da Juventus, que jogou emprestado pela Sampdoria de Andrea Pirlo na temporada passada, tem qualidades claras e também áreas para melhorar.

CONSTRUTOR COMPLETO

Na Holanda, Facundo González chegará no local certo. Porque em nenhum outro país o refinamento técnico da bola pesa mais no julgamento público de um defensor. E nesse aspecto, a Eredivisie pode se tornar uma terra muito boa para Facundo González.

Assista a qualquer partida de Facundo González na Sampdoria e o canhoto uruguaio impressiona como construtor em vários momentos. Na Série B defensivamente rígida, o jogador da Juventus regularmente ousa realizar um passe que encontra um companheiro entre linhas inimigas.

O jovem uruguaio também proporciona regularmente momentos de “uau” como driblador. Por exemplo, Facundo González não foge do eixo movimentado, porque está confiante na sua capacidade de cortar suavemente em espaços pequenos.

O fato de Facundo González impressionar tanto nos passes como nos dribles na segunda divisão italiana se deve muitas vezes ao seu trabalho com os pés. Como convém a um construtor forte, ele quase sempre pega a bola em posição “aberta”. Ao gritar sempre para receber as bolas com os ombros e os olhos para a frente, Facundo González salva muitas escassas frações de segundo. Isso, por sua vez, fornece espaço para respirar e tomar melhores decisões ofensivas com a bola.

Quando Facundo González tem espaço, ele também parece ter um excelente toque nos passes longos. Ele regularmente passa a bola com precisão para os companheiros de equipe em profundidade.

A posição ideal de Facundo González parece ser a de zagueiro pela esquerda em um trio construtivo. Nessa função, o uruguaio também tem regularmente a liberdade de avançar ainda mais na metade do campo inimigo. Algo com o qual ele visivelmente se sente confortável.

Embora Facundo González tenha se mostrado um líder construtivo nas equipes jovens do Valência e durante o período em que esteve emprestado ao Gênoa, é preciso ver em Roterdã até que ponto essas qualidades se traduzem em um futebol em maior ritmo. Mas as condições técnicas para ter um impacto ofensivo estão certamente presentes.

POSICIONALMENTE INTELIGENTE

Defensivamente, Facundo González está menos avançado no seu desenvolvimento do que como construtor. No entanto, ele parece possuir a condição mais importante para um dia se tornar um defensor defensivamente dominante. Em termos de esquadrinhamento do ambiente, o uruguaio está à frente de sua idade.

Se você não é rápido, precisa ser inteligente. Isso parece ter causado a forte visão defensiva de Facundo González. Mesmo quando é testado em profundidade contra contra-ataques, ele permanece bem consciente da situação ao seu redor.

A transição para o Palermo abaixo é ilustrativa a esse respeito. Enquanto seu adversário direto busca profundidade a toda velocidade, Facundo González ainda olha para o lado. Ao ver que um colega defensor está por perto, ele toma uma decisão marcante.

Como Facundo González absorveu todas as informações essenciais em tempo hábil, ele ainda pode transmitir suas habilidades aprofundadas a um companheiro de equipe durante um momento de pressão. Necessário porque no meio-campo o jogador do Palermo com a bola se livrou da marcação. Olhando atentamente ao redeor e pensando rapidamente, Facundo González apaga um incêndio antes que as chamas sejam realmente visíveis. Porque com a rendição oportuna de seu oponente original, ele agora tem as mãos livres para lidar com uma situação mais perigosa.

O que torna o perfil defensivo de Facundo González atraente, apesar de algumas dúvidas óbvias, é que ele conhece a parte mais difícil do seu trabalho. Em termos de visão do jogo e velocidade de reação, o uruguaio parece muito menos jovem do que realmente é. Posicionalmente, ele já é um defensor efeito acima da média.

PONTOS PARA MELHORAR

Facundo González não é um zagueiro de ponta. Ele nunca os excederá em termos de velocidade inicial e máxima. Mas a falha atlética mais flagrante é a sua agilidade. Em termos de jogo com os pés na cobertura individual, Facundo González defende a partir de uma posição corporal relativamente boas. Enquanto os melhores defensores homem-a-homem invariavelmente cobrem as patas dianteiras em uma posição o mais baixa e dinâmica possível, o alto e arrastado Facundo González às vezes parece um pouco rígido nesses momentos.

A postura relativamente elevada e inflexível que Facundo González adota nos momentos de intervenção muitas vezes atrapalha. Por exemplo, na situação abaixo ele é passado por cima da perna de apoio, por não ter agilidade para mudar de direção tão rapidamente quanto seu oponente.

Mas Facundo González não precisa apenas de um treino extra na academia em termos de agilidade e jogo de pés. Para alguém do seu tamanho, há espaço para melhorias em termos de pura força física. Atualmente, o jovem defensor é muitas vezes facilmente empurrado para fora de uma posição ideal, antes de duelos físicos com um centroavante.

Se o Feyenoord conseguir que Facundo González melhore em termos de jogo com os pés, agilidade e força, então a opção de compra relativamente suave do uruguaio de repente se tornará barata demais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *