SELEÇÃO HOLANDESA

O que Facundo Buonanotte pode oferecer ao Feyenoord?

Facundo Buonanotte

O Feyenoord espera contratar Facundo Buonanotte do Brighton & Hove Albion. Confira a análise do canhoto argentino de apenas 19 anos que lembrou Carlos Tévez.

Trainers que trabalhou com Facundo Buonanotte costumava elogiar bastante seu potencial. Este alvo do Feyenoord é o protótipo de um jogador de futebol com os pés macios. Todas as ações deste jovem argentino parecem graciosas. Assim como quase todos os gols de Facundo Buonanotte são de grande beleza. Ele é capaz de cortar movimentos em espaços curtos e tem uma finalização traiçoeira. Nas compilações, Facundo Buonanotte parece a próxima estrela da Argentina.

Além disso, Facundo Buonanotte possui bons números. Afinal, essa é uma condição para o Brighton & Hove Albion contratar jogadores. Os dados desempenham um papel importante no scouting deste clube da Premier League. Facundo Buonanotte é elogiado por seu personagem. Embora seja tecnicamente qualificado, ele não foge do trabalho duro.

No entanto, a mudança de Facundo Buonanotte para o Brighton & Hove Albion não foi um sucesso. Embora ele tenha começado jogando cada vez mais na Premier League após um longo período de adaptação, muitas vezes não são tomadas ações decisivas. Com um possível empréstimo, o Brighton & Hove Albion provavelmente espera um cenário parecido com Yankuba Minteh:um grande talento que se desenvolve jogando muito com a camisa do Feyenoord.

O Feyenoord pretende contratar um jogador por empréstimo com três grandes qualidades e duas áreas claras de melhoria.

Qualidade 1

ACELERAÇÃO COM A BOLA

Com um argentino canhoto que alterna entre jogar como camisa 10 ou como ponta pela direita, a comparação com Lionel Messi é inevitável. O que torna Facundo Buonanotte especial é que esse paralelo foi traçado por um especialista. Carlos Tévez esteve em campo com Lionel Messi como e é o treinador do Rosário Central, clube esteve em que Facundo Buonanotte foi revelado.

“A forma como ele freia e acelera me lembra muito Lionel Messi. Já faz muito tempo que não vejo um jogador que me dê tanto prazer” disse Carlos Tévez.

A maior qualidade de Facundo Buonanotte é a sua capacidade de pivotar rapidamente. Ele tem um centro de gravidade baixo, o que lhe dá a oportunidade de mudar de rumo na velocidade da luz. Facundo Buonanotte também lê atentamente o que os oponentes planejam fazer.

O momento acima contra o Arsenal é típico de Facundo Buonanotte. Depois de uma posição com a esquerda, ele parece voltar atrás. Martin Ødegaard e Jorginho acham que podem tirar a bola do frágil jogador do Brighton & Hove Albion. Porém, Facundo Buonanotte muda de rumo exatamente naquele momento, ao bater entre os dois adversários do Arsenal com a perna esquerda.

Isso é característico do drible de Facundo Buonanotte. Ele não é um jogador de truques. Devido às suas rápidas mudanças de rumo, ótimo controle de bola e bom equilíbrio, ele simplesmente evita os adversários.

Embora Facundo Buonanotte seja rígido na esquerda e prefira jogar com a parte externa do pé em vez de com a direita, ele muitas vezes surpreende os adversários com suas ações. Tal como aconteceu com Arjen Robben, o truque está no timing. Ao acelerar com a bola nos pés quando o adversário está com o pé errado, ele ainda consegue passar.

Se Facundo Buonanotte encontrar em espaços voltados para a meta inimiga, será muito difícil detê-lo. Essa é a principal razão pela qual o Brighton & Hove Albion pagou milhões para o Rosário Central. O treinador da Argentina, também vê potencial em Facundo Buonanotte, tendo em conta o fato de já ter jogado duas vezes na seleção da Argentina. Em março, Lionel Scaloni nomeou o jogador do Brighton & Hove Albion com passaporte italiano como opção para a Copa América. Embora acabe escolhendo Alejandro Garnacho par ao papel de jovem surpresa na frente.

Qualidade 2

COMBINAÇÕES EM CURTOS ESPAÇOS

No Brighton & Hove Albion, Facundo Buonanotte trabalhou com Roberto de Zerbi durante o último ano e meio. Este tático treinador italiano adora a posse de bola. Ele trabalhará com seu aluno em jogos simples. Os efeitos desse trabalho podem ser vistos nas atuações do argentino. Ele não é mais um talento juvenil que tenta fazer um movimento decisivo a cada contato com a bola. Na temporada passada, mais de 85% dos passes de Facundo Buonanotte terminaram com um companheiro de equipe, um percentual alto para um jogador de futebol criativo.

Facundo Buonanotte aprendeu na Premier League a manter a bola com seu time, sob pressão de adversário fisicamente mais fortes. Ele agora sabe que deve ter pensado numa solução antes de ser abordado. Com sua técnica ele consegue levar o jogo em direção ao um companheiro melhor posicionado com um ou dois toques na bola.

Neste jogo combinado em espaços pequenos, não há necessidade de questionar Facundo Buonanotte. Ele não terá problemas nesse sentido na Eredivisie, onde a resistência é muito menor do que está acostumado na Inglaterra.

Qualidade 3

TRABALHO DEFENSIVO

O fato de Facundo Buonanotte também fazer muito trabalho defensivo é uma qualidade menos perceptível que os dois pontos anteriores. Para um jogador na posição dele, ele rouba muitas bolas. Por partida completa, Facundo Buonanotte registrou a mesma quantidade de bolas roubadas que Declan Rice, Moises Caicedo e Edson Álvarez. O frágil técnico também produz excelentes estatísticas defensivas na Argentina.

A agressão na defesa faz parte do comportamento natural de Facundo Buonanotte. Mesmo que tenha perdido uma bola com um drible, normalmente não tem um momento de frustração e imediatamente inicia a busca pela recuperação da posse da bola.

Às vezes, Facundo Buonanotte até se supera no fanatismo sem bola. Na temporada passada, ele recebeu nada menos que sete cartões amarelos. Nesse aspecto, ele atende ao estereótipo do jogador de futebol argentino.

No entanto, Facundo Buonanotte exerce pressão sobre os oponentes. Ao se aproximar do adversário, ele frequentemente verifica os ombros várias vezes, como na situação acima. Com sua combinação de agressividade e visão de jogo na defesa, Facundo Buonanotte se encaixa perfeitamente no papel de futebol de pressão de Brian Priske.

O fato de Brighton & Hove Albion parecer disposto a deixar o Facundo Buonanotte ir temporariamente para o Feyenoord parece ter a ver com suas duas áreas de melhoria.

Ponto de Melhoria 1

MANTENHA A INTENSIDADE

Pergunte a Facundo Buonanotte o motivo pelo qual ele teve problema de adaptação em Brighton & Hove Albion e ele menciona a palavra intensidade.

“A intensidade e a velocidade do jogo são a maior diferença. Tudo se move tão rapidamente aqui. Você não tem tempo para pensar. Assim que você recebe a bola, um adversário já está em cima de você” disse Facundo Buonanotte.

Durante seus primeiros três meses na Inglaterra, Facundo Buonanotte não conseguiu mais do que quatro partidas curtas como reserva de no máximo 17 minutos. Ele diz que teve dificuldades com a vida em outro país. Ainda jovem entra num ambiente com uma linguagem diferente, um clima diferente e um estilo de jogo diferente. Logicamente que tudo isso leva tempo para se adaptar.

“Acho que ele joga com mais energia em uma mentalidade diferente. Ele sente que pode jogar na Premier League há dois ou três meses não vi a mesma atitude e comportamento. Estou muito feliz por ele porque ele é um cara legal, tem o espírito e o caráter certo para jogar na Inglaterra” disse Roberto de Zerbi.

Inicialmente, Facundo Buonanotte luta com a natureza física da Premier League. Com 1,74 metro, ele não tem a constituição que lhe permite proteger facilmente as bolas. Acima de tudo, tem que pensar rápido para poder ficar fora dos duelos. Essa é provavelmente uma das razões pelas quais Facundo Buonanotte é frequentemente colocado na ponta direita do Brighton & Hove Albion. Lá ele muitas vezes consegue um pouco mais de tempo para demonstrar suas habilidades criativas.

Ele não é um ponta. A qualidade dele é jogar por dentro, nas entrelinhas. Essa é a melhor posição para ele” disse Roberto de Zerbi.

No papel, a posição de camisa 10 da direita na formação 3-4-2-1 de Brian Priske é perfeita para Facundo Buonanotte. Onde Calvin Stengs se destaca na pré-temporada, ele recebe a bola na sua melhor posição: por dentro, nas entrelinhas.

Um dos desafios do Feyenoord será deixar Facundo Buonanotte mais apto fisicamente, como tem sido conseguido com muitos jogadores nos últimos anos. Após uma substituição contra o Chelsea em dezembro de 2023, Roberto de Zerbi afirmou que Facundo Buonanotte não pode jogar partidas completas.

“Ele tem que trabalhar duro para melhorar a condição física. Ele precisa de mais tempo para chegar no ponto. Ele precisa de ajuda para isso” disse o então treinador do Brighton & Hove Albion que agora está no Olympique de Marseille.

No entanto, Facundo Buonanotte tem sido muitas vezes colocado de lado logo no começo. Ele jogou uma partida completa duas vezes pelo Brighton & Hove Albion. Em ambos os casos, seu time saiu de campo derrotado.

Quanto mais tempo Facundo Buonanotte fica em campo, suas ações perdem eficácia ofensiva e defensiva.

De repente, ele não se força mais a mudar depois de perder a bola e abaixa a cabeça, como na situação acima contra o AFC Bournemouth.

Facundo Buonanotte também perdeu a bola com mais frequência no segundo tempo. Na situação acima, por exemplo, ele demora para iniciar um drible e é surpreendido por um adversário. Isto é impressionante, porque normalmente as situações de leitura são uma força da pata esquerda. Com o cansaço ele perde essa habilidade, aparece com mais frequência em duelos e não consegue mais se manter na Premier League.

Ponto de Melhoria 2

COLHEITA

No futebol modernos, a falta de intensidade só é perdoada para jogadores com extrema qualidade. Apesar do talento, Facundo Buonanotte não se enquadra nessa categoria. Embora tenha jogado bastante no Brighton & Hove Albion, sua contribuição para o placar foi pouca com quatro gols e duas assistências. Facundo Buonanotte também não foi artilheiro na Argentina, com quatro gols em 24 partidas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *