Alex Kroes trouxe uma visão sobre a situação financeira do Ajax. Ele reconhece que atualmente é difícil fortalecer o elenco. Para garantir a continuidade do clube, a equipe de Amsterdã terá que vender jogadores, anunciou o dirigente através dos canais do clube.
Alex Kroes gostou muito dos primeiros meses como diretor do clube. Ele tem a sensação de que houve uma mudança de atitude em Amsterdã.
“Todos temos que ir à mesma direção. Se todas as pessoas pensam em termos dos seus próprios interesses, então isso não é bom. Esse foi o caso, para ser honesto. Estamos tentando quebrar isso e agora parece muito bom. Há uma vibração muito positiva” disse Alex Kroes.
O Ajax não tem conseguido fazer muito no mercado de transferências. Apenas Bertrand Traoré foi anunciado oficialmente. Alex Kroes explica que isto tem tudo a ver com a situação financeira do Ajax.
“Nós temos metas financeiras e esportivas. Primeiro alguém tem que ser vendido antes que possamos trazer um novo jogador. É um jogo de xadrez” comentou Alex Kroes.
“Um cálculo muito simples: se vendermos por cem milhões, podemos reinvestir por cerca de quarenta milhões. Se olharmos para a estrutura salarial: temos de reduzir os custos salariais em aproximadamente 35%. Se não conseguirmos vender ninguém, não sobreviveremos. Então não é uma tarefa fácil. O Ajax tem que vender jogadores. Isso é essencial para a continuidade do clube” disse Alex Kroes.
“Se estivéssemos na Liga dos Campeões por duas temporadas consecutivas e sua estrutura salarial não é flexível, então o terceiro ano é muito desafiador. O mercado ainda não aqueceu de fato. Não houve muitas mudanças até agora” finalizou Alex Kroes.